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Economia Europeia 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Uma vez concluída a unidade curricular, o aluno deverá estar apto a:
- Conhecer a evolução da economia mundial após a 2ª Guerra Mundial, num contexto de liberalização do comércio e integração económica regional;
- Conhecer as etapas mais relevantes do processo de integração europeia;
- Analisar e discutir as principais políticas comunitárias, assim como os desafios futuros com que se depara a União Europeia;
- Compreender o desempenho da economia portuguesa, num contexto de crescente integração económica europeia.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas
O método de ensino contempla uma componente expositiva, suportada por um conjunto de slides de apoio à apresentação dos conteúdos programáticos, que condensam os tópicos fundamentais de cada matéria lecionada e onde se requer a participação dos estudantes na discussão de questões atuais, e a apresentação oral pelos alunos de um trabalho de investigação relativo a uma política comunitária ou a aspetos mais específicos do aprofundamento da construção europeia.

Conteúdos Programáticos

1. Economia Mundial, Multilateralismo e Regionalismo
2. Integração Económica Europeia
3. Políticas Comunitárias e Desafios Correntes da União Europeia
4. Portugal e a integração europeia

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baldwin, R.E. e C. Wyplosz (2015), The Economics of European Integration, 5th edition, Maidenhead, McGraw-Hill.
Marques, Alfredo (2011), Economia da União Europeia, Almedina.

Bibliografia Complementar

Elementos complementares de estudo serão referidos ao longo das aulas.

Planificação Semanal

A definir

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular são estruturados em conformidade com os objetivos definidos, havendo uma relação direta entre uns e outros. Desta forma, pretende-se assegurar aos alunos um conjunto sólido de conhecimentos sobre a evolução, a situação e os desafios futuros do processo de integração económica que tem envolvido um número crescente de países no continente Europeu, cuja relevância decorre do impacto que daí advém sobre a economia portuguesa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A conjugação entre a exposição teórica da matéria e a utilização de metodologias ativas como a discussão de questões controversas e atuais ou a realização de um trabalho de investigação e pesquisa, a ser apresentado e discutido em contexto de aula, permite aos alunos articular um conjunto de conhecimentos mais genéricos com a sua aplicação prática. Estas metodologias de ensino visam estimular o envolvimento dos estudantes nas sessões, ao mesmo tempo que fomentar a sua capacidade de análise, pensamento crítico e argumentação sobre o processo de integração europeia.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
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