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Francês Técnico I 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Francês
  • Avaliação Mista

Objetivos

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de competências de comunicação básicas, orais e escritas de língua francesa, de nível A1/ A2 do QECR, que permitam aos alunos, em ambiente profissional, dinamizar a conversação. Neste sentido, através das temáticas trabalhadas em sala de aula, pretende-se que os discentes comuniquem, em geral, e com turistas, em particular, valorizando os princípios de uma comunicação intercultural.
Neste contexto, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos específicos:
1. Aplicar competências de comunicação oral no contexto profissional: o lugar do Eu e do Outro;
2. Adquirir vocabulário da comunicação quotidiana em Língua Francesa: o desenvolvimento das competências oral e escrita;
3. Comunicar em alguns contextos turísticos: a hotelaria e a restauração.
4. Mostrar conhecimentos relativos à França de interesse para a área do Turismo.
5. Demonstrar conhecimentos sobre Francofonia de interesse para a área do Turismo.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimento do modo de funcionamento de uma Língua de raiz latina.
Domínio oral e escrito de uma Língua Viva.

Método de Ensino

Adotar-se-á um método eclético, de acordo com as necessidades de aprendizagem do aluno, com o recurso, entre outros, ao método de descoberta (ensino indutivo), ao método da discussão e ao método de resolução de problemas, com o recurso a trabalho individual, em pares e em grupo e o apoio de documentos escritos, orais e a utilização de TICs. Fomentar-se-á, igualmente, a utilização de estratégias cognitivas, metacognitivas e socioafetivas, propiciadoras de diferentes aprendizagens. De destacar, também, sessões destinadas à apresentação de trabalhos orais desenvolvidos pelos discentes. Em suma, as aulas combinarão os métodos expositivo, com a apresentação formal dos conteúdos, e o interativo, privilegiando a técnica de pergunta/ resposta, o trabalho com o grande grupo e, ainda, o debate, com base na apresentação de problemas.

Conteúdos Programáticos

1.Eu e o Outro.
1.1 Apresentação;
1.2 Saudação e delicadeza;
1.3 A comunicação intercultural.

2. A comunicação básica em Francês.
2.1 Tempos livres;
2.2 Caracterização física/ psicológica;
2.3 Corpo humano;
2.4 Vestuário, acessórios;
2.5 A casa;
2.6 Alimentação;
2.7 Meios de transporte.

3. O turismo e alguns dos seus contextos.
3.1 Hotéis e serviços;
3.2 Hotéis de sonho.
3.3 Reservas em hotéis;
3.4 Restauração;
3.5 Diálogos num restaurante.
3.6 Gastronomia francesa.
3.7 Encomendar refeições.


4. A França e o Turismo.
4.1 Caracterização geográfica, social e política.
4.2 As regiões francesas.
4.3 Paris para o Turismo.
4.4 O turismo cultural, a arte e o património.
4.5 As principais regiões vinícolas.

5. A Francofonia e o Turismo.
5.1 A Francofonia: um destino turístico.
5.2 Apresentação geopolítica.
5.3 A Francofonia na Europa e na América.
5.4 A Francofonia na África e na Ásia.
5.5 Circuitos turísticos francófonos.
5.6 Ofer

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Laygues, Arnaud et Coll, Andreu (2014). Le Français en contexte. Tourisme. A1/ A2. Paris: Maison des Langues. (Existe na Biblioteca)

- Riegel, Martin et Pellat, Jean-Christophe (2014). Grammaire méthodique du français. Paris: PUF (Existe na Biblioteca)

Bibliografia Complementar

Dicionário Editora de Francês – Português (2014). Porto: Porto Editora. (Existe na Biblioteca)

Dicionário Editora de Português – Francês (2014). Porto: Porto Editora. (Existe na Biblioteca)

Planificação Semanal

1 - Apresentação do Programa da unidade curricular. Indicação da bibliografia essencial e da modalidade
de avaliação a adotar.
Diagnose dos conhecimentos escritos e orais em Francês dos estudantes.
Eu e o Outro:
- apresentar-se; apresentar alguém;
- expressões de saudação e de delicadeza (como cumprimentar, como se despedir).
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

2– A apresentação num contexto profissional.
- A importância da comunicação intercultural no mundo do trabalho: leitura e discussão de alguns artigos.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Seminário com a Diretora dos Recursos Humanos da Loja Interativa Porto Norte do aeroporto Francisco de Sá Carneiro - As profissões do Turismo e a importância da aprendizagem do Francês.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


3 – Os tempos livres. Os passatempos – vocabulário.
– Eu e o Outro: a descrição.
- caraterização (física e psicológica):
- o corpo humano (elementos constituintes essenciais).
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

4 – Descrever pessoas: vestuário e acessórios; as cores.
– A casa: divisões e mobiliário.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

5 – A alimentação: vocabulário e expressões.
– As viagens, hoje; finalidades e meios de transporte: vocabulário e expressões.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

6 – Os diferentes tipos de hotéis e os serviços prestados: vocabulário e expressões.
- Leitura e análise de brochuras.
– Um hotel de sonho: caracterização.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.
- 1º momento de avaliação: teste escrito.

7 – A hotelaria: estudo do vocabulário.
– A restauração: vocabulário e análise de diálogos.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


8– A gastronomia: vocabulário.
- Estudo da gastronomia francesa: a importância para o turismo.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.

9– A França e os Franceses, hoje.
Caracterização geográfica, social e política: leitura e análise de documentos.
– Uma viagem pelas regiões de França: apresentação das diferentes regiões.
- Levantamento de mais-valias para o turismo atual.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


10 – Paris: uma cidade a conhecer.
– Turismo cultural: uma ida ao museu: apresentação das expressões mais adequadas.
- O museu de Orsay e o museu do Louvre: uma visita guiada. Apresentação online.
– O vinho e as principais regiões vinícolas em França: leitura e análise de documentos.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.
- 2º momento de avaliação: atividade escrita.

11 – A Francofonia: um destino turístico. Apresentação geopolítica.
– A Francofonia na África e na Ásia: potencialidades turísticas. Leitura e discussão de artigos.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


12 – A Francofonia na América e na Europa: potencialidades turísticas.
- Análise de alguns circuitos turísticos francófonos.
- Análise de brochuras.
- Realização de exercícios gramaticais.
- Avaliação formativa: produção e compreensão orais e escritas.


13
- Preparação/ Monitorização dos trabalhos orais

14- -Preparação/ Monitorização dos trabalhos orais

15 - 3º momento de avaliação: apresentações orais de trabalhos realizados pelos estudantes.
- Considerações finais.
- Balanço do trabalho desenvolvido.

Coerência do programa para com os objetivos

Para dar cumprimento ao objetivo 1, Aplicar competências de comunicação oral no contexto profissional: o lugar do Eu e do Outro, serão trabalhados os conteúdos 1.1, 1.2 e 1.3.

Por sua vez, ao objetivo 2, Adquirir vocabulário da comunicação quotidiana em Língua Francesa: o desenvolvimento das competências oral e escrita, correspondem os conteúdos 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5, 2.6 e 2.7,

Na mesma linha de sentido, o objetivo 3, Comunicar em alguns contextos turísticos: a hotelaria e a restauração, abrange os conteúdos 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5, 3.6 e 3.7 Encomendar refeições num restaurante em França: simulação oral.

De seguida, o objetivo 4, Mostrar conhecimentos relativos à França de interesse para a área do Turismo, aplicando-os na comunicação oral e escrita, inclui os conteúdos 4.1, 4.2, 4.3, 4.4 e 4.5.

Finalmente, o objetivo 5, Demonstrar conhecimentos relativos à Francofonia de interesse para a área do Turismo, aplicando-os na comunicação oral e escrita, será abrangido atravé

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para que os alunos consigam cumprir todos os objetivos de aprendizagem, privilegia-se-á, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem um método eclético, combinando os métodos expositivo e interativo, e, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno em cada momento, aplicar-se-ão estratégias cognitivas, metacognitivas e socioafetivas, valorizadoras da descoberta, da discussão e da resolução de problemas. No entanto, para cada objetivo de aprendizagem, recorrer-se-á a outros métodos que visam facilitar o desempenho do discente.

Assim, para o objetivo 1 (Aplicar competências de comunicação oral no contexto profissional: o lugar do Eu e do Outro), recorrer-se-á ao trabalho em pares e à técnica pergunta/ resposta. Por sua vez, para dar cumprimento ao objetivo 2 (Adquirir vocabulário da comunicação quotidiana em Língua Francesa: o desenvolvimento das competências oral e escrita), privilegiar-se-á o método da discussão e o método de trabalho independente. No objetivo 3 (Comunicar em alguns contextos turísticos: a hotelaria e a restauração) valorizar-se–á técnica de solução de problemas e ao método de trabalho independente; no quatro (Mostrar conhecimentos relativos à França de interesse para a área do Turismo, aplicando-os na comunicação oral e escrita) e no 5 (Demonstrar conhecimentos relativos à Francofonia de interesse para a área do Turismo, aplicando-os na comunicação oral e escrita), o trabalho de grupo, o método da discussão e o debate.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira Sim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escrita Sim
Conhecimento de outras culturas e costumes Sim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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