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Teoria das Relações Internacionais 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão com sucesso desta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Definir as RI como uma ciência autónoma;
2. Identificar o objeto, o método e a evolução disciplinar das RI;
3. Definir conceitos centrais das RI;
4. Caraterizar as várias teorias e meta-teorias em RI;
5. Descrever o pensamento dos principais teóricos das RI;
6. Analisar e interpretar fenómenos internacionais à luz dos enquadramentos teóricos da disciplina.

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum.

Método de Ensino

Na Unidade Curricular de Teoria das Relações Internacionais, será privilegiado o método expositivo da matéria teórica prevista no programa. Este método tem como objetivo fornecer os conhecimentos e as ferramentas necessárias à aplicação de outros a implementar, tal como o debate com os alunos, estudos de caso, learning by doing e a análise de documentos e textos fundamentais. Pontualmente, poderão ainda ser realizadas atividades de consolidação das aprendizagens como quizzes (usando o Kahoot) ou mindmapping.

Conteúdos Programáticos

1. A ciência das Relações Internacionais
1.1. As ciências sociais e a autonomia disciplinar
1.2. A génese e evolução das RI
1.3. O objeto e os métodos

2. Ontologia e conceitos em Relações Internacionais
2.1. Agentes e análise decisional
2.2. Estruturas e análise sistémica
2.3. Comunidade, sistema, sociedade, regime e cenário internacional

3. As teorias e os debates inter-paradigmáticos
3.1. Realismo
3.2. Liberalismo
3.3. Escola Inglesa
3.4. Marxismo e Teoria Crítica
3.5. Construtivismo
3.6. Abordagens alternativas: Feminismo, Pós-estruturalismo, Pós-colonialismo e Teoria Verde.

4. Estudos de caso: análise de fenómenos internacionais contemporâneos através do enquadramento epistemológico e ontológico das RI

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baylis, J.; Smith, S.; Owens, P. (eds) (2016) The Globalization of World Politics. 7th edition. Oxford: Oxford University Press. ISBN: 9780198739852

Dunne, T.; Kurki, M.; Smith, S. (eds) (2013) International Relations Theories. 3rd edition. Oxford: Oxford University Press. ISBN: 9780199696017

Marques dos Santos, V. (2007) Introdução à Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. ISBN: 9728726864

Bibliografia Complementar

Braillard, P.; Djalili, M. (2007) Les Relations Internationales. Paris: Presses Universitaires de France, 8e edition. ISBN: 9782130559184

Burchill, S.; Linklater, A.; Devetak, R.; Donnelly, J.; Paterson, M.; Reus-Smit, C.; True, J. (2005) Theories of International Relations. New York: Palgrave Macmillan, 3rd edition. ISBN: 781403948663.

Castro, T. (2012) Teoria das Relações Internacionais. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão. ISBN: 9788576313755

Cravinho, J. (2002) Visões do Mundo. As Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. ISBN: 9789726710936

Griffiths, M. (2001) Fifty Key Thinkers in International Relations. London and New York: Routledge. ISBN: 0415162289

Nogueira, João; Messari, Nizar. (2005) Teoria das Relações Internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier Editora. ISBN 8535216871

Waltz, K. (2012) Teoria das Relações Internacionais, Lisboa: Gradiva. ISBN: 9789726628385


Revistas científicas vá

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da UC: métodos de ensino, objetivos, conteúdos e avaliação.
1. A ciência das Relações Internacionais
1.1. As ciências sociais e a autonomia disciplinar
1.2. A génese e evolução das RI

Semana 2
1.3. O objeto e os métodos

Semana 3
2. Ontologia e conceitos em Relações Internacionais
2.1. Agentes e análise decisional
2.2. Estruturas e análise sistémica

Semana 4
2.3. Comunidade, sistema, sociedade, regime e cenário internacional

Semana 5
3. As teorias e os debates inter-paradigmáticos
3.1. Realismo

Semana 6
3.2. Liberalismo

Semana 7
3.3. Escola Inglesa

Semana 8
3.4. Marxismo e Teoria Crítica

Semana 9
3.5. Construtivismo

Semana 10
3.6. Abordagens alternativas: Feminismo, Pós-estruturalismo, Pós-colonialismo e Teoria Verde.

Semana 11
Conclusão do tema da semana anterior.

Semana 12
4. Estudos de caso: análise de fenómenos internacionais contemporâneos através do enquadramento epistemológico e ontológico das RI

Semana 13
Conclusão do tema da semana anterior.

Semana 14
Esclarecimento de dúvidas.
Revisões através de quizz (Kahoot) e mindmapping.

Semana 15
Teste de avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC de Teoria das Relações Internacionais foram desenhados de forma a contribuir para o cumprimento dos objetivos previamente definidos. Nesse sentido, os objetivos 1 e 2 são concretizados através da lecionação do tema 1 do programa; o objetivo 3 cumpre-se com o tópico 2 e os objetivos 4 e 5 são alcançados através da apresentação da temática 3. Finalmente, o tópico 4 pretende cumprir o objetivo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo será utilizado para apresentação da matéria teórica abrangida por todos os objetivos previstos (1 a 4).
A implementação do debate permitirá o cumprimento do objetivo 3; os métodos dos estudos de caso e do learning by doing serão aplicado ao objetivo 6. Os objetivos 4 e 5 serão alcançados através da discussão e da análise dos textos fundamentais para estas temáticas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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