Como chegar
|
Contactos

Estatística Aplicada ao Turismo 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos:
1. Compreender o papel da estatística na realização de estudos sobre turismo
2. Entender os conceitos e os indicadores utilizados em estatística aplicada ao turismo
3. Capacitar os alunos para a pesquisa de dados estatísticos para elaboração de estudos
4. Utilizar o software SPSS – Statistical Package for Social Sciences para a análise estatística em projetos de investigação em turismo

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com exercícios práticos, com recurso a pesquisas em bases de dados e a software específico de análise estatística.
Elaboração de exercícios com base em projetos de investigação em curso na Licenciatura em Turismo, para demonstração da aplicabilidade da matéria lecionada e da relevância da pesquisa em turismo.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | Principais indicadores e fontes de informação estatística para o turismo
1.1. Conceitos essenciais: população, amostra, estatística descritiva, estatística inferencial, variáveis, escalas, mediação, representações de frequências, medidas descritivas, correlações e regressões
1.2. Indicadores estatísticos utilizados em estudos de turismo
1.3. Fontes de informação estatística em turismo
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.1. Trabalho com conjunto de dados
2.2. Variação e distribuição de dados
2.3. Relações significativas entre variáveis
2.4. Resumo, descrição e apresentação de dados

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cabanes, A. M., Monteros, A. H., Martínez, A. M. 82011). Introducción a la Estadística para Turismo. Ediciones Academicas, Madrid
Costa, S. (2015). Estatística Aplicada ao Turismo. Editora Aleph, São Paulo, Brasil
Landou, S., Everitt, B. (2004). A Handbool of Statistical Analyses using SPSS. Chapman & Hall/CRC, United States of America
www.ine.pt

https://rnt.turismodeportugal.pt/RNAAT/ConsultaRegisto.aspx?FiltroVisivel=True

http://www.pordata.pt/

Bibliografia Complementar

Outra bibliografia que, eventualmente, se considerar ser relevante

Planificação Semanal

Semana 1
Tema 1 | Principais indicadores e fontes de informação estatística para o turismo
1.1. Conceitos essenciais: população, amostra, estatística descritiva, estatística inferencial, variáveis, escalas, mediação, representações de frequências, medidas descritivas, correlações e regressões
1.2. Indicadores estatísticos utilizados em estudos de turismo
Semana 2
Tema 1 | Principais indicadores e fontes de informação estatística para o turismo
1.3. Fontes de informação estatística em turismo
Semana 3
Tema 1 | Principais indicadores e fontes de informação estatística para o turismo
1.3. Fontes de informação estatística em turismo
Semana 4
Realização de relatório sobre fontes de informação estatística em turismo
Semana 5
Mini-teste
Semana 6
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.1. Trabalho com conjunto de dados
Início da realização de trabalho de grupo
Semana 7
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.1. Trabalho com conjunto de dados
Trabalho de grupo
Semana 8
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.2. Variação e distribuição de dados
Trabalho de grupo
Semana 9
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.2. Variação e distribuição de dados
Trabalho de grupo – entrega preliminar dos dados recolhidos
Semana 10
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.3. Relações significativas entre variáveis
Trabalho de grupo
Semana 11
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.3. Relações significativas entre variáveis
Trabalho de grupo
Semana 12
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.4. Resumo, descrição e apresentação de dados
Trabalho de grupo
Semana 13
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.4. Resumo, descrição e apresentação de dados
Trabalho de grupo
Semana 14
Tema 2 | Utilização do Software SPSS
2.4. Resumo, descrição e apresentação de dados
Trabalho de grupo
Semana 15
Apresentação dos trabalhos finais

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O tema 1 relaciona-se com os objetivos 1, 2 e 3, sendo pretendido que os alunos reconheçam a importância dos estudos estatísticos nas análises em turismo. Com o tema 2 é pretendido que os alunos contactem com um software de análise estatística para elaboração de análises relacionadas com o turismo e lazer, estando este tema relacionado com o objetivo 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais utilizados em estatística aplicada ao turismo. A utilização de um software estatístico permitirá consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esses conhecimentos num caso de estudo concreto.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.