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Métodos e Técnicas de Investigação em Turismo 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Identificar o Turismo como área de investigação e de intervenção;
2. Demonstrar capacidade ética;
4. Aplicar as normas APA;
5. Demonstrar capacidade de pesquisa;
6. Conhecer as diferentes etapas do processo de investigação e aplica-las de forma estruturada e organizada
num relatório de iniciação à investigação;
7. Reconhecer os métodos qualitativos, quantitativos e misto de recolha e análise de dados;
8. Demonstrar capacidade de planificação e elaboração de projetos de investigação;
9. Demonstrar capacidade de reflexão sobre a análise de dados;

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Métodos expositivos acompanhados de reflexão e análise.
Projeto individual.
Feedback.

Conteúdos Programáticos

1. Abordagem à Investigação em Turismo: áreas de investigação e grupos de investigação
2. Questões éticas da investigação
3. Normas de citação e descrição bibliográfica APA: uso correto de referências bibliográficas
4. A pesquisa da literatura temática: o estado da arte e uso de bases de dados
5. O Enquadramento teórico de fundamentação ao trabalho de investigação
6. As diferentes etapas da investigação:
6.1. O modelo e estrutura de um projeto de investigação
6.2. Os diferentes de métodos de investigação
6.3. Definição da problemática de partida;
6.4. Descrição da amostra
6.5. Objetivos/hipóteses de investigação
6.6. Escolha do método de recolha e de análise de dados
6.7. Métodos qualitativos, quantitativos e mistos
7. Técnicas e instrumentos de recolha de dados
8. Análise de dados e meios auxiliares de análise quantitativa e qualitativa
9. Escrita científica: análise reflexiva de um paper

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bell, J. (1997). Como realizar um Projecto de Investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da
Educação. Lisboa: Gradiva.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas.
Lisboa: Instituto Piaget
Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e
questionários (1.ª ed.). Oeiras: Celta.
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (orgs.) (1987) Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
VEAL, A. J. (2011) Research methods for leisure and tourism: a practical guide. 4th ed. Prentice Hall.

Bibliografia Complementar

.

Planificação Semanal

Semana 1: Abordagem à Investigação em Turismo; Questões éticas da investigação; Normas de citação e
descrição bibliográfica APA
Semana 2: O Enquadramento teórico de fundamentação ao trabalho de investigação. Inicio à construção de
um portfólio. Pesquisa temática.
Semana 3: As diferentes etapas da investigação. Tipologias de métodos de investigação; definição da
problemática de investigação.
Semana 4 e 5: Escolha do método de recolha e de análise de dados; Métodos qualitativos, quantitativos e
mistos. Técnicas e instrumentos de recolha de dados: construção de um questionário e de entrevista.
Semana 6: Treino de uso dos métodos de investigação.
Semana 7 a15: Estudo de um caso: questionário, entrevista e observação

Coerência do programa para com os objetivos

A abordagem à Investigação em Turismo, áreas de investigação e grupos de investigação, permite identificar o
Turismo como área de investigação e de intervenção. Da mesma forma, o conhecimento das normas de
citação e descrição bibliográfica APA: uso correto de referências bibliográficas possibilitará ao estudante
aplicá-las no âmbito dos trabalhos de investigação. A pesquisa da literatura temática, o conhecimento do
estado da arte e uso de bases de dados permitirão ao estudante demonstrar capacidade ética de pesquisa
que e capacidade de enquadramento teórico. Conhecer as diferentes etapas da investigação permite aplicálas
de forma estruturada e organizada num relatório de iniciação à investigação e reconhecer os métodos qualitativos, quantitativos e misto de recolha e análise de dados, bem como demonstrar capacidade de
planificação e elaboração de projetos de investigação A análise da escrita científica: análise reflexiva de um
paper o estudante demonstrá capacidade de reflexão.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas expositivas será concretizada a identificação do Turismo como área de investigação e de
intervenção e o conhecimento ético que permitirá a demonstração de capacidade ética. No âmbito das aulas
expositivas o estudante terá oportunidade de conhecer as diferentes etapas do processo de investigação
como sejam: Abordagem à Investigação em Turismo: áreas de investigação e grupos de investigação;
Questões éticas da investigação; Normas de citação e descrição bibliográfica APA: uso correto de referências
bibliográficas; A pesquisa da literatura temática: o estado da arte e uso de bases de dados; O Enquadramento
teórico de fundamentação ao trabalho de investigação; As diferentes etapas da investigação; O modelo e
estrutura de um projeto de investigação; Os diferentes de métodos de investigação. O projeto individual
permitirá concretizar a definição da problemática de partida; Descrição da amostra; Objetivos/hipóteses de
investigação; Escolha do método de recolha e de análise de dados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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