Como chegar
|
Contactos

Psicologia das Emoções 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Definir emoções e diferenciar os diferentes tipos de emoções.
Conhecer e caracterizar as principais teorias das emoções.
Identificar as principais estruturas cerebrais das emoções e mediadores químicos.
Conhecer as ferramentas de avaliação psicofisiológica das emoções.
Identificar as diferenças individuais e sociais na expressão das emoções.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem

Método de Ensino

A unidade curricular será leccionada em aulas de carácter teórico-prático em que serão adoptadas técnicas expositivas e participativas.
Avaliação contínua, através de 2 mini-testes e um trabalho de grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Natureza e classificação das emoções:
1.1 - Emoções primárias e emoções secundárias
1.2 - Função das emoções
1.3 - Emoções e Sentimento
1.4 – Desenvolvimento emocional
1.5 – Aquisições afetivas decorrentes do desenvolvimento emocional
1.6 – Do desenvolvimento à noção de locus controlo
2. Teorias das emoções:
2.1 - Teoria primitiva
2.2 - Teoria fenomenológica
2.3 - Teoria comportamental
2.4 - Teoria fisiológica
2.5 - Teoria desenvolvimental
2.6 - Teoria social
3. Bases biológicas das emoções:
3.1 - Centros emocionais do tronco cerebral
3.2 - Centros emocionais límbicos
3.3 - Centros emocionais neocorticais
3.4 - mediadores químicos das emoções
4. Estudos e avaliação psicofisiológica das emoções:
4.1 – Electroencefalograma
4.2 – Electromiograma
4.3 – Actividade eléctrica da pele
4.4 – Electrocardiograma
5. Emoções e cultura:
5.1 - Construção social das emoções.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Belzung, C. (2007). Biologia das emoções. Lisboa: Instituto Piaget
Oatley, K. & Jenkins, J. M. (2006). Understanding emotions. Oxford: Blackwell
Shiotta, M., & Kalat, J. (2012). Emotion (2nd Ed.). California: Wadsworth.
Strongman, K. T. (2004). A psicologia da emoção (2ª ed.). Lisboa: Climepsi

Bibliografia Complementar

Comer, R., & Gould, E. (2011). Psychology around us. Jefferson City: John Wiley & Sons
Damásio, A. (2011). O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Lisboa: Temas e Debates.
Kalat, J. (2009). Biological Psychology. California: Wadsworth.
Kalat, J. (2011). Introduction to Psychology (9th Ed.). California: Wadsworth
Lewis, M. & Haviland-Jones, J. M. (2000). Handbook of Emotions. NY: Guilford

Planificação Semanal

1 – Apresentação dos conteúdos programáticos, metodologias de avaliação e bibliografia recomendada. Distribuição dos temas do trabalho de avaliação e organização dos grupos de trabalho.

2 - Natureza e classificação das emoções: Emoções primárias e emoções secundárias; Função das emoções; Emoções e Sentimento. Visualização de vídeos acerca da emoções e reflexão acerca dos mesmos.

3 - Desenvolvimento emocional; Aquisições afetivas decorrentes do desenvolvimento emocional. Exercícios de aplicação de conhecimentos.

4 – Do desenvolvimento à noção de locus controlo. Exercícios de aplicação de conhecimentos.

5 - Teorias das emoções: Teoria primitiva; Teoria fenomenológica; Teoria comportamental;

6 – Mini-teste 1. Teorias das emoções: Teoria fisiológica; Teoria desenvolvimental; Teoria social.

7 - Entrega do trabalho de grupo (trabalho escrito). Bases biológicas das emoções: Centros emocionais do tronco cerebral; Centros emocionais límbicos. Apresentação de trabalhos.

8 – Bases biológicas das emoções: Centros emocionais neocorticais; mediadores químicos das emoções. apresentações de trabalhos.

9 - Estudos e avaliação psicofisiológica das emoções: Electroencefalograma; Electromiograma; Apresentações de trabalhos.

10 – Estudos e avaliação psicofisiológica das emoções: Actividade eléctrica da pele; Electrocardiograma. Apresentações de trabalhos.

11 – Emoções e cultura: Construção social das emoções. Apresentações de trabalhos.

12 – Exercícios de aplicação de conhecimentos. Apresentações de trabalhos.

13 - Revisões da matéria leccionada. Apresentações de trabalhos.

14 – Mini-teste 2. Apresentações de trabalhos.

15 – Balanço do semestre. Apresentações de trabalhos.

Coerência do programa para com os objetivos

A apresentação dos diferentes pontos do programa, intercalados com exercícios práticos de cada unidade temática, juntamente com a realização do trabalho de grupo, irá permitir atingir os objetivos propostos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objectivos relacionados com a apreensão de conceitos teóricos, serão prosseguidos essencialmente através de metodologias expositivas. Os estudantes serão incentivados a realizar pesquisa autonomamente, sob orientação tutorial de forma a conseguirem realizar os exercícios práticos propostos de cada unidade temática e o trabalho de grupo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSim 
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.