Como chegar
|
Contactos

Geografia do Turismo 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
1. Conhecer os conceitos associados à geografia do turismo
2. Entender a diversidade de espaços geográficos e a sua influência no desenvolvimento de atividades turísticas
3. Compreender a evolução dos padrões espaciais do turismo no mundo e em Portugal
4. Reconhecer a importância da leitura de mapas para a atividade turística
5. Reconhecer a importância dos Sistemas de Informação Geográfica no turismo
6. Saber utilizar os Sistemas de Informação Geográfica na construção de cartografia turística
7. Reconhecer o papel do Planeamento e Gestão Territorial no desenvolvimento do turismo

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, através de debates, análise de estudos de caso, “role-playing”, brainstorming, etc.
Aplicação prática através de realização de projeto utilizando Sistemas de Informação Geográfica.
Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | Conceitos em Geografia do Turismo
O conceito de espaço geográfico.
A diversidade de espaços geográficos
A diversidade de espaços turísticos
A evolução dos padrões espaciais do turismo no mundo e em Portugal

Tema 2| Cartografia em Turismo
Noções de localização e orientação
Os Sistemas de Informação Geográfica no Turismo
Construção de cartografia turística

Tema 3| Planeamento e Gestão Territorial
As organizações em Planeamento e Gestão do Território
Os Planos de Ordenamento do Território
O Planeamento e a gestão dos espaços turísticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Williams, S., Lew, A. (2015). Tourism Geography: Critical Understandings of Place, Space and Experience, Routledge, 3rd edition, ISBN: 978-0-415-85444-3
Hall, C. M. (2014). The Geography of Tourism and Recreation: Environment, Place and Space, Routledge, 4th edition ISBN: 978-0-415-83399-8
Supak, S.K. et al., 2014. An Open Source Web-Mapping System for Tourism Planning and Marketing. Journal of Travel & Tourism Marketing, 31(7), pp.835–853. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10548408.2014.890153
Albuquerque, H., Martins, F., Raposo, R., Cardoso, L., Pereira, P., Dias, P. (2016). Construction of a web-based geographical information system – the case of “Ria de Aveiro” region, Anatolia, 27:1, 71-81, Routledge, http://dx.doi.org/10.1080/13032917.2015.1083210

Bibliografia Complementar

Jovanovic, V. & Njeguš, A., 2008. The application of gis and its components in tourism. Yugoslav Journal of Operations Research, 18(2), pp.261–272. Available at: http://www.doiserbia.nb.rs/img/doi/0354-0243/2008/0354-02430802261J.pdf
Bahaire, T. & Elliott-White, M., 1999. The Application of Geographical Information Systems (GIS) in Sustainable Tourism Planning: A Review. Journal of Sustainable Tourism, 7(2), pp.159–174. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/09669589908667333
Farsari, Y. & Prastacos, P., 2004. GIS Applications in the Planning and Management of Tourism. In A. Lew, Alan; Hall, C. Michael; Williams, ed. A Companion to Tourism. Blackweel Publishing, pp. 596 – 607.
Mcadam, D., 1999. The Value and Scope of Geographical Information Systems in Tourism Management.Journal of Sustainable Tourism, 7(1), pp.77–92. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09669589908667327

Planificação Semanal

Semana 1:
Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação).
Semana 2:
Tema 1 | Conceitos em Geografia do Turismo
O Conceito de espaço geográfico
A diversidade de espaços geográficos
Semana 3:
Tema 2| Cartografia em Turismo
Noções de localização e orientação
Saída de campo
Semana 4:
Tema 1 | Conceitos em Geografia do Turismo
A diversidade de espaços turísticos
A evolução dos padrões espaciais do turismo no mundo e em Portugal
Semana 5:
Tema 2| Cartografia em Turismo
Os Sistemas de Informação Geográfica no Turismo
Construção de cartografia turística
Semana 6:
Realização de relatório sobre a temática 1
Saída de campo
Semana 7:
Tema 3| Planeamento e Gestão Territorial
Organizações de Planeamento e Gestão do Território
Os Planos de Ordenamento do Território
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 8:
Tema 3| Planeamento e Gestão Territorial
O Planeamento e a gestão dos espaços turísticos
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 9:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Saída de campo
Semana 10:
Mini-teste escrito
Semana 11:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 12:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 13:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 14:
Acompanhamento dos trabalhos - Construção de cartografia turística
Semana 15:
Apresentação dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O tema 1 relaciona-se com os objetivos 1, 2 e 3, sendo pretendido que os alunos reconheçam a importância da Geografia para o desenvolvimento do turismo. O tema 2 está relacionado com os objetivos 4, 5 e 6 e aborda as questões de leitura e construção de cartografia turística. O tema 3 relaciona-se com o objetivo 7, permitindo que os alunos reconheçam a importância de compreender a organização territorial e a sua gestão estratégica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais relacionados com a Geografia e o turismo. A utilização de um Sistema de Informação Geográfica e a construção de cartografia turística permitirá consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esses conhecimentos num caso de estudo concreto.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.