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Teoria das Relações Internacionais 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão com sucesso desta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Definir as RI como uma ciência autónoma;
2. Identificar o objeto, o método e a evolução disciplinar das RI;
3. Definir conceitos centrais das RI;
4. Caraterizar as várias teorias e meta-teorias em RI;
5. Descrever o pensamento dos principais teóricos das RI;
6. Analisar e interpretar fenómenos internacionais à luz dos enquadramentos teóricos da disciplina.

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum.

Método de Ensino

Na Unidade Curricular de Teoria das Relações Internacionais, será privilegiado o método expositivo da matéria teórica prevista no programa. Este método tem como objetivo fornecer os conhecimentos e as ferramentas necessárias à aplicação de outros a implementar, tal como o debate com os alunos, estudos de caso, learning by doing e a análise de documentos e textos fundamentais.

Conteúdos Programáticos

1. A ciência das Relações Internacionais
1.1. As ciências sociais e a autonomia disciplinar
1.2. A génese e evolução das RI
1.3. O objeto e os métodos

2. Ontologia e conceitos em Relações Internacionais
2.1. Agentes e análise decisional
2.2. Estruturas e análise sistémica
2.3. Comunidade, sistema, sociedade, regime e cenário internacional
2.4. Cratologia – o poder nas RI
2.5. Processos de interação: conflito, coexistência e cooperação
2.6. Ética

3. As teorias e os debates inter-paradigmáticos
3.1. Realismo
3.2. Liberalismo
3.3. Escola Inglesa
3.4. Marxismo e Teoria Crítica
3.5. Construtivismo
3.6. Abordagens alternativas: Feminismo, Pós-estruturalismo, Pós-colonialismo e Teoria Verde.

4. Estudos de caso: análise de fenómenos internacionais contemporâneos através do enquadramento epistemológico e ontológico das RI

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baylis, J.; Smith, S.; Owens, P. (eds) (2016) The Globalization of World Politics. 7th edition. Oxford: Oxford University Press. ISBN: 9780198739852

Dunne, T.; Kurki, M.; Smith, S. (eds) (2013) International Relations Theories. 3rd edition. Oxford: Oxford University Press. ISBN: 9780199696017

Marques dos Santos, V. (2007) Introdução à Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. ISBN: 9728726864

Bibliografia Complementar

Braillard, P.; Djalili, M. (2007) Les Relations Internationales. Paris: Presses Universitaires de France, 8e edition. ISBN: 9782130559184

Burchill, S.; Linklater, A.; Devetak, R.; Donnelly, J.; Paterson, M.; Reus-Smit, C.; True, J. (2005) Theories of International Relations. New York: Palgrave Macmillan, 3rd edition. ISBN: 781403948663.

Castro, T. (2012) Teoria das Relações Internacionais. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão. ISBN: 9788576313755

Cravinho, J. (2002) Visões do Mundo. As Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. ISBN: 9789726710936

Griffiths, M. (2001) Fifty Key Thinkers in International Relations. London and New York: Routledge. ISBN: 0415162289

Nogueira, João; Messari, Nizar. (2005) Teoria das Relações Internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier Editora. ISBN 8535216871

Waltz, K. (2012) Teoria das Relações Internacionais, Lisboa: Gradiva. ISBN: 9789726628385


Revistas científicas vá

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da UC: métodos de ensino, objetivos, conteúdos e avaliação.
1. A ciência das Relações Internacionais
1.1. As ciências sociais e a autonomia disciplinar
1.2. A génese e evolução das RI

Semana 2
1.3. O objeto e os métodos

Semana 3
2. Ontologia e conceitos em Relações Internacionais
2.1. Agentes e análise decisional
2.2. Estruturas e análise sistémica

Semana 4
2.3. Comunidade, sistema, sociedade, regime e cenário internacional
2.4. Cratologia – o poder nas RI

Semana 5
2.5. Processos de interação: conflito, coexistência e cooperação
2.6. Ética

Semana 6
3. As teorias e os debates inter-paradigmáticos
3.1. Realismo

Semana 7
3.2. Liberalismo

Semana 8
3.3. Escola Inglesa

Semana 9
3.4. Marxismo e Teoria Crítica

Semana 10
3.5. Construtivismo

Semana 11
3.6. Abordagens alternativas: Feminismo, Pós-estruturalismo, Pós-colonialismo e Teoria Verde.

Semana 12
Conclusão do tema da semana anterior.

Semana 13
4. Estudos de caso: análise de fenómenos internacionais contemporâneos através do enquadramento epistemológico e ontológico das RI

Semana 14
Conclusão do tema da semana anterior.

Semana 15
Esclarecimento de dúvidas.
Teste de avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC de Teoria das Relações Internacionais foram desenhados de forma a contribuir para o cumprimento dos objetivos previamente definidos. Nesse sentido, os objetivos 1 e 2 são concretizados através da lecionação do tema 1 do programa; o objetivo 3 cumpre-se com o tópico 2 e os objetivos 4 e 5 são alcançados através da apresentação da temática 3. Finalmente, o tópico 4 pretende cumprir o objetivo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo será utilizado para apresentação da matéria teórica abrangida por todos os objetivos previstos (1 a 4).
A implementação do debate permitirá o cumprimento do objetivo 3; os métodos dos estudos de caso e do learning by doing serão aplicado ao objetivo 6. Os objetivos 4 e 5 serão alcançados através da discussão e da análise dos textos fundamentais para estas temáticas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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