Ética e Educação 2017/2018
- 5 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Contínua
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
Promover a capacidade reflexiva sobre conceitos e problemáticas fundamentais da Educação Social enquanto parte integrante da área do trabalho social.
Reconhecer a dimensão ética da actividade educativa enquanto intervenção intencional no projecto antropológico.
Pré-Requisitos Recomendados
n.a.
Método de Ensino
As aulas Teórico-Práticas combinam uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos alunos, com apoio de materiais adequados.
Promove-se a problematização dos conteúdos programáticos recorrendo a atividades investigacionais em contexto de sala de aula.
A Orientação Tutorial privilegia a orientação do trabalho de pesquisa dos estudantes.
Conteúdos Programáticos
1. Objetivos, método e estatuto da ética no contexto de uma reflexão sobre educação no âmbito de trabalho social.
2. Ética, Moral e Deontologia.
3. Ética Profissional.Consciência ética do agir: ética kantiana; ética utilitarista; ética da virtude.
3.1.Valores configuradores de uma ética profissional; análise crítica do Código Deontológico do Educador Social
3.2 O Educador Social como decisor e profissional reflexivo – dilemas éticos.
4. O papel das utopias na conceção de projetos antropológicos.
5. Diversidade, identidade, pluralidade e alteridade como dimensões da pessoa humana.
6. Fundamentos e limites das declarações dos direitos humanos: dialética da liberdade, da responsabilidade, da tolerância e da solidariedade.
7. Apresentação e defesa dos trabalhos de investigação.
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
Arendt, H. (1991) . Condition de l´Homme Moderne. Paris: Calmann-Lévy.
Augé, M. (1994). Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Aubier.
Banks, Sarah. (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Editora, Lda.
Baptista, I. (1998). Ética e Educação. Porto: Universidade Portucalense.
Ricoeur, P. (1991). O si-Mesmo como Um Outro. Campinas: Papirus Editora.
(1994). Éthique et Responsabilité. Neuchâtel: Ed. de la Baconnière.
A indicar no moodle da U.C.
Bibliografia Complementar
Carvalho, A. (1992). A Educação como Projecto Antropológico. Porto: Afrontamento.
(1994). Utopia e Educação. Porto: Porto Editora.
(2001). A Contemporaneidade como Utopia. Porto: Afrontamento.
Imbert, F. (1987). La question de l´Ethique dans le Champ Éducatif. Les Éditions Matrice.
Levinas, E. (1988). L´Autre, Utopie et Justice. Paris: Autrement. Série Mutations, 102.
Lévy-Strauss, Cl. (1973). Anthropologie structurale deux. Paris: Plon.
Lorenz, K., Popper, K. (1995). L´Avenir est Ouvert. Paris: Flammarion.
Patrício, M. (1993). A escola cultural. Lisboa: Texto Editora.
Resweber, J. P. (1990). Le questionnement Éthique. Paris: Cariscript
Planificação Semanal
Semanas 1, 2:
1 Objectivos, método e estatuto da ética no contexto de uma reflexão sobre educação em contexto de trabalho social.
Semanas 3, 4:
Ética, Moral e Deontologia. Componente prática - reflexão,debate, pesquisa web, trabalhos de grupo.
Semanas 5, 6:
Ética Profissional.Consciência ética do agir: ética kantiana; ética utilitarista; ética da virtude.Valores configuradores de uma ética profissional; análise crítica do Código Deontológico do Educador Social;Componente prática - reflexão,debate, pesquisa web, trabalhos de grupo.
Semanas 7, 8:
O Educador Social como decisor e profissional reflexivo – equação de dilemas éticos, com o objetivo de aferir a aquisição de competências por parte dos alunos de educação social.
Semanas 9, 10:
O papel das utopias na conceção de projetos antropológicos.Este tema pretende alertar os alunos para a importância da Utopia como fonte de inspiração do projeto antropológico, incluindo uma vertente prática em contexto de sala de aula.
Semana 11:Diversidade, identidade, pluralidade e alteridade como dimensões da pessoa humana.
Semanas 12, 13:Fundamentos e limites das declarações dos direitos humanos: dialética da liberdade, da responsabilidade, da tolerância e da solidariedade.
Semanas 14, 15 Apresentação e defesa dos trabalhos de investigação.
Coerência do programa para com os objetivos
O programa foi estruturado de forma a proporcionar ao futuro técnico superior de Educação Social os conhecimentos e competências inerentes a uma postura educacional ética e em consonância com os objetivos do ciclo de estudos.
Desde o esclarecimento sobre os objetivos, método e estatuto da ética no contexto de uma reflexão sobre educação integrada em trabalho social, passando pelo estudo e compreensão das diferenças fundamentais entre Ética, Moral e Deontologia, explorando e investigando essas temáticas, nomeadamente pela reflexão cuidada e problematizante do Código Deontológico do Educador Social, passando também pela resolução de problemas ao equacionar situações dilemáticas do ponto de vista ético, culminando na apresentação e defesa de trabalhos de investigação autónoma (após práticas investigacionais de grupo ao longo de todo o período de lecionação)
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
As metodologias de ensino adequam-se aos objetivos da Unidade Curricular, pois pretende-se que o aluno adquira competências éticas, as quais são fundamentais quando se trata de uma ação educacional relacionada com projetos antropológico como é o caso da do Educador Social. Assim, os conhecimentos que adquirem pela análise reflexiva e investigacional dos conteúdos programáticos, aliados a uma permanente atitude praxeológica, mesmo recorrendo a ensaios hipotéticos, como é o caso dos dilemas éticos,contribuem para a formação objetivamente pretendida na Unidade Curricular. A aplicação prática dos conhecimentos, atestando as competências adquiridas observam-se logo no 1º ano do curso, do qual faz parte esta Unidade Curricular, no decorrer do estágio curricular desenvolvido em diversas instituições com relação protocolar com a UPT.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | Sim |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade crítica e de avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de adaptação a novas situações | Sim | Sim |
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de decisão | Sim | Sim |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Competência em informática e uso de novas tecnologias | ||
Comportamento ético e responsável | Sim | Sim |
Comunicação oral e escrita | Sim | Sim |
Conhecimento de outras culturas e costumes | Sim | Sim |
Gestão da informação e da aprendizagem | ||
Preocupação com a qualidade | Sim | Sim |
Relacionamento interpessoal | Sim | Sim |
Resolução de problemas | Sim | Sim |
Saber organizar, planear e gerir | ||
Trabalho em equipa | Sim | Sim |
Valorização da diversidade e da multiculturalidade | Sim | Sim |