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Monumentos e Sítios 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Definir os conceitos de monumento, sítio, património cultural e natural e património vernacular.
2. Descrever as classificações de património e sítios: Património Mundial, Nacional, etc, sítios naturais, sítios naturais sagrados.
3.Analisar as Cartas e Convenções internacionais enquanto instrumentos reguladores e de gestão.
4. Aplicar conhecimentos adquiridos ao estudo de casos concretos

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através do método expositivo acompanhadas, através do diálogo, de momentos de reflexão e análise.
Os casos concretos em estudo serão objeto de análise crítica, aplicada com recurso ao diálogo.
Projeto individual.

Conteúdos Programáticos

1.Conceitos básicos – Monumento, Sítios, património (natural e cultural) e território – Exemplos a serem estudados.
2.Cartas e Convenções internacionais. Documentos sobre Monumentos e Sítios/Turismo.
3.Classificações, valor e salvaguarda do Património natural e Cultural.
4.Monumentos e sítios – Exemplos concretos.
5.A cidade como Sítio e Monumento – Cidades Vivas (Exemplos), Cidades Museu (Exemplos)
6.Monumentos – estudo de exemplos (Palácios, Catedrais, Mosteiros/Conventos…)
7.Sítios Naturais – Parques Nacionais como atração turística.
8.Conclusões

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

VIEIRA, N.M.(2008) Gestão de sítios históricos: a transformação dos valores culturais e económicos em programas de revitalização em áreas históricas.
A melhorar.....

Bibliografia Complementar

BURGER, j. (2000) Landscapes, tourism and conservation, Science of the Environment. Vol. 249
A melhorar.....

Planificação Semanal

Semana 1 e 2. Conceitos básicos ligados aos Monumentos e sítios. Definições de Património Cultural, material e imaterial, tangível e intangível.
Semana 3 e 4. Análise reflexiva de Documentos, Cartas e Convenções. Classificações de Património Mundial, Monumento Nacional, Imóvel de interesse público e Municipal.
Semana 5 e 6. Significância, valor patrimonial, valor da paisagem. A ruína – valor patrimonial a salvaguardar, conservar e intervir?
Semana 7, 8 e 9. A cidade como sítio/monumento – estudo de exemplos
Semana 10 e 11. Monumentos – estudo de casos concretos
Semana 12 e 13. Sítios Naturais. Estudo de casos concretos
Semana 14. Conclusões.
Semana 15. Primeiro momento de avaliação. Apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos durante o semestre.

Coerência do programa para com os objetivos

Para definir os conceitos serão explorados os temas relacionados com as diferentes definições e classificações de património. Além disso, serão trabalhadas as diferentes Cartas e Convenções Internacionais e Nacionais que contribuirão para o conhecimentos das diferentes normas pelas quais se rege o Património em geral.
Através do estudo de casos concretos os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos em momentos anteriores.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As horas de contacto serão lecionadas através do método expositivo/diálogo, sempre a partir de documentos, o que facilitará o cumprimento dos objetivos: definir conceitos e trabalhar as Convenções e Cartas Internacionais e Nacionais relativas ao Património em geral.
O estudo de casos concretos a partir de powerpoint de imagens, contribuirá para que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em situações anteriores

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade de investigação Sim
Comportamento ético e responsável Sim
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipa Sim
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