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Sociologia de Turismo e Comportamento do Consumidor 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
1. Conhecer os conceitos de sociologia do turismo, experiência turística e comportamento do consumidor em turismo
2. Conhecer os diferentes tipos de interações sociais que podem ocorrer durante a experiência turística
3. Compreender os efeitos socioculturais (positivos e negativos) que o turismo pode ter sobre os turistas e as comunidades locais
4. Entender o contexto e a história do comportamento do consumidor em turismo
5. Perceber o processo de tomada de decisão e compra em turismo
6. Distinguir as tipologias de comportamento do consumidor em turismo
7. Reconhecer os atributos dos mercados emergentes em turismo
8. Compreender os conceitos de qualidade e satisfação do cliente em turismo.
9. Averiguar a importância das metodologias de investigação sociológic

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, tais como “Think Pair Share”, Sala de aula invertida, “role-playing”, brainstorming, etc.
Atividades de pesquisa e análise de documentos para desenvolvimento de tarefas propostas, nomeadamente a realização de um projeto em grupo, que será acompanhado pelo docente.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | Sociologia do Turismo
1.1. Conceitos em Sociologia do Turismo
1.2. O Turismo como fenómeno social
1.3. Impactes socioculturais do turismo
1.4. A experiência turística como fenómeno social.
Tema 2 | Comportamento do consumidor em turismo
2.1. Conceitos e Modelos em comportamento do consumidor em turismo
2.2. O processo de tomada de decisão e compra em turismo
2.3. Tipologias de comportamento do consumidor em turismo
2.4. Os mercados emergentes e a mudança da procura turística
Tema 3| Qualidade e satisfação do cliente em turismo
3.1. A qualidade da experiência turística
3.2. Métodos de avaliação da satisfação do cliente em turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cohen, E. and Cohen, S.A. (2012). Current sociological theories and issues in tourism. Annals of Tourism Research, 39(4), 2177-2202. DOI: 10.1016/j.annals.2012.07.009

Minnaert, L., Maitland, R., Miller, G. (2011) What is social tourism?, Current Issues in Tourism, 14:5, 403-415, DOI: 10.1080/13683500.2011.568051

Minnaert, L. Maitland, R. & Miller, G. (2009) Tourism and Social Policy. The value of Social Tourism, Annals of Tourism Research, Vol.36, No.2, pp. 316-334

Swarbrooke & Horner, (2007). Consumer behaviour in tourism. Second Edition. Routledge, London and New
York.
Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D., Wanhill, S.,(2007). Turismo princípios e práticas, terceira edição, Bookman, pp76-105.

Tribe, J. (1995). The economics of leisure and tourism: environments, markets and impacts. London: Butterworth-Heinemann

Bibliografia Complementar

Mills, J. & Law, R. (2004). Handbook of consumer behavior, tourism and the Internet. The Haworth hospitality press.
Reisingeer, Y., Turner, L. (2004). Cross cultural Behaviour in Tourism: concepts and analysis, pp. 34-72, Elsevier
Outra bibliografia que, eventualmente, se considerar ser relevante

Planificação Semanal

Semana 1:
Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação).
Semana 2:
Tema 1: Sociologia do Turismo (1.1. Conceitos em Sociologia do Turismo)
Método Think Pair Share para aprendizagem dos conceitos de sociologia do turismo e experiência turística)
Semana 3:
Tema 1: Sociologia do Turismo (1.2. O Turismo como fenómeno social; 1.3. Impactes socioculturais do turismo;)
Semana 4:
Tema 1: Sociologia do Turismo (1.4. A experiência turística como fenómeno social.)
Análise de estudos de caso.
Semana 5:
Realização de relatório sobre a temática 1 (grupo).
Semana 6:
Acompanhamento de trabalhos de grupo. Análise de reclamações sobre locais turísticos.
Semana 7:
Tema 2: Comportamento do consumidor em turismo (2.1. Conceitos e Modelos em comportamento do consumidor em turismo)
Realização de Kahoot.
Semana 8:
Tema 2: Comportamento do consumidor em turismo (2.2. O processo de tomada de decisão e compra em turismo – elementos motivadores e elementos determinantes)
Acompanhamento trabalho de grupo.
Semana 9:
Tema 2: Comportamento do consumidor em turismo (2.3. Tipologias de comportamento do consumidor em turismo)
Análise de comentários de utilizadores de sites turísticos. Relatório escrito sobre a análise.
Semana 10:
Tema 2: Comportamento do consumidor em turismo (2.4. Os mercados emergentes e a mudança da procura turística)
Acompanhamento trabalho de grupo.
Semana 11:
Tema 3: Qualidade e satisfação do cliente em turismo (3.1. A qualidade da experiência turística – normas de qualidade em turismo).
Realização de Posters sobre Qualidade em Turismo (Gallery walk)
Semana 12:
Tema 3: Qualidade e satisfação do cliente em turismo (3.2. Métodos de avaliação da satisfação do cliente em turismo).
Acompanhamento trabalho de grupo.
Semana 13:
Acompanhamento trabalho de grupo.
Semana 14:
Acompanhamento trabalho de grupo.
Semana 15:
Entrega, apresentação e discussão dos trabalhos práticos.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O tema 1 pretende que os alunos atinjam os primeiros três objetivos propostos (relacionados com as interações sociais e as experiências dos turistas nas comunidades recetoras). O tema 2 permitirá ao aluno atingir os objetivos 4, 5, 6 e 7, que estão definidos tendo em conta a problemática do comportamento do consumidor em turismo. O tema 3 relaciona-se com o objetivo 8 que pretende demonstrar a importância de compreender os conceitos de qualidade e satisfação do cliente em turismo.
O último objetivo permitirá que os alunos compreendam e articulem conteúdos programáticos relacionados com metodologias de investigação e os apliquem ao estudo da sociologia e do comportamento do consumidor em turismo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo com a utilização de metodologias inovadoras permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais da sociologia e do comportamento do consumidor em turismo expressos nos diversos objetivos da UC. As atividades de pesquisa e análise de documentos, bem como a realização de trabalho de grupo, permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esse conhecimento a casos concretos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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