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Modelos de Formação e Desenvolvimento Comunitário 2017/2018

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Explicitar criticamente o conceito de formação.
Distinguir os vários tipos de formação.
Descrever os vários paradigmas e modelos de formação.
Construir dispositivos de formação de acordo com os contextos comunitários.
Diagnosticar as necessidades de formação.
Compreender o papel da formação no desenvolvimento comunitário.
Conhecer as lógicas e os tipos de desenvolvimento comunitário.
Discutir as perspetivas atuais de desenvolvimento comunitário.
Analisar experiências de formação em contexto comunitário.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Metodologia ativa (trabalho autónomo, trabalho de grupo, trabalho de projeto) combinada dialeticamente com exposição apoiada por multimédia, designadamente com o recurso à leitura orientada e à discussão de textos de referência.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
2. Conceptualização da formação:
2.1. Um mapa conceptual: educação, ensino, formação e aprendizagem
2.2. “Formação inicial”, “formação profissional e “formação profissional contínua”
2.3. Paradigmas de formação
2.4. Modelos de formação
3. Construção de dispositivos de formação
3.1. Avaliação de necessidades de formação
3.2. Modalidades de formação
3.3. Metodologias de formação
3.4. Avaliação da formação
4. O desenvolvimento comunitário: enquadramento de um campo e de uma problemática
4.1. O desenvolvimento comunitário: uma explicitação conceptual
4.2. Lógicas e tipos de desenvolvimento comunitário
4.3. Domínios de intervenção do desenvolvimento comunitário
4.4. Perspetivas atuais do desenvolvimento comunitário
5. Desenvolvimento comunitário: estudo de casos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Callejas, G. V. & Freitas, O. M. P. (2008). Educação e Desenvolvimento Comunitário Local. Porto: Profedições.
Canário, R. (org.) (1997). Formação e contextos de trabalho. Porto: Porto Editora.
Carmo, H. (2011). Desenvolvimento comunitário. Lisboa: Universidade Aberta.
Matei, G. S., Bernaus, M., Heyworth, F., Pohl, U. & Wright, T. (2007). Guide Pratique du Formateur. Estraburgo: Conselho da Europa.
Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Porto: Porto Editora.
Silva, A. M. C. (2003). Formação, percursos e identidades. Coimbra: Quarteto.

Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

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Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

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competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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