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Turismo Patrimonial e Cultural 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Compreender os conceitos e definições de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial.
2. Compreender a importância da cultura e do património no âmbito do Turismo, a arte e o património em Portugal.
3. Conhecer a Carta Internacional de Turismo Cultural e as classificações do património cultural.
4. Entender funcionamento e gestão dos atores devalorização e interpretação de Património – Centros de interpretação, museus, casas-museus.
5. Conhecer programas e atividades em equipamentos culturais: publicações, centros de interpretação, exposições, eventos históricos e recriação histórica, artesanato, música, tradições culturais em Portugal de norte a sul do país.
6. Entender a diversidade cultural no Mundo.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

A aula expositiva teórico-prática, desenvolvidas sobre a forma de orientação para o estudo e apoio do mesmo, seminários, exercícios de conhecimento, desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento.
Será explorada a metodologia de projeto, trabalho individual de investigação, reflexão, brainstorming, esquemas conceptuais.

Conteúdos Programáticos

1.Estado da Arte: conceitos e definições de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial. A importância da cultura e do património no âmbito do Turismo. Património natural e cultural, tangível e intangível. Património vernacular. Paisagem Cultural. Classificações e a importância das classificações para o turismo.
2. Carta Internacional de Turismo Cultural
3. Valorização e interpretação de Património – Centros de interpretação, museus, casas-museus.
4. Programas e atividades em equipamentos culturais: publicações, centros de interpretação, exposições, eventos históricos e recriação histórica, artesanato, música, tradições culturais em Portugal de norte a sul do país. Exploração dos sentidos e experiências pela arte. Estudos de caso.
5. Diversidade cultural no Mundo: artesanato, música, dança, tradições culturais: casos.
6. 2018: ano europeu do Património Cultural

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

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Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

Semana 1 a 3. Compreender os conceitos e definições de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial; Compreender a importância da cultura e do património no âmbito do Turismo.
Semana 4. Conhecer a Carta Internacional de Turismo Cultural e as classificações do património cultural.
Semana 5 a 10. Arte e património em Portugal.
Semana 11. Entender funcionamento e gestão dos atores de valorização e interpretação de Património – Centros de interpretação, museus, casas-museus.
Semana 12 a 14. Conhecer programas e atividades em equipamentos culturais: publicações, centros de interpretação, exposições, eventos históricos e recriação histórica, artesanato, música, tradições culturais em Portugal de norte a sul do país. Entender a diversidade cultural no Mundo
Semana 15. 2018 é o ano europeu do património cultural.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos conceptuais lecionados em torno dos conceitos e definições permitirão conhecer a conceptualização de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial, a importância da cultura e do património no âmbito do Turismo. A exploração e reflexão em torno de temas como a carta Internacional de Turismo Cultural, OS programas e atividades em equipamentos culturais, a diversidade cultural no Mundo, permitem entender funcionamento e gestão dos atores de valorização e interpretação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A aula expositiva teórico-prática, desenvolvidas sobre a forma de orientação para o estudo e apoio do mesmo, seminários, exercícios de conhecimento, desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento para:
Compreender os conceitos e definições de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial; Compreender a importância da cultura e do património no âmbito do Turismo, a arte e o património em Portugal; Conhecer a Carta Internacional de Turismo Cultural e as classificações do património cultural; Entender funcionamento e gestão dos atores de valorização e interpretação de Património – Centros de interpretação, museus, casas-museus; Conhecer programas e atividades em equipamentos culturais: publicações, centros de interpretação, exposições, eventos históricos e recriação histórica, artesanato, música, tradições culturais em Portugal de norte a sul do país; Entender a diversidade cultural no Mundo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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