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Marketing Intelligence 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Compreender os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, organização e o acesso à informação complexa de marketing no contexto das organizações;
ii. Justificar a importância e o potencial das metodologias e ferramentas de exploração e análise, reduzindo os níveis de incerteza associados à tomada de decisão de marketing;
iii. Desenvolver e aplicar modelos analíticos e conceptuais de métricas de Marketing Digital;
iv. Avaliar as diferentes ferramentas de monitorização de redes sociais existentes no mercado.

Pré-Requisitos Recomendados

não aplicável

Método de Ensino

Nas sessões de contacto utiliza-se o método expositivoativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos científicos e a resolução de casos em contexto de trabalho colaborativo.
Utiliza-se ainda a metodologia de demonstração e de prática guiada, no contexto de trabalho laboratorial, para a realização de algumas experiências de análise de dados e simulações, recorrendo à utilização de ferramentas de software de Marketing Intelligence.
Serão considerados Seminários para apresentações por parte de empresas de casos concretos de transformação digital, tecnologias emergentes e de soluções de Marketing Intelligence utilizadas no mercado.

Conteúdos Programáticos

1. Da monitorização tradicional à monitorização na Internet
\-\- Importância da informação e economia do imaterial
\-\- Inteligência estratégica e monitorização
2. Ferramentas e métodos para a inteligência estratégica na Internet
\-\- Search Engine Marketing (SEM)
\-\- Otimização dos motores de pesquisa (SEO)
\-\- Análise das métricas de desempenho (Google Analytics/AdWords)
3. Google AdWords
\-\- AdWords Editor e MCC
\-\- Pesquisa de Keywords
\-\- Tipos de Correspondência de Keywords
\-\- Planeamento de Campanha
4. Monitorização e análise de dados de redes sociais
\-\- Impacto da monitorização das redes sociais no Branding e Marketing
\-\- Ferramentas de software de monitorização de redes sociais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Albescu, F., & Pugna, I. B. (2014). Marketing intelligence – the last frontier of business information technologies. Romanian Journal of Marketing, (3), 5568.
Chuck Hemann, C., and Burbary, K. (2013). Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World. Que Publishing.
-Hedin H and Hirvensalo I (2014) The Handbook of Market Intelligence: Understand, Compete and Grow in Global Markets, John Wiley & Sons, UK.
-Kelly D. (2016) Social Media: Strategies To Mastering Your BrandFacebook, Instagram, Twitter and Snapchat.
-Kursan, I., & Mihic, M. (2010). Business Intelligence: the role of the internet in marketing research and business decisionmaking. Management: Journal of Contemporary Management Issues, 15(1), 6986.
- Russell M. (2011) Mining the Social Web: Analyzing Data from Facebook, Twitter, LinkedIn, and Other Social Media Sites, O’Reilly Media.
-Google Inc. (2007), Marketing and Advertising Using Google: Targeting Your Advertising to the Right Audience

Planificação Semanal

- -

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo (i) é assegurado pelo ponto 1 do programa. Os objetivos (ii) e (iii) são satisfeitos pelos pontos (2) e (3) do programa dedicados às ferramentas e métodos para a inteligência estratégica na Internet. Finalmente, o ponto (4) do programa contribui para a satisfação do objetivo (iv) uma vez que permite que o aluno interiorize a motivação para as empresas de efetuarem monitorização da informação veiculada nas redes sociais, e conheçam as características diferenciadoras das ferramentas de monitorização de social media existentes no mercado, de forma a enquadrar o seu
contexto de aplicação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivoativo servirá para apresentar os principais conceitos. A análise e discussão de artigos científicos visará estimular o espírito crítico e promover o interesse e as competências dos alunos em investigação nas temáticas abordadas, permitindolhes mais facilmente ter uma perspetiva holística e efetuar sistematizações da introdução ou adoção por parte das organizações de tecnologia.
A análise e discussão de casos de estudo e os seminários serão utilizados para a apresentação e discussão de casos concretos de transformação digital e de tecnologias emergentes, de forma a que os alunos, nomeadamente através do contacto com especialistas na implementação das temáticas visadas, fiquem aptos a julgar e avaliar como a tecnologia pode trazer vantagem competitiva para a organização
O método demonstrativo e a prática guiada serão utilizados para os alunos terem conhecimento das principais funcionalidades de algumas ferramentas de software de Marketing Intelligence existentes no mercado e poderem fazer uma avaliação das respetivas potencialidades (alinhado com os objetivos i,ii,iii).
O desenvolvimento do projeto servirá para os alunos complementarem e aprofundarem os conhecimentos obtidos nas temáticas abordadas, nomeadamente através da escrita de um artigo de revisão da literatura, exploração de uma ferramenta de software de análise de dados, ou um trabalho de comparação e avaliação de ferramentas de software (alinhado com os objetivo iii e iv).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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