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Turismo Natureza 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
1. Compreender a importância das áreas naturais para o turismo
2. Identificar as especificidades do turismo de natureza
3. Avaliar o perfil do turista de natureza
4. Conhecer as características da procura nestas áreas
5. Identificar as potencialidades do turismo de natureza em Portugal
6. Reconhecer a importância da leitura de mapas para a atividade turística
7. Reconhecer a importância dos Sistemas de Informação Geográfica no turismo
8. Saber utilizar os Sistemas de Informação Geográfica na construção de cartografia turística

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, através de debates, análise de estudos de caso, “role-playing”, brainstorming, etc.
Aplicação prática através de realização de projeto utilizando Sistemas de Informação Geográfica.
Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | As áreas naturais como espaços de recreio e lazer
1.1. A importância das áreas naturais
1.2. Classificação das áreas naturais
1.3. O desenvolvimento do turismo nas áreas naturais (conceitos e objetivos do turismo de natureza)
1.4. Perfil do turista de natureza
1.5. O turismo de natureza como motor de desenvolvimento local
1.6. O Turismo de Natureza em Portugal
O turismo de Natureza no PENT
Potencialidades das regiões de Portugal para o Turismo de Natureza
O turismo de Natureza inclusivo
Tema 2| Os Sistemas de Informação geográfica no Turismo de Natureza
2.1. Noções de localização e orientação
2.2. Os Sistemas de Informação Geográfica no Turismo
2.3. Construção de cartografia turística

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Chen, J., Prebensen, N. (2017). Nature Tourism. Routledge. 1st edition. ISBN: 978-1-138-96173-9 (hbk) / 978-1-315-65964-0 (ebk)
Kastenholz, E. (2014). “Novas dinâmicas turísticas em espaços rurais e de natureza”, in C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.) Produtos e Competitividade do Turismo na Lusofonia (Vol. II). Escolar Editora.
Martins, F., Albuquerque, H. (2013). Turismo de Base Natural: um instrumento de apoio à Conservação das Áreas Húmidas? Revista Turismo & Desenvolvimento. 20 (número especial), 81-90, http://www.ua.pt/degei/rtd/indice20
Holden, A. (2016). Environment and Tourism, Routledge, 3rd edition, ISBN: 978-1-138-78576-2

Bibliografia Complementar

Gossling, S., Hall, C. Michael, Soctt, D. (2015). Tourism and Water. Channel View Publications. ISBN-13: 978-1-84541-498-6 (pbk)
Kastenholz, E.; Eusébio, C.; Figueiredo, E.; Carneiro, M.J. & Lima, J. (2014) Desafios para a cocriação de experiências turísticas rurais sustentáveis, in Kastenholz, E.; Eusébio, C.; Figueiredo, E.; Carneiro, M.J. & Lima, J. (Coord.) Reinventar o turismo rural em Portugal – cocriação de experiências turísticas sustentáveis, pp.125-142. UA Editora. ISBN: 978-972-789-395-9. http://ria.ua.pt/handle/10773/11848
Kastenholz, E.; Carneiro; M. J.; Marques, C. & Lima, J. (2012) "Understanding and managing the rural tourism experience – the case of a historical village in Portugal", Tourism Management Perspectives, 4, 207–214.
Outra bibliografia que, eventualmente, se considerar ser relevante

Planificação Semanal

Semana 1:
Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação).
Tema 1 | As áreas naturais como espaços de recreio e lazer
1.1. A importância das áreas naturais
Semana 2:
Tema 1 | As áreas naturais como espaços de recreio e lazer
1.2. Classificação das áreas naturais
Pesquisa sobre as áreas naturais
Semana 3:
Tema 1 | As áreas naturais como espaços de recreio e lazer
1.3. O desenvolvimento do turismo nas áreas naturais (conceitos e objetivos do turismo de natureza)
1.4. Perfil do turista de natureza
Semana 4:
Tema 1 | As áreas naturais como espaços de recreio e lazer
1.4. Perfil do turista de natureza
1.5. O turismo de natureza como motor de desenvolvimento local
Construção de cartografia turística
Semana 5:
Tema 1 | As áreas naturais como espaços de recreio e lazer
1.6. O Turismo de Natureza em Portugal
O turismo de Natureza no PENT
Potencialidades das regiões de Portugal para o Turismo de Natureza
O turismo de Natureza inclusivo
Construção de cartografia turística
Semana 6:
Visita de estudo - Serralves
Semana 7
Teste escrito
Tema 2| Cartografia em Turismo
Os Sistemas de Informação Geográfica no Turismo
Construção de cartografia turística
Semana 8:
Tema 2| Cartografia em Turismo
Construção de cartografia turística
Acompanhamento dos trabalhos
Semana 9:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 10:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 11:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 12:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 13:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 14:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 15:
Apresentação dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O tema 1 pretende que os alunos atinjam os primeiros cinco objetivos propostos (relacionados com a caracterização, reconhecimento das especificidades e das oportunidades associadas turismo de natureza). O tema 2 está relacionado com os objetivos 6, 7 e 8 e aborda as questões de leitura e construção de cartografia turística.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais relacionados com o Turismo de Natureza. As atividades de pesquisa e análise de documentos, bem como a realização de trabalho de grupo, permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esse conhecimento a casos concretos. Por fim, a realização de visitas de estudo e/ou a realização de palestras com oradores convidados permitirá aos alunos tomar conhecimento de realidades próximas, potenciando o processo de ensino-aprendizagem da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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