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Economia Regional e Urbana 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No fim da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

- Compreender as dificuldades a nível político e económico de delimitação do espaço urbano e de formação de regiões administrativas.

- Compreender os fenómenos económicos subjacentes à escolha da localização das atividades dos agentes económicos e da formação de centros urbanos.

- Justificar a existência de divergências ao nível do desenvolvimento das regiões.

- Incorporar elementos de espaço e distância a problemas de carácter económico.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia

Método de Ensino

Aula expositiva, complementada com a resolução de exercícios práticos, quando possível.

A participação dos alunos será uma componente-chave no método de aprendizagem, devido ao elevado número de diferentes perspectivas teóricas apresentadas na Unidade Curricular. Os alunos serão convidados a adequar estes modelos teóricos à realidade, sendo essa sua capacidade uma componente da avaliação.

Metodologia de sala de aula invertida - Através da plataforma Kahoot.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. O espaço e a teoria económica
1.2. O espaço de análise
2. Os antecedentes teóricos da Economia Regional e Urbana: A teoria da localização
2.1. O modelo de von Thünen
2.2. O modelo de Weber
2.3. Interdependência de localização e áreas de mercado
3. A cidade e o sistema de centros urbanos
3.1. O conceito de cidade
3.2. Traços gerais do processo de urbanização
3.3. Os factores determinantes da formação de aglomerados urbanos
3.4. A teoria dos lugares centrais e o conceito de hierarquia urbana
4. Renda Fundiária e uso do solo urbano
4.1. O conceito de renda fundiária e de preço do solo
4.2. O modelo básico de equilíbrio de localização da família
4.3. A localização intra-urbana das actividades económicas
5. Análise das disparidades regionais: O caso Português.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Costa, J. S., Nijkamp P., Dentinho, T.P. (eds.). “Compêndio de Economia Regional”, Principia, 2009.

Costa, J.S., Nijkamp, P. (eds.). “Compêndio de Economia Regional – Volume I: Teoria, Temáticas e Políticas”, Principia, 2011.

Costa, J.S., Dentinho, T.P., Nijkamp, P. (eds.). “Compêndio de Economia Regional – Volume II: Métodos e Técnicas de Análise Regional, Principia, 2012.

McCann, P., “Modern Urban and Regional Economics”, Oxford University Press, 2013.

Outros materiais disponibilizados no moodle.

Bibliografia Complementar

Baleiras, R. N., “Casos de desenvolvimento regional”, Principia, 2011.

Brakman, S., H. Garretsen, C. van Marrewijk, “The new introduction to geographical Economics”, Cambridge University Press, 2009.

Capello, R., “Regional Economics”, Routledge, 2007.

O’Sullivan, A., “Urban Economics”, Irwin, 2007.

Planificação Semanal

1
Apresentação
1. Introdução
2
1. Introdução
3
1. Introdução
4
1. Introdução
5
Primeiro Teste da avaliação Contínua
Revisão e correcção do Primeiro Teste.
6
2. Os antecedentes teóricos da Economia Regional e Urbana: A teoria da localização
7
2. Os antecedentes teóricos da Economia Regional e Urbana: A teoria da localização
8
2. Os antecedentes teóricos da Economia Regional e Urbana: A teoria da localização
9
3. A cidade e o sistema de centros urbanos
10
3. A cidade e o sistema de centros urbanos
11
4. Renda Fundiária e uso do solo urbano
12
4. Renda Fundiária e uso do solo urbano
13
Revisões da matéria e clarificação de dúvidas
Segundo teste da avaliação contínua
14
5. Análise das Disparidades Regionais – O Caso Português
15
5. Análise das Disparidades Regionais – O Caso Português

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão adaptados aos objetivos, sendo aqueles desenvolvidos de acordo com a evolução pretendida da aprendizagem com a apresentação dos conceitos introdutórios da economia regional e da economia urbana, complementados com exercícios práticos e questões da atualidade quando possível.

Com o capítulo 1 dos conteúdos programáticos, o aluno deverá ser capaz de compreender as dificuldades de delimitação do espaço urbano e regiões administrativas.

Com os capítulos 2, 4 e 5, o aluno deverá ser capaz de justificar a escolha de localização das atividades dos agentes económicos e subsequente formação de centros urbanos.

O capítulo 3 permite compreender e justificar a existência de divergências ao nível do desenvolvimento das regiões.

Todos os conteúdos programáticos convidam o aluno a repensar a ciência económica aprendida até então na licenciatura à luz da consideração do espaço e da distância.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia de ensino está preocupada com a exposição teórica e prática dos temas propostos, permitindo aos estudantes a compreensão dos conteúdos programáticos e a prossecução dos objetivos.

O enfoque do método de ensino na participação dos alunos permite ao docente aferir se os objectivos da unidade curricular estão ser gradualmente atingidos ao longo de cada aula e do semestre lectivo.

Com o Kahoot a ser aplicado no fim de cada capítulo, os alunos terão a oportunidade de rever os conteúdos e de justificar as suas escolhas de resposta perante a turma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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