Como chegar
|
Contactos

Comunicação Integrada nos Meios Digitais 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

a) Compreeder as metodologias e estratégias do processo de comunicação;
b) Compreender como funciona o meio online e o relacionamento das pessoas com as marcas através deste;
c) Saber usar as plataformas e conteúdos para a implementação de campanhas de comunicação nos meios digitais;
d) Desenvolver um plano de comunicação, construindo uma estratégia para a criação e difusão de mensagens com base nos meios online e offline;

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Nas horas de contacto, o processo de ensino/aprendizagem estará orientado para o conhecimento teórico-prático, necessário à elaboração de um projeto de comunicação interdisciplinar em conjunto com a UC de Gestão de Marcas.
Os conhecimentos serão transmitidos em sessões teórico-práticas com exposição de casos de estudo, com a respetiva análise dos mesmos.
Nas horas de não contacto, os alunos serão alvo de uma participação ativa, analisando e resolvendo casos práticos, procurando fomentar a discussão das matérias expostas e a relação destas com os casos apresentados.
A avaliação é dividida através dos seguintes momentos:
- Participação nas aulas – 30%;
- Projeto que consiste no desenvolvimento de um plano de comunicação digital ( 50% relatório + 20% defesa final).

Conteúdos Programáticos

1. Natureza e o conceito da comunicação;
2. Comunicação estratégica: elementos da política de comunicação, públicos, segmentação, meios e mensagens;
3. Comunicação na era digital: o meio online e a interatividade como eixo de novas metodologias de comunicação;
4. Plataformas e meios para transmissão de mensagens com base em conteúdos digitais;
5. Estratégia e desenvolvimento de conteúdos para comunicação online;
6. Planeamento estratégico de comunicação – estratégia, desenvolvimento e implementação de um plano;

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A. Young (2014) Brand Media Strategy: Integrated Communications Planning intheDigital Era, New York, Palgrave Macmillan.
Tracy L. Tuten, Michael R. Solomon (2014) Social Media Marketing, 2nd ed., London, SAGE Publications.
Stephan Dahl (2015) Social Media Marketing: Theories and Applications, London, SAGE Publications.
Javier Curtichs, Sandra Antunes, Antonio Toca (2011). Sentido Social – A Comunicação e o Senso Comum na Era da Internet Social. Platano Eitora.
Dowd, T., Niederman, M., Fry, M., Steiff, J. (2013). Transmedia: One Story Many Media. New York: Focal Press.
Scolari, C. A., (2013).Narrativas Transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Centro Libros PAPF.
A. Young (2014) Brand Media Strategy: Integrated Communications Planning in the Digital Era, New York, Palgrave Macmillan.

Bibliografia Complementar

n/a

Planificação Semanal

Semana 1.
Natureza e o conceito da comunicação;

Semana 2.

Comunicação estratégica: elementos da política de comunicação, públicos, segmentação, meios e mensagens;

Semana 3.
Comunicação na era digital: o meio online e a interatividade como eixo de novas metodologias de comunicação;

Semana 4.
Plataformas e meios para transmissão de mensagens com base em conteúdos digitais;

Semana 5.
Estratégia e desenvolvimento de conteúdos para comunicação online;

Semana 6.
Planeamento estratégico de comunicação – estratégia, desenvolvimento e implementação de um plano;

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo a) é atingido pelos conteúdos programáticos 1 e 2;
O objetivo b) é atingido pelo conteúdo do ponto 3;
O objetivo c) é atingido pelos conteúdos dos pontos 4 e 5 dos conteúdos programáticos.
O objetivo d) é atingido pelo ponto 6 dos conteúdos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teórico-praticas com exposição de casos serão orientadas para os objetivos objetivos a), b) e c);
As aulas teórico- praticas com desenvolvimento de um projeto prático serão orientadas ao objetivo d).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.