Como chegar
|
Contactos

Laboratórios Digitais 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Planear, gerir e desenvolver projetos de web design, recorrendo às tecnologias e ferramentas do mercado.
2. Criar e gerir sistemas interativos online, na vertente de design através de noções básicas de composição visual, cor e tipografia.
3. Identificar e relacionar ferramentas de desenvolvimento web e sua implementação sobre um CMS de suporte à gestão de conteúdos.
4. Conhecer, avaliar diferentes realidades de negócio digital

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem estará orientado para fornecer aos alunos o conhecimento e prática necessários à criação de conteúdos para o marketing e comunicação digital. É uma UC de cariz exploratório, sendo por isso o enfoque nas metodologias: caso de estudo, demonstração assistida e seminários.
Contudo, e fazendo a ponte com outras Uc’s do plano curricular, é necessário fazer a contextualização e a ponte entre a teoria e a prática, recorrendo aos métodos expositivoativo
e demonstração.
As aulas de seminários onde serão partilhados e discutidos casos reais de sucesso
Avaliação:
Participação em aula (20%)
Projeto (80%) (Elaboração de um projeto simulado de marketing digital, dando enfase ao uso das ferramentas de produtividade online e offline, assim como ao processo criativo inerente).

Conteúdos Programáticos

1. Planeamento estratégico de Web Design
\-\- A importância do briefing Planeamento estratégico
\-\- Estrutura/Arquitetura de Informação
2. Tratamento de Imagens digitais
\-\- Editor desenho Vetorial
\-\- Editor Desenho Bitmap
3. Organização e gestão de conteúdos com recurso a sistemas de apoio (CMS)
\-\- Noções básicas do tipo de alojamento web
\-\- Noções Básicas da Plataforma de Gestão de Conteúdos CMS
\-\- Tipo de estruturas de navegação
\-\- Dados estatísticos de visualização do site web
4. Implementação de Marketing Web
\-\- Search Engine Marketing (SEM)
\-\- Search Engine Optimization (SEO)
5. Apresentação de diferentes realidades de organizações digitais (atraves de aulas de seminário)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Buttle,Francis (2009). Customer Relationship Management: Concepts and Technologies. Amsterdam: ButterworthHeinemann. Print.
- Kingsnorth, Simon (2016). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. Kogan Page. Print.
- Ryan, Damian, and Calvin Jones (2009). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation. London: Kogan Page. Print.
- Kress, Gunther R., and Theo Van Leeuwen (2016). Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge. Print.
- Barker, Deane (2016). Web Content Management: Systems, Features, and Best Practices, O'Reilly Media.
- Nahai, Nathalie (2012). Webs of Influence: The Psychology of Online Persuasion. Pearson. Print.

Planificação Semanal

- -

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo 1 é alcançado através dos conteúdos 1;
O objetivo 2 é alcançado através dos conteúdos 2 e 3;
O objetivo 3 é alcançado através dos conteúdos 4;
O objetivo 4 é alcançado através do conteúdo 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para que os alunos consigam cumprir todos os objetivos de aprendizagem, implementarseá
uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos na experimentação de soluções informáticas de suporte. Especificamente, valorizarseão os métodos de demonstração assistida e seminários; participativos, para a análise e resolução de casos; ativos com a realização de trabalhos individuais, dinâmicas de grupo e envolvendo pesquisa e estudo/ trabalho autónomo.
Sendo uma UC de cariz exploratória, cada objetivo será alcançado pela aplicação do processo ensinoaprendizagem em 2 passos: 1) fazer a ponte e contextualização com outras UC’s (ex: Marketing analítico, Marketing Intelligence), no sentido de relacionar a teoria e boas praticas com o processo de seleção da ferramenta a adequar a resolução do problema (métodos expositivoativo, casos de estudo); 2) com a noção do problema e das características da ferramenta, a exploração da mesma com sentido analítico e critico (métodos demonstração e prática guiada,
seminários com especialistas).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.