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Educação, Ética e Humanismo 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Em consonância com os objetivos do ciclo de estudos, apontam-se os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Abordar conceitos e questões fundamentais da ética, a partir de uma reflexão analítica sobre perspetivas fundadoras da filosofia moral
2. Equacionar novos desafios éticos no contexto das mudanças axiológicas da pós-modernidade
3. Redimensionar algumas problemáticas éticas no âmbito de uma abordagem pluridisciplinar
4. Articular Ética Geral e Ética Aplicada como introdução à deontologia profissional
5. Analisar os princípios éticos que configuram a deontologia da intervenção social e educativa
6. Questionar opções de intervenção na prática profissional, através do estudo de casos

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Os métodos de ensino incluem: aulas de natureza expositiva, discussão de textos, elaboração e apresentação de trabalhos individuais e de grupo.

Conteúdos Programáticos

1. A matriz filosófica do debate ético
2. Urgência e dificuldades de um novo paradigma ético: do debate filosófico à pluridisciplinaridade das abordagens..
3.Os paradoxos do individualismo contemporâneo e os conflitos éticos de uma sociedade em acelerado processo de mudança
4. Perspetivas fundadoras de uma ética da responsabilidade e a questão social
5. Ética e deontologia profissional
5.1. Princípios e pressupostos do Código Deontológico.
5.3 Ética aplicada e Deontologia: análise de boas práticas e discussão de dilemas éticos na prática profissional

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Banks, Sarah. (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Editora, Lda.
Beckert, C., Pires, M.J. , Fernandes, S. & Antunes, T. ( 2012 ). Ética. Teoria e Prática. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Bilbney, N. (2012) Ética. Barcelona: Editorial Planeta/Ariel

Camps, V. (1996). Paradoxos do individualismo. Lisboa : Relógio de Água.

Levinas, I. (2008). Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70.

Sartre, P. (1978). O existencialismo é um humanismo. Lisboa: Presença

Bibliografia Complementar

Albuquerque, A (2012). Dimensão ética na decisão em contexto de trabalho social. In Arthur Moreira da Silva Neto e Jader da Silva Alves (org.) Decisão: Percursos e Contextos. 1. ed. Porto: JSAMED, Medicina e Formação, Lda., v. 1, p. 249-255.

Formosinho, M. (2013): Crise na educação : dilemas e desafios. In Formosinho, M , Boavida, J, & Damião, H. (org). ( 2013 ). Educação : Problemáticas e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Murard, N. (2000 ). La morale de la question sociale. Paris : La Dispute.
Slote, M. (2007). The Ethics of Care and Empathy. London: Routledge.

Planificação Semanal

1ª semana:
1. A matriz filosófica do debate ético
2. Urgência e dificuldades de um novo paradigma ético: do debate filosófico à pluridisciplinaridade das abordagens..
3.Os paradoxos do individualismo contemporâneo e os conflitos éticos de uma sociedade em acelerado processo de mudança
2ª semana:
4. Perspetivas fundadoras de uma ética da responsabilidade e a questão social
5. Ética e deontologia profissional
5.1. Princípios e pressupostos do Código Deontológico.
3ª semana:
5.3 Ética aplicada e Deontologia: análise de boas práticas e discussão de dilemas éticos na prática profissional.

Coerência do programa para com os objetivos

No enquadramento dos objetivos postulados para a Unidade Curricular, os Mestrandos deverão ser detentores de competências que lhes permitam: - conhecer de forma abrangente alguns marcos conceptuais que delimitam o debate teórico em torno das questões éticas ; - desenvolver argumentos éticos com rigor conceptual e sensibilidade casuística; - analisar dilemas éticos no campo da intervenção social; - planear formas de intervenção socioeducativa que se rejam por princípios de ordem ético-humanitária, em situações complexas da prática profissional.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas Teórico-Práticas combinam uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos alunos, com apoio de materiais adequados. Promove-se a problematização dos conteúdos programáticos recorrendo a atividades de recensão crítica,visionamento de material fílmico, análise de materiais educativos, elaboração de trabalhos de grupo. A Orientação Tutorial privilegia a orientação do trabalho de pesquisa dos estudantes.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
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