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Tecnologias e Comunicação Educacional 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Refletir sobre o papel das novas tecnologias da informação e a comunicação no contexto da educação social.
- Oferecer uma visão geral da utilização das TIC nos diferentes contextos da educação social.
- Desenvolver um trabalho da utilização das TIC na acção formativa no marco da educação social
- Promover o debate sobre os jogos educativos e a gamification no contexto da Educação

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

Método, Recursos, Avaliação
O curso desenvolverá um conjunto de atividades teórico-práticas orientadas para refletir e descobrir a
importância e impacto dos recursos tecnológicos e a comunicação na educação social.
Apresentação teórica do marco concetual e trabalhos individuais e de grupo.
Utilização de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação social.
AVALIAÇÃO
A avaliação será mediante recensão crítica de um artigo e um trabalho de projeto, integrando conteúdo da UC
previamente acertado com a professora e a utilização de uma ferramenta multimédia em trabalho de grupo, aplicado a um área da educação social.

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Nativos e Imigrantes Digitais: novos modelos de conhecimento e aprendizagem
2. As tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto atual-
3. A Web2.0: participação e interacção educativa
4. O uso da tecnologia no contexto da Educação formal, não formal e informal
5. Introdução aos Serious Games e a "gamificação"

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Carvalho, A., Cruz, S., Marques, C., Moura, A., Santos, I., Zagalo, N.(Org.)(2016) Atas do 3º Encontro de Jogos e Mobile learning. Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.
Carvalho, A. A. (Org.). (2008). Manual de Ferramentas web 2.0 . Ministério de Educação/DGIDC:
Selenova.
Castells, M. (2001). A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste
Gulbenkian. Lisboa.
Dias, P., Osório, A. J. (2008). Ambientes educativos emergentes. Universidade do Minho- Centro de
Competência da Universidade do Minho. Candeias Artes Gráficas.
Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Giddens, A. (20055). O mundo na era da Globalização. Lisboa: Presença.
Gillani, Bijan B. (2003). Learning Theories and the design of e-learning enviroments, University Press of
America, Inc. : USA.
Leung, L. (2008). Etnicidad virtual. Barcelona: Gedisa.
Lobato Miranda, G. (Org.) (2009). Ensino On-line e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Reló

Bibliografia Complementar

Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. (2ª ed.). Lisboa: Instituto Piaget.
Kaplún, M. (1998). Una pedagogia de la communicación. Madrid: Ediciones de la Torre.
Negri, P. S. (2008). Comunicação Didática: A intencionalidade pedagógica como estratégia de ensino.
Londrina: Labted.
Reinard, J. C. (2008). Introduction to Communication Research (4ª ed.). New York: McGraw-Hill.
Sousa, R. P. et al. (orgs). (2011). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB
Guimarães, D. (2015). App Kahoot: aprendizagem e competição. In A. A. Carvalho (org.) Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Ministério da Educação. Direção Geral da Educação. pp.203-225.

Planificação Semanal

Docente Diana de Vallescar
7 Nov.- 17H-20H Tema 1
9 Nov. - 16H-19h Tema 2
14 Nov.-17H-20H Tema 3
21 NOV. 14H-17H Tema 3
23 Nov. 14-17H (OT)
28 NOV. 14H-16H Tema 4
5 Dez 17H.19H Tema 4

Docente Sandra Fernandes
05 Dez. 14h-17h - Tema 3
07 Dez. 16h-19h - Tema 3
14 Dez. 16h-19h - Tema 4 e 5
19 Dez. 14h-17h - Tema 4 e 5
20 Dez. 14h-17h - Tema 4 e 5
20 Dez. 17h-19h - (OT)
09 Jan. 14h-17h - Tema 4 e 5

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos propostos em termos de aquisição de conhecimentos e competências visam adquirir conhecimentos básicos da UC e promover a reflexão crítica sobre a evolução e novas aprendizagens na educação a partir da incorporação das TIC.
A coêrencia entre os objetivos e os conteúdos está assegurada em termos pedagógicos, disciplinares, contextuais e interdisciplinares, tendo sempre presente a realidade dos destinatários.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino centram-se em estratégias que procuram responder aos objetivos da Unidade
Curricular. As sessões privilegiarão as metodologias activas e serão sempre de carácter teórico-prático,
promovendo o intercâmbio e a participação. Serão utilizadas as técnicas audiovisuais e trabalho de grupo.
Adotar-se-á a metodologia de trabalho pessoal e de trabalho de grupo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade negocial  
Competência em língua estrangeiraSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
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