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Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1.Conhecer e compreender os conceitos básicos da metodologia de desenho de projetos
2.Desenvolver competências no tratamento da informação para o desenho, implementação de projetos
3.Identificar e descrever as etapas sequenciais da planificação e implementação de projetos
4.Definir critérios e aplicar técnicas para a avaliação de um projeto social.
5.Integrar e sistematizar o conhecimento da UC através do desenho de uma iniciativa de projeto, em grupo.
6.Desenvolver atitudes de iniciativa, envolvimento, colaboração, pesquisa, troca e responsabilização recíprocas no trabalho de grupo.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

A metodologia a adoptar será baseada numa abordagem simplificada aos aspectos teóricos, com abordagens expositivas, suportada por um conjunto de estudos de caso e exemplos reais.
As sessões privilegiarão as metodologias activas e serão sempre de carácter teórico-prático, promovendo o intercâmbio, participação, discussão e apresentação de trabalhos, em grupo. Serão utilizadas técnicas audiovisuais e dinâmicas de grupos.
Construção de um projeto em grupo.

Conteúdos Programáticos

Introdução – conceitos básicos
1.Formulação dos projetos sociais e a importância do diagnóstico
2.Modelos de planeamento do projeto
3.Elementos básicos para a estruturação de projetos
4.Desenho e Planeamento de um projeto – Etapas
5.Dimensão operativa de um projeto: destinatários, resultados previstos, tipo de intervenção.
6.Implementação e execução: processo, ações, atividades, calendarização, diagramas.
7.Acompanhamento, monitorização e avaliação
8.Requisitos para a apresentação de um projeto – resultados
Conclusões

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ander-Egg, E., Idañez Aguilar, M. J. (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar Projectos Sociais e Culturais, Lisboa: CPIHTS.
Bacca Urbina, R. (20065). Evaluación del Proyectos. México: Mc. Graw Hill.
Blanco, A., Marín, J. R. (2007). Intervención Psicosocial, Madrid: Pearson Educación.
Capul, M. (2005). Da educação à intervenção social. Porto: Porto Editora.
Fiorenza, A., Nardone, G. (20082). La intervención estratégica en los contextos educativos. Comunicación y “problem-solving” para los problemas escolares, Barcelona: Herder.
Guerra, I. (2007). ¿Fundamentos e processos de uma sociologia de acção: o planeamento em ciências sociais. Cascais: Principia.
Herrero, G. y Navarro, J. (2002). Diseño y evaluación de Proyetos sociales. Zaragoza: Certeza.
Ibáñez, J. (2000) Perspectivas en investigación social: el diseño de las tres perspectivas, en García Ferrando, M. Ibáñez.

Bibliografia Complementar

Barbier, J.-M. (1993). Elaboração de projectos de acção e planificação. Porto: Porto Editora.
Barros, C. (1994). Gestão de projectos. Lisboa: Sílabo.
Lewis, J. P. (1999). Manual prático da gestão de projectos. Mem Martins: Cetop.
Nokes, S.et al. (2007). La Guía Definitiva de la Gestión de Proyetos. Madrid: Prentice Hall.
Baptista, M. (2000). Planejamento Social intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras.
Barbier, J. M. (1993). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto: Porto Editora.

Planificação Semanal

Início/Starting classes
12-17.09.2016
Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos
Sem 1 Apresentação da disciplina e a sua importância, modelo de trabalho, integração de grupos, escolha de temas de trabalho.
Sem 2-3 Conceitos básicos
Sem 3-4 Planeamento da análise de necessidades
Sem 5 Trabalho – Análise de necessidades
Sem 6 Planificação / Fases de um projeto
Sem 7 Planificação / Fases do trabalho de projeto
Sem 8 Visualização de um filme sobre projecto social
Sem 9. Mini-teste
Sem 10 Modelo de apresentação de trabalho de projeto
Sem 11 Monitorização, Acompanhamento/ Avaliação de projectos sociais
Sem 12 Apresentação de projetos
Sem 13 Apresentação de projetos
Sem 14 Avaliação geral da UC

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos relacionados com os projetos como desafio para a definição de estratégias educativas, culturais e de animação; A Educação Social e os seus contextos; e a construção e implementação de projetos nas instituições socioeducativas; A presentação dos vários projetos e os seus atores, assim como as abordagens ao concepto de projeto e ciclo de vida de um projeto, a introdução de técnicas apropriadas, juntamente com a apresentação (e orientação) das linhas gerais para a preparação de um projeto ajudarão a compreender a natureza, processo, estrutura coerente de um projeto baseado nas necessidades educativas e socioculturais.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia a adoptar será baseada numa abordagem simplificada aos aspectos teóricos, com abordagens expositivas, suportada por um conjunto de estudos de caso e exemplos reais permitirá: Explicitar a importância da gestão e desenvolvimento de projetos de âmbito educativo, cultural e de animação para a área social; Estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas e culturais; Compreender os conceitos de projeto educativo, projeto cultural e projeto de animação; Saber identificar as oportunidades exploráveis num contexto de Projecto; Reconhecer a necessidade de adoptar as técnicas mais adequadas para planear um Projecto; Conhecer as metodologias e ferramentas para construção, planeamento e gestão de projetos; Avaliar o projeto e apresentar propostas para melhoria
A construção de um projeto auxiliará, na prática, o conhecimentos das metodologias e ferramentas para construção, planeamento e gestão de projetos e permitirá avaliar o projeto e apresentar propostas para melhori

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
LiderançaSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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