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Pedagogia Social 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Analisar a relevância social e humana de uma educação para todos ao longo de toda a vida.
- Perceber a especificidade do trabalho educativo em contexto social.
- Conhecer e ser capaz de analisar o universo conceptual e metodológico da educação social

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

Método Expositivo

Método de aprendizagem por projeto (trabalho em equipa, construção de respostas sociais e educativas para contextos reais, em articulação com outras UC´s)

Método interrogativo: os alunos são estimulados a procurar o conhecimento, através da discussão e debates dos temas com o docente e com os outros discentes. Através dessa partilha de experiências e opiniões entre todos na sala de aula, desenvolvem-se os conteúdos de forma gradual.

Método ativo: o docente é um facilitador da aprendizagem, uma vez que a sua única função é provocar a atividade dos participantes, em grupo ou individual e fomentando a sua autonomia de aprendizagem.
o docente orienta, não emitindo juízos de valor e estimula sim a tomada de consciência dos alunos, permitindo que os mesmos iniciem uma opinião própria e fundamentada da sua experiência através do trabalho e da discussão em grupo ou com o próprio docente.

Conteúdos Programáticos

Apresentação da Professora e Introdução general da UC

1. Pedagogia Social:
- Contextualização histórica da Pedagogia Social em Portugal
- A Pedagogia Social nas Ciências da Educação
- O objeto de estudo
- Pressupostos: epistemológicos, antropológicos e axiológicos
- Teoria e enquadramento conceptual da Pedagogia Social
- Metodologias

Orientação geral de trabalhos
2. A Educação Social como praxis da Pedagogia Social
- Definição e objetivos
- Ensinar e aprender em Educação Social
- Classificação dos âmbitos da Educação Social

3. O programa de intervenção socioeducativa
- Fases: Planificação da intervenção, Programa, Intervenção, Avaliação
- Modelos de avaliação

4. Perfil e competências do Educador Social
- Uma identidad em construção
- Funções
- Perspetivas profissionais

5 Elaboração de projectos finais.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Azevedo, Sílvia (2011).“Técnicos Superiores de Educação Social – Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional”. Fronteira do CAOS EDITORES. Porto
Carvalho, Adalberto Dias de; Baptista, Isabel (2004), Educação Social, Fundamentos e estratégias, Porto, Porto Editora.
Caput, Maurice ; LEMAY, Michel. 2005. Da Educação à Intervenção Social (1º e 2º Volume). Porto Editora.
Caride, José António. 2005. Las Fronteras de la Pedagogia Social.Gedisa. Barcelona.
Petrus, A. (Org.) 1997. Pedagogia Social. Barcelona. Ariel Educacion.
Quintana, J. M.1984. Pedagogia Social. Madrid. Dikynson
Banks, Sarah e Nohr, Kirsten (Org.). 2003. Teaching Practical Ethics for the Social Professions. FESET.
Rouzel, J. 1997. Le travail d’éducateur spécialisé. Paris. Dunod
Serrano, Glória Pérez (2003). Pedagogia Social, Educación Social, Construcción científica e intervención práctica, Madrid, Narcea, S. A. De Edicion

Bibliografia Complementar

http://www.eduso.net/
http://www.aedeq.org/
http://www.aeessp.org.br/
http://www.anep.it/
http://www.apeg.lu/
EESP – l’Ecole d’études sociales et pédagogique, Switzerland – http://www.eesp.ch/
EESTS, Ecole Européenne Supérieure en Travail Social – http://www.eests.org/
EFSHAR, Association for the Development of Social Education in Israel – http://www.efshar.org.il/content/efshar-association
European House – http://www.europeanhouse.org/
Fachhochschule Nordwestschewiz – http://www.fhnw.ch/
http://aieji.net/
http://ceesg.org/
http://www.aptses.pt
http://www.feset.org/
http://www.socialstudies.org/publications/socialeducation
L’Ecole Protestante d’Altitude – http://www.ec

Planificação Semanal

2 Sessões por Semana
1º Semana – Introdução geral
2º,3º,4º,5ª Semana - Enquadramento conceptual da Pedagogia Social. A Pedagogia Social como saber científico. Eixos estruturantes de uma nova profissionalidade. Exposição oral e recurso documentos e powerpoint.
6º,7º,8º Semana – Orientação geral para a realização de trabalhos finais. Pertinência e relevância da educação social, através da análise do capítulo do livro indicado na bibliografia - Azevedo,S.- Introdução às teorias da Pedagogia Social e Educação Social.
9º 10º,11º Semana-. O programa de intervenção socioeducativa. Frequência.
12º ,13º Semana- Perfil do Educador Social
14º Apresentação de trabalhos finais, discussão e aplicações ao contexto social.
15ª Avaliação geral da UC

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos foram elaborados a partir da construção dos objectivos considerados fundamentais para esta unidade curricular, pelo que cada um está desdobrado e desenvolvido por um ou mais conteúdos curriculares. Tratando-se de uma unidade curricular representativa do domínio cientifico do 1º Ciclo de estudos em Educação Social, afigura-se relevante proporcionar aos alunos um contato mais aprofundado com as definições, conceptualizações e abordagens base da área cientifica da Pedagogia Social e do campo profissional da Educação Social.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Utilizar plataformas tecnológicas existentes, que permitem uma melhor interatividade dos agentes que a ela se aliam, promover tutoriais, sebentas e sugestões de leitura. Desenvolver projeto individual, de grupo, investigação e estudo autónomo com os alunos. Recurso às metodologias ativas, tendo como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com a sua aprendizagem. As metodologias ativas surgem como com o objetivo de incentivar o processo de ensinar e apender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade negocialSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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