Como chegar
|
Contactos

Relações Públicas e Comunicação 2017/2018

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular de Relações Públicas e Comunicação interpela uma necessidade global das empresas e organizações ligadas ao turismo de interagirem com os seus públicos. Pretende-se com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento teórico e prático sólido, que lhes permita, em ambiente profissional ligado ao turismo, serem capazes de: 1. Entender o conceito, a origem, a evolução e o papel das Relações Públicas nas organizações; 2. Identificar a diversidade de públicos com quem interage a organização, assim como interpretar as características das áreas multidisciplinares de relações públicas; 3. Entender os novos desafios da comunicação em Turismo.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

1. Sessões de contacto teórico-práticas nas quais predomina a componente expositiva suportada, sempre que conveniente, com a ilustração de casos e exemplos práticos de aplicação, procurando desta forma estimular a intensa participação dos discentes.
2. Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado na bibliografia fornecida

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | O conceito, a origem e evolução da atividade de Relações Públicas
Tema 2| O papel das Relações Públicas nas organizações
Tema 3| Relações Públicas e a diversidade de públicos
Tema 4 | As áreas multidisciplinares de relações públicas
Tema 5 | A comunicação em Turismo
Tema 6 | Projeto de RP (grupo)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Caetano, J., Rasquilha, L. (2009). Gestão da comunicação. Lisboa. Quimera Editores.
Marujo, M. N. (2008). Turismo & Comunicação. Castelo Branco. RVJ Editores, Lda.
Wilcox, D. & Cameron, G., (2012). Public relations: strategies and tactics. Publicação: Boston: Allyn & Bacon, cop.
Winner, Paul, (1991). Gestão moderna das relações públicas. Trad. de Isabel Mafra. Mem Martins: CETOP.

Bibliografia Complementar

Textos diversos fornecidos pela docente.

Planificação Semanal

Semana 1 e 2 –Tema 1| O conceito, a origem e evolução da atividade de Relações Públicas
Semana 3 - Tema 2| O papel das Relações Públicas nas organizações
Semana 4 e 5 – Tema 3| Relações Públicas e a diversidade de públicos
Semana 6 a 9 -Tema 4 |As áreas multidisciplinares de relações públicas
Semana 10 a 12 - Tema 6 | A comunicação em Turismo
Semana 13 a 17 - Tema 6 | Projeto de RP (grupo)

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos, sendo desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos conteúdos, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto. Fazendo uma ligação estreita com exemplos e casos práticos de aplicação, a UC explorará os principais conceitos teóricos, os processos metodológicos e as técnicas de análise fundamentais da UC, aplicada ao turismo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Atendendo que os objetivos propostos equilibram as teorias fundamentais das Relações Públicas associadas ao turismo e a aplicação prática dos conteúdos no domínio dos conceitos, a metodologia adotada cumpre esses fins. Transversal a todo o momento de ensino é a abordagem de investigação, patente no projeto de grupo a construir ao longo do percurso letivo, que se entende venha a constituir competência fundamental do futuro licenciado em turismo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.