Como chegar
|
Contactos

Processos de Formação e Aquisição de Competências 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Analisar nas suas várias vertentes o conceito de formação.
2. Categorizar as várias tipologias de formação.
3. Confrontar os vários paradigmas e modelos de formação.
4. Explicitar processos fundamentais de desenvolvimento pessoal e aquisição de competências
5. Refletir o papel dos vários tipos de formação no desenvolvimento social e comunitário
6. Analisar dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.

Pré-Requisitos Recomendados

não aplicável

Método de Ensino

Nas aulas de natureza teórico-prática adotar-se-á uma combinação de metodologias de ensino ativas, tendo em consideração as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Recorrer-se-á a uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos estudantes. Fomentar-se-á o pensamento crítico e as capacidades de argumentação e problematização dos conteúdos programáticos com recurso, entre outros, à realização de trabalhos em pares e de grupo, à leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente.
A avaliação será do tipo contínua. A participação (peso de 10%) será manifestada através da realização de trabalhos em pequeno grupo, que evidenciem análise, reflexão e síntese apoiada em diversos tipos de suportes (textos, imagens) e posteriormente apresentados ao grande grupo. Trabalho final de grupo (peso de 40%) e um teste de avaliação (peso 50%).

Conteúdos Programáticos

1. Conceptualização de formação nas suas várias vertentes
2. Tipologias de formação: formação inicial; período de indução; formação contínua.
3. Paradigmas de formação: mudança; crescimento; resolução de problemas e deficiência.
4. Modelos de formação: realização pessoal; apreciação pessoal e discrepâncias
5. Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: situações-problema; método de casos; trabalho de projeto e portfolio.
6. Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Comissão europeia (2007). Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida quadro de referência europeu. Luxemburgo: serviço das publicações oficiais das comunidades europeias.
Le Boterf, G. (2005). Construir as competências individuais e colectivas. Resposta a 80 questões. Porto: Edições ASA.
Matei, G. S., Bernaus, M., Heyworth, F., Pohl, U. & Wright, T. (2007). Guide Pratique du Formateur. Estraburgo: Conselho da Europa.
Pacheco, J. A. (2011). Discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação. Porto: Porto Editora.
Silva, A. M. C. (2003). Formação, percursos e identidades. Coimbra: Quarteto.

Bibliografia Complementar

\-\-\-\-

Planificação Semanal

Semana 1 (3h T + 1h TP)
Apresentação da unidade curricular: objetivos de aprendizagem, conteúdos curriculares a desenvolver ao longo do semestre; tipo de avaliação; bibliografia recomendada.
Conceptualização de formação nas suas várias vertentes.
Semana 2 (2h T + 2h TP)
Conceptualização de formação nas suas várias vertentes.
Semana 3 (3h T+ 1TP)
Tipologias de formação: formação inicial; período de indução; formação contínua.
Semana 4 (3h T + 1h TP)
Paradigmas de formação: mudança; crescimento; resolução de problemas e deficiência.
Semana 5 (3h T + 1h TP)
Modelos de formação: realização pessoal; apreciação pessoal e discrepâncias.
Semana 6 (2h T+ 2hTP)
Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: situações-problema.
Semana 7 (2h T + 2 h TP)
Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: método de casos.
Semana 8 (1h TP + 3 h T)
Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: trabalho de projeto.
Semana 9 (2h TP + 2 h T)
Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: trabalho de projeto
Semana 10 (2h TP + 2 h T)
Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: portfolio
Semana 11 (2h T+2hTP)
Teste de avaliação.
Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: portfolio
Semana 12 (2h T + 2h TP)
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Semana 13 (2hT+ 2hTP)
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Semana 14 (2h TP+ 2hT)
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Semana 15 (2 h TP+2T)
Apresentação e discussão de trabalhos.
Encerramento da unidade curricular.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos selecionados procuram, para além de uma integração entre a teoria e prática, cumprir de modo coerente os objetivos de aprendizagem.
O conteúdo " Conceptualização de formação nas suas várias vertentes " visa permitir aos estudantes explicitar o conceito de formação. O conteúdo "Tipologias de formação" vai ao encontro do objetivo " Categorizar as várias tipologias de formação ".
Os conteúdos “Paradigmas e modelos de formação” permitem a operacionalização do objetivo “Confrontar os vários paradigmas e modelos de formação”.
O conteúdo curricular “Processos de desenvolvimento e aquisição de competências” visa a concretização do objetivo “Explicitar processos fundamentais de desenvolvimento pessoal e aquisição de competências”.
O tópico “Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos” permite atender ao objetivo “Analisar dispositivos de formação aplicados em contextos específicos”, no qual está bem patente a necessidade de intervenção adequada aos contextos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias utilizadas procuram ser coerentes e isomórficas com os objetivos, na medida em que se propõe uma abordagem centrada metodologicamente no desenvolvimento de competências no âmbito da formação e aquisição de competências. Neste sentido, serão utilizadas metodologias de natureza essencialmente ativa/prática que permitam a realização dos objetivos de aprendizagem, nomeadamente o trabalho de projeto e o trabalho autónomo.
A leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente, seguido de debate em grande grupo com os estudantes permitirão aos mesmos “Analisar nas suas várias vertentes o conceito de formação” e “Categorizar as várias tipologias de formação”.
Uma abordagem expositiva, com recurso a PowerPoint sintetizador do discurso da docente sobre os vários paradigmas e modelos de formação permitirá aos estudantes “Confrontar os vários paradigmas e modelos de formação”.
A elaboração de trabalhos de pares e em grupo, associados a trabalhos de pesquisa e exposição teó

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Capacidade crítica e de avaliação Sim
Comportamento ético e responsável Sim
Comunicação oral e escrita Sim
Criatividade Sim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a qualidade Sim
Relacionamento interpessoal  
Trabalho em equipa Sim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.