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Relações Públicas e Comunicação 2017/2018

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular de Relações Públicas e Comunicação interpela uma necessidade global das empresas e organizações ligadas ao turismo de interagirem com os seus públicos. Pretende-se com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento teórico e prático sólido, que lhes permita, em ambiente profissional ligado ao turismo, serem capazes de: 1. Entender o conceito, a origem, a evolução e o papel das Relações Públicas nas organizações; 2. Identificar a diversidade de públicos com quem interage a organização, assim como interpretar as características das áreas multidisciplinares de relações públicas; 3. Entender os novos desafios da comunicação em Turismo. 4. Desenvolvimento de um projeto de RP.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

1. Sessões de contacto teórico-práticas nas quais predomina a componente expositiva suportada, sempre que conveniente, com a ilustração de casos e exemplos práticos de aplicação, procurando desta forma estimular a intensa participação dos discentes.
2. Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado na bibliografia fornecida

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | O conceito, a origem e evolução da atividade de Relações Públicas
Tema 2| O papel das Relações Públicas nas organizações
Tema 3| Relações Públicas e a diversidade de públicos
Tema 4 | As áreas multidisciplinares de relações públicas
Tema 5 | A comunicação em Turismo
Tema 6 | Projeto de RP (grupo)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Jelen-Sanchez, A. (2017). Engagement in public relations discipline: Themes, theoretical perspectives and methodological approaches. Public Relations Review. Dec2017, Vol. 43 Issue 5, p934-944. 11p. (B-on).
Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: moving from traditional to digital. New Jersey: Wiley
Monteiro, D., Almeida, F., Campos, J. (2014). Comunicação 2.0 - como o poder da web influencia decisões e desafia modelos de negócio. Lisboa: Actual Editora.
Wienclaw, R. A. (2013) Public Relations.Research Starters: Business (Online Edition). B-on, reviewed 2017.
Wilcox, D.L., Cameron, G. T., Reber, B. H. (2015). Public relations: strategies and tactics. Eleventh edition. England: Pearson.

Bibliografia Complementar

Caetano, J., Rasquilha, L. (2009). Gestão da comunicação. Lisboa. Quimera Editores.
Marujo, M. N. (2008). Turismo & Comunicação. Castelo Branco. RVJ Editores, Lda.
Winner, Paul, (1991). Gestão moderna das relações públicas. Trad. de Isabel Mafra. Mem Martins: CETOP.

Textos diversos fornecidos pela docente.

Planificação Semanal

Semana 1 e 2 –Tema 1| O conceito, a origem e evolução da atividade de Relações Públicas
Semana 3 - Tema 2| O papel das Relações Públicas nas organizações
Semana 4 e 5 – Tema 3| Relações Públicas e a diversidade de públicos
Semana 6 a 9 -Tema 4 |As áreas multidisciplinares de relações públicas - 1º momento de avaliação
Semana 10 a 12 - Tema 6 | A comunicação em Turismo
Semana 13 a 17 - Tema 6 | Projeto de RP (grupo)-2º momento de avaliação

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de entender o conceito, a origem, a evolução das relações públicas ao longo dos tempos reflete-se através do desenvolvimento do conceito de relações públicas, da origem e da evolução a nível nacional e internacional; reflete-se também sobre a importância das relações públicas nas organizaçãoes; O objetivo de identificar a diversidade de públicos e a multidisciplinaridade reflete-se através da identificação dos diferentes segmentos de públicos e da interpretação das caractreísticas das áreas multidisciplinares de relações públicas; O objetivo de entender os novos desafioa da comunicação em Turismo reflete-se do estudo das formas tradicionais e digitais de comunicação, aprendendo a selecionar as que melhor se adequam à organização; No objetivo de desenvolvimento de um projeto de Relações Públicas reflete-se a incorporação dos conteúdos apreendidos e vertidos em casos práticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino utilizadas para atingir os objetivos de compreensão da evolução dos conceitos de relações públicas, de conhecimento da sua origem e evolução, da importância nas organizações, da diversidade de públicos e da sua multidisciplinaridade, de entender os novos desafios da comunicação e o desenvolvimento de um projeto de relações públicas, serão a aula expositiva, a exploração da leitura de textos aplicados a cada contexto, análise de estudos de caso e de desenvolvimento de trabalhos de grupo com apresentações.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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