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Economia Industrial e da Regulação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Os alunos devem ser capazes de descrever e explicar as determinantes das estruturas económicas dos mercados nomeadamente estruturas oligopolistas, as estratégias de concentração, e outros comportamentos estratégicos das empresas, que visam influenciar a estrutura do mercado onde operam. Devem ainda conseguir apresentar e explicar os instrumentos de intervenção governamental a nível de política Industrial e da Concorrência.

Pré-Requisitos Recomendados

N.E.

Método de Ensino

Metodologia expositiva/ativa; metodologia interrogativa; análise de noticias relacionadas com a matéria leccionada.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Definição de Economia Industrial
1.2. Exemplos
1.3. Questões Centrais da Economia Industrial
1.4. O Papel das Políticas Governamentais
1.5. Paradigma da Economia Industrial
2. Estruturas de Mercado
2.1. Concentração Horizontal
2.2. Determinantes
2.3. O Papel do Regime Juridico da Concorrência e da Autoridade da Concorrência
2.4. Concentração Vertical
2.5. Determinantes
2.6. Concentração a nível global
2.7. Medidas de Concentração
3. Modelos de Oligopólio
3.1. Teoria dos Jogos
3.2. Modelo de Cournot
3.3. Modelo de Bertrand
3.4. Modelo de Stackelberg
4. Estruturas de Mercado e Comportamento das Empresas
4.1. Comportamento Estratégico
4.1.1. Preço Limite
4.1.2. Entrada em Pequena Escala
4.1.3. Proliferação de Produtos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- "Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications", 4th Edition. Lynne Pepall, Dan Richards, George Norman, 2008, Wiley-Blackwell
- “ Economia Industrial”, Luís Cabral; edição/reimpressão 2004. McGraw-Hill
- “ Modern Industrial Organization”, Dennis W. Carlton, Jeffrey M. Perloff,2005. Prentice-Hall
- Legislação sobre : “Regime Jurídico da Concorrência” , Decreto48/IX:
http://www.concorrencia.pt/vPT/A_AdC/legislacao/Documents/Nacional/Lei_19_2012-Lei_da_Concorrencia.pdf

Bibliografia Complementar

- “Estratégias e Estruturas Industriais em Economias Abertas”, António Brandão. Coleções do IESF (1994)

Planificação Semanal

Semana
1-
- Apresentação da Unidade Curricular
- Definição de Economia Industrial
2
- Questões centrais da Economia Industrial
3
- Política Industrial e Política da Concorrência

4
- Paradigma da Economia Industrial
5
- Concentração Horizontal e suas Determinantes
6
- Concentração Vertical e suas Determinantes
7
- Concentração a nivel Global e suas Determinantes
8
- Modalidades de Concentração
- Realização do 1º Mini-Teste
9
Modelos de Oligopólio:
-Teoria dos Jogos; Modelo de Cournot
10
- Modelo de Bertrand
11
- Modelo de Stackelberg
12
Estruturas de Mercado e Comportamento das Empresas:
- Bloqueamento de Entrada e Preço Limite
13
- Entrada em Pequena Escala;
14
- Proliferação de Produtos (Modelo de Hotelling)

15
- Revisões

Coerência do programa para com os objetivos

A sequência dos conteúdos programáticos da unidade curricular estão adaptados aos objectivos, fazendo inicialmente uma apresentação de Conceitos Introdutórios nos pontos 1.1, 1.2 e 1.4; explicam-se os instrumentos de intervenção governamental a nível de política Industrial e da Concorrência no ponto 1.3,
seguindo-se a abordagem aos temas relacionados com as estruturas de mercado (determinantes das estruturas económicas dos mercados nomeadamente as estratégias de concentração) no ponto 2 , passando às estruturas oligopolistas no ponto 3, e no ponto 4 abordam-se os temas do comportamento estratégico das empresas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Na medida em que os objectivos propostos se concentram na descrever e explicar as determinantes das estruturas económicas dos mercados, a metodologia adoptada cumpre aqueles objectivos,iniciando com explicações teóricas seguidas de aplicação a casos reais, nomeadamente noticias sobre os temas
lecionados por forma a demonstrar a importância bem como a atualidade dos mesmos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
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