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Sociologia da Educação 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com esta unidade curricular espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Reconhecer os principais contributos da sociologia na análise do fenómeno educativo
- Explicitar a relevância dos estudos sociológicos da educação no âmbito da Educação Social
- Compreender a influência das dinâmicas familiares na formação educativa de crianças e jovens
- Perspetivar de modo crítico os efeitos das desigualdades sociais nos percursos de escolarização
- Analisar as implicações das dinâmicas educativas nos processos de mudança social

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Nas aulas de natureza teórico-prática adotar-se-á uma combinação de metodologias de ensino ativas, tendo em consideração as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Recorrer-se-á a uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos estudantes. Fomentar-se-á o pensamento crítico e as capacidades de argumentação e problematização dos conteúdos programáticos com recurso, entre outros, à realização de trabalhos em pares e de grupo, à leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente.
A avaliação será do tipo contínua. A participação (peso de 10%) será manifestada através da realização de trabalhos em pequeno grupo, que evidenciem análise, reflexão e síntese apoiada em diversos tipos de suportes e posteriormente apresentados ao grande grupo. Trabalho final de grupo escrito (peso de 30%) e um teste de avaliação escrito (peso 60%).

Conteúdos Programáticos

1. A especificidade da abordagem sociológica na Educação
2. Sociologia da Educação: evolução e perspetivas
3. A importância da Sociologia da Educação na formação dos educadores sociais
4. Dinâmicas sociais da Educação
4.1. Família, socialização e educação
4.2. Escola e desigualdades sociais: estudos sociológicos e sua revisão crítica
4.3. Universos juvenis: culturas, subculturas e mecanismos de segregação e integração social
5. Educação e mudança social
5.1. Educação e mobilidade social
5.2. Sociologia da mudança e perspetivas de intervenção sociocomunitária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Abrantes, P. (2003). Os sentidos da Escola. Identidades Juvenis e Dinâmicas de Escolaridade. Oeiras: Celta.
Abrantes, P. (2010). Tendências e controvérsias em Sociologia da Educação. Lisboa: Editora Mundos Sociais.
Bourdieu, P. (1982) Reprodução cultural e reprodução social. In S. Grácio, S. de Miranda & S. Stoer (Orgs.), Sociologia da Educação I - Funções da Escola e Reprodução Social (pp 327-368). Lisboa: Livros Horizonte.
Canário, R. (2005). O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora.
Durkheim, E. (2001). Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70.
Maton, K., & Moore, R. (Eds.) (2010). Social Realism, Knowledge and the Sociology of Education: Coalitions of the Mind. London: Continuum.
Palomares, F. (Coord.) (2009). Sociología de la Educación. Madrid: Pearson.
Torres, C. A., & Antikainen, A. (Eds.) (2003). The International Handbook on the Sociology of Education: An International Assessment of New Research and Theory. New York: Rowman.

Bibliografia Complementar

Haecht, A.V. (2008). Sociologia da Educação: a escola posta à prova. Porto Alegre: Artmed.
Morrow, R. A., & Torres, C. A. (2002). Reading Freire and Habermas: Critical Pedagogy and Transformative Social Change. New York: Teachers College.
Torres, C. A., & Antikainen, A. (Eds.) (2003). The International Handbook on the Sociology of Education: An International Assessment of New Research and Theory. New York: Rowman.

Planificação Semanal

Semana 1 (2h T + 2h TP)
Apresentação da unidade curricular: objetivos de aprendizagem, conteúdos curriculares a desenvolver ao longo do semestre; tipo de avaliação; bibliografia recomendada.
A especificidade da abordagem sociológica na Educação.
Semana 2 (2h T + 2h TP)
A especificidade da abordagem sociológica na Educação
Sociologia da Educação: evolução e perspetivas.
Semana 3 (2h T+ 2TP)
Sociologia da Educação: evolução e perspetivas (conclusão)
Semana 4 (2h T + 2h TP)
A importância da Sociologia da Educação na formação dos educadores sociais.
Semana 5 (2h T + 2h TP)
Dinâmicas sociais da Educação: família, socialização e educação.
Semana 6 (2h T+ 2hTP)
Dinâmicas sociais da Educação: escola e desigualdades sociais - estudos sociológicos e sua revisão crítica.
Semana 7 (2h T + 2 h TP)
Dinâmicas sociais da Educação: escola e desigualdades sociais - estudos sociológicos e sua revisão crítica (conclusão).
Semana 8 (2h TP + 2 h T)
Dinâmicas sociais da Educação: Universos juvenis - culturas, subculturas e mecanismos de segregação e integração social
Semana 9 (2h TP + 2 h T)
Dinâmicas sociais da Educação: Universos juvenis - culturas, subculturas e mecanismos de segregação e integração social (conclusão).
Semana 10 (2h TP + 2 h T)
Educação e mudança social: Educação e mobilidade social
Semana 11 (2h T+2hTP)
Teste de avaliação.
Educação e mudança social: Sociologia da mudança e perspetivas de intervenção sociocomunitária
Semana 12 (2h T + 2h TP)
Educação e mudança social: Sociologia da mudança e perspetivas de intervenção sociocomunitária (continuação)
Semana 13 (2hT + 2h TP)
Educação e mudança social: Sociologia da mudança e perspetivas de intervenção sociocomunitária (conclusão)
Semana 14 (2h TP+ 2hT)
Trabalho de grupo para avaliação.
Semana 15 (2 h TP+2T)
Apresentação e discussão de trabalhos.
Encerramento da unidade curricular.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos "A especificidade da abordagem sociológica na Educação" e “Sociologia da Educação: evolução e perspetivas” visam desenvolver o objetivo “Reconhecer os principais contributos da sociologia na análise do fenómeno educativo”. O conteúdo programático “A importância da Sociologia da Educação na formação dos educadores sociais” vai ao encontro do objetivo “Explicitar a relevância dos estudos sociológicos da educação no âmbito da Educação Social”. O conteúdo programático “Dinâmicas sociais da Educação” e subtópicos subsequentes permitem atender ao objetivo “Compreender a influência das dinâmicas familiares na formação educativa de crianças e jovens”. O conteúdo “Educação e mudança social” e subtópicos subsequentes possibilitam atingir os objetivos “Perspetivar de modo crítico os efeitos das desigualdades sociais nos percursos de escolarização” e “Analisar as implicações das dinâmicas educativas nos processos de mudança social”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino centram-se em estratégias que procuram responder aos objetivos da Unidade Curricular. De facto, espera-se que os estudantes conheçam, compreendam, analisem e discutam os conceitos, modelos e abordagens sociológicas em termos educativos, pelo que os métodos interrogativos e ativos estão na base da organização das aulas, as quais são, igualmente, apoiadas por sínteses teóricas de cariz expositivo, no sentido da sistematização dos conteúdos abordados. Desta forma, a diversificação das metodologias adequa-se à natureza dos objetivos e competências transversais e específicas que se pretendem desenvolver neste ciclo de formação, onde se exige uma maior autonomia e capacidade de análise e reflexão por parte dos estudantes.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Capacidade crítica e de avaliação  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita Sim
Gestão da informação e da aprendizagem Sim
Preocupação com a qualidade Sim
Relacionamento interpessoal Sim
Trabalho em equipa Sim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade Sim
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