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Estágio 1 2017/2018

Objetivos

Objetivos específicos - Estágio I
São objetivos específicos do Estágio I em Educação Social capacitar o estudante para:
a) Proceder a uma observação contextualizada segundo uma grelha de leitura pluridisciplinar;
b) Selecionar e aplicar procedimentos metodológicos adequados e fidedignos para recolha de dados no terreno:
c) Gerir o acesso a diferentes fontes de informação documental, interpretando-a de forma correta e adequada;
d) Integrar a dimensão descritiva e diagnóstica das situações com a dimensão operativa da intervenção, colaborando na planificação, implementação e gestão de atividades de natureza formativa e/ou de intervenção socioeducativa;
e) Colaborar na implementação de formas de avaliação processual das atividades e projetos prosseguidos, tomando por referenciação critérios de eficácia e adequação aos fins em vista

Pré-Requisitos Recomendados

Demonstração de um comportamento ético e responsável

Método de Ensino

Método essencialmente praxeológico de aplicação de conhecimentos adquiridos no contexto do ciclo de estudos em geral, com o acompanhamento do orientador cooperante no que concerne especificamente ao público-alvo do estágio desenvolvido.

Funções do orientador cooperante de Estágio:

- Responsável direto pela orientação prática dos estagiários em contexto formativo; deve facilitar o processo de integração do estagiário no contexto da área da educação social, ajudando a familiarizar-se com os diferentes públicos e a integrar as dinâmicas internas da Instituição;

Conteúdos Programáticos

Os estudantes são orientados de forma a alcançar os seguintes desideratos:
a) Proceder a uma caracterização socioinstitucional do centro de acolhimento, aprofundando o conhecimento do funcionamento organizacional;
b) Elaborar uma síntese sobre os vários documentos e estudos relativos ao perfil e necessidades da população que a instituição serve e/ou da comunidade de implantação;
c) Cooperar de forma ativa na planificação, gestão e avaliação das atividades desenvolvidas na e pela instituição cooperante, demonstrando capacidade de integração dos conhecimentos com procedimentos operativos de intervenção;
d) Propor atividades heurísticas de apoio à intervenção e elaborar um pré projeto de
pesquisa a desenvolver no Estágio II.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A aconselhar em conformidade com o público-alvo.

Bibliografia Complementar

A aconselhar em conformidade com o público-alvo.

Planificação Semanal

Planificação de acordo com o local de estágio

Coerência do programa para com os objetivos

O programa desenvolve-se de acordo com os objetivos do ciclo de estudos e com as competências a desenvolver nos alunos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método de ensino essencialmente de aplicação prática de conhecimentos é coerente com os objetivos da U.C. distribuição das horas de contacto por semestre

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSim 
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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