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Fundamentos de Bases de Dados 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Pretende-se com esta disciplina:
1. Aprender os conceitos gerais de bases de dados e de modelos.
2. Desenvolver a capacidade de construção de modelos de bases de dados relacionais.
3. Aperfeiçoar o uso da interface do Access para criação de modelos.
4. Aprender os fundamentos de SQL.
5. Aprender os conceitos básicos de manipulação da interface do SQL Server.
Os objetivos apresentados irão permitir a eficaz utilização dos Sistemas e Tecnologias de Informação em termos de melhoria dos processos de tomada de decisão.

Pré-Requisitos Recomendados

Bons conhecimentos de algoritmia e programação tanto na vertente tradicional como com objetos.
Bom domínio dos conceitos de classes e métodos.
Bom domínio de ferramenta de desenvolvimento de aplicações (.NET) para criação de interfaces e acesso às bases de dados com Visual Basic.
Código UC no Moodle: DEGI-205-1451

Método de Ensino

Metodologia: Nas sessões teórico-práticas serão apresentados os temas da UC e os alunos serão convidados a participar na sua aplicação prática no período final da sessão. Serão propostos problemas adicionais cuja solução será debatida nas sessões práticas. As soluções finais serão as alcançadas por cada aluno.

Estratégia: Esta UC tem dois grandes objectivos: 1) Desenvolver a capacidade de construção de modelos de Base de Dados e 2) a sua implementação prática complementada com o desenvolvimento de um conjunto de instruções SQL.

A estratégia a seguir será: Trabalho! Só a prática na abordagem e o desenvolvimento de soluções para novos problemas permite alicerçar mecanismos mentais que levarão à obtenção de resultados capazes. A táctica a seguir será a de apresentar as matérias teóricas, resolver problemas de forma colectiva, passar para a resolução de problemas simples e aumentar gradualmente a sua complexidade

Conteúdos Programáticos

0.Introdução às Bases de Dados

Objetivos
Perspetiva histórica
Armazenamento
Conceitos de dados
Organização
Vantagens de um SGBD

1.Modelação de Dados

Introdução
Análise de sistemas
Modelação
Modelo de dados

Base de dados relacional

Álgebra relacional
Construção Física

2.Construção de uma Base de Dados em Access

3.Tecnologia de acesso a Base de Dados

ADO
ADO.NET
Como as aplicações cliente comunicam com as base de dados
Visão global da arquitectura ADO.NET
Como utilizar o ADO.NET num projecto VB.NET – versão 2003
Como utilizar o ADO.NET num projecto VB.NET – versão 2005
Visual Studio 2010

4.SQL

Componentes típicos de um sistema de base de dados
Características do SQL
ABORDAGEM AO SQL

5.Linguagem SQL/ Transact SQL

Definição de Dados, Restrições e Esquema
Queries básicos
Queries mais complexos

Instruções INSERT, DELETE e UPDATE

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Toda a informação necessária será fornecida nas aulas práticas.

Connolly, T.M. & Begg, C.E. (2014). Database Systems: A practical approach to Design, Implementation and Management (6Ed). Pearson

Faroult, S. & Robson, P. (2006). The Art of SQL.
O'Reilly

Garcia-Molina, H. & Ullman, J.D. & Widom, J. (2009).
Database Systems: The Complete Book (2Ed).
Pearson

Bibliografia Complementar

Help dos sistemas de desenvolvimento:
- Visual Studio
- Access
- Management Studio
- SQL Server

Planificação Semanal

1 Introdução às bases de dados
2 Conceitos gerais de bases de dados
3 Conceitos gerais de bases de dados
4 Conceitos gerais de bases de dados
5 Modelação
6 Modelação
7 Modelação
8 Modelação
9 Modelação
10 Introdução ao SQL
11 SQL
12 SQL
13 SQL
14 SQL
15 SQL

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos cobrem todos os conceitos necessários aos objectivos e constituem o seu desenvolvimento sistematizado por áreas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Só a prática na abordagem e o desenvolvimento de soluções de novos problemas permite alicerçar mecanismos mentais que permitirão obter resultados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias Sim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escrita  
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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