Como chegar
|
Contactos

Francês Técnico II 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Francês
  • Avaliação Mista

Objetivos

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de competências de comunicação, oral e escrita, em Francês, de nível A2/ B1 do QECR, que permitam aos alunos, em ambiente profissional, dinamizar a conversação. Neste sentido, através das temáticas trabalhadas em sala de aula, pretende-se que os discentes comuniquem com os turistas, valorizando os princípios de uma comunicação intercultural.
Neste contexto, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos específicos:
1. Conhecer as profissões do Turismo em França;
2. Aplicar as competências de comunicação oral e escrita aos diversos contextos do mundo do Turismo;
3. Desenvolver as técnicas de comunicação oral e escrita no profissional de turismo como técnico de acolhimento;
4. Reconhecer a importância do profissional de turismo como mediador cultural;
5. Identificar conceções possíveis de produtos turísticos.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de Francês básico, nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Método de Ensino

Na sequência do processo de ensino-aprendizagem do Francês Técnico I, adotar-se-á um método eclético, de acordo com as necessidades de aprendizagem do aluno, com o recurso, entre outros, ao método de descoberta (ensino indutivo), ao método da discussão e ao método de resolução de problemas, com o recurso a trabalho individual, em pares e em grupo e o apoio de documentos escritos, orais e a utilização de TICs. Fomentar-se-á, igualmente, a utilização de estratégias cognitivas, metacognitivas e socioafetivas, propiciadoras de diferentes aprendizagens. De destacar, também, sessões destinadas à apresentação de trabalhos orais desenvolvidos pelos discentes. Em suma, as aulas combinarão os métodos expositivo, com a apresentação formal dos conteúdos, e o interativo, privilegiando a técnica de pergunta/ resposta, o trabalho com o grande grupo e, ainda, o debate, com base na apresentação de problemas.

Conteúdos Programáticos

1. As profissões do Turismo.
1.1 Ofertas.
1.2 CV.
1.3 Simulação escrita de diversas situações profissionais.
1.4 Descrição de diferentes profissões na área do Turismo.
1.5 A profissão ideal na área do Turismo.
2. Os contextos profissionais turísticos.
2.1- Respostas a pedidos de informações na área do Turismo.
2.2- Respostas s a pedidos de clientes no âmbito da restauração.
2.3- Pagamentos de produtos turísticos.
3. O profissional de Turismo como técnico de acolhimento.
3.1 – O acolhimento.
3.2 Assistência ao turista.
3.3 A comunicação em diferentes contextos: 3.3.1Agência de viagens;3.3.2Museu;3.3.3Rua;3.3.4Aeroporto;3.3.5Posto de turismo;3.3.6Caves do vinho do Porto;3.3.7Congressos.
4. O profissional de Turismo como mediador cultural.
4.1 Mediação cultural.
4.2 O mediador turístico.
4.3 Histórias de viajantes.
4.4 Relatos de viagens.
4.5 O turismo rural e urbano.
5. Produtos turísticos.
5.1 Clientes.
5.2- Animações culturais.
5.3- Conceção de

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Corbeau, S.; Dubois, C. et Penfornis, J.-L. (2004). Tourisme.com. Paris: CLE International. (Existe na Biblioteca)

- Penfornis; J.-L. et Habert, L. (2013). Affaires.com. Paris: CLE International. (Existe na Biblioteca)

- Riegel, Martin et Pellat, Jean-Christophe (2014). Grammaire méthodique du français. Paris: PUF(Existe na Biblioteca)

Bibliografia Complementar

Dicionário Editora de Francês – Português (2014). Porto: Porto Editora. (Existe na Biblioteca)

Dicionário Editora de Português – Francês (2014). Porto: Porto Editora. (Existe na Biblioteca)

Planificação Semanal

1 Apresentação do Programa da unidade curricular. Indicação da bibliografia essencial e da modalidade de avaliação a adotar.
Atividades de produção oral.
As profissões do Turismo: apresentação das diferentes terminologias.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


2 Inventário e descrição funcional de diferentes profissões da área do Turismo.
A profissão ideal na área do Turismo: forças e constrangimentos.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

3 Responder a um anúncio de oferta de emprego na área: simulação escrita e oral.
Exercícios de escuta.
O CV: como fazer? – produção escrita.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

4 O turista: como receber e prestar assistência.
Tipos de clientes de produtos turísticos. Como pedir/ dar informações: simulação escrita e oral.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


5 Como acolher um turista num hotel e num aeroporto: simulação oral e escrita.
Como acolher um turista na rua e num museu: simulação oral e escrita.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

6 Intervenção feita por um colaborador das caves Taylor's - O lugar do Francês nas visitas guiadas nas caves do Vinho do Porto.
Histórias de viajantes: produção oral.
Leitura e análise de textos sobre a mediação cultural.
O turismo rural e urbano em França: análise de documentos.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


7 Relatos de experiências de viagens: produção oral e escrita.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.
1º momento de avaliação: teste escrito de avaliação de conhecimentos.


8 Produtos turísticos: conceções possíveis. Leitura e análise de textos.
Análise de brochuras e folhetos de apresentação de produtos turísticos, relacionados com viagens.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


9 Análise da oferta de animações culturais. Leitura e análise de textos.
Pedir/Dar informações a organizadores de produtos turísticos.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


10 Análise da oferta de alojamento e de restauração.
Como conceber um produto turístico para um cliente: simulação de diálogos.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.
2º momento de avaliação: atividade escrita.

11 Como conceber um produto turístico para um grupo.
Como pagar um produto turístico.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

12 Como fazer uma reclamação.
Como responder a uma reclamação: produção escrita.
Exercícios de escuta.
Exercícios de gramática.
Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

13 Preparação/ Monitorização dos trabalhos orais.
Ficha formativa de avaliação de conhecimentos.

14 3º momento de avaliação: apresentações orais de trabalhos realizados pelos estudantes.

15 Ficha formativa de avaliação dos conhecimentos.
Considerações finais.
Balanço do trabalho desenvolvido.

Coerência do programa para com os objetivos

Para dar cumprimento ao objetivo 1, Conhecer as profissões do Turismo em França, serão trabalhos os conteúdos 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 E 1.5.

Por sua vez, o objetivo 2, Aplicar as competências de comunicação oral e escrita aos diversos contextos do mundo do Turismo, inclui os conteúdos 2.1, 2.2 e 2.3.

O objetivo 3, Desenvolver as técnicas de comunicação oral e escrita no profissional de turismo como técnico de acolhimento, abrange os conteúdos 3.1, 3.2 e 3.3.

Na mesma linha de sentido, o objetivo 4, Reconhecer a importância do profissional de turismo como mediador cultural, inclui os conteúdos 4.1, 4.2, 4.3, 4.4 e 4.5.

Finalmente, para atingir o objetivo 5, Identificar conceções possíveis de produtos turísticos, trabalhar-se-ão os conteúdos 5.1, 5.2 e 5.3.
.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para que os alunos consigam cumprir todos os objetivos de aprendizagem, privilegia-se-á, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem um método eclético, combinando os métodos expositivo e interativo, e, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno em cada momento, aplicar-se-ão estratégias cognitivas, metacognitivas e socioafetivas, valorizadoras da descoberta, da discussão e da resolução de problemas. No entanto, para cada objetivo de aprendizagem, recorrer-se-á a outros métodos que visam facilitar o desempenho do discente. Assim, para o objetivo 1 (Conhecer as profissões do Turismo em França), recorrer-se-á à técnica de solução de problemas e ao método de trabalho independente. Por sua vez, para dar cumprimento ao objetivo 2 (Aplicar as competências de comunicação oral e escrita aos diversos contextos do mundo do Turismo), privilegiar-se-á o trabalho em pares e a técnica pergunta/ resposta, devendo os alunos apresentar um trabalho oral. No objetivo 3 (Desenvolver as técnicas de comunicação oral e escrita no profissional de turismo como técnico de acolhimento), valorizar-se–á o método da discussão; no 4 (Reconhecer a importância do profissional de turismo como mediador cultural), o trabalho de grupo e no 5 (Identificar conceções possíveis de produtos turísticos), o debate.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira Sim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escrita Sim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade Sim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.