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Algoritmia e Programação 2017/2018

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Resolução de Problemas; uso de Algoritmos como ferramentas. Desenvolver programas simples usando a linguagem C.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas expositivas com utilizando frequentemente a interpelação aos alunos com exploração de conceitos através de exemplos. As aulas práticas pretendem desenvolver as competências específicas, através da resolução de exercícios práticos no computador, com acompanhamento individual pela professora.
Uso da plataforma UPT MOODLE.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à resolução de problemas, algoritmos e traçagens.
2. Top-down, Traçagens, Algoritmos. Leitura e escrita. Variáveis: manipulação. Tipos de dados. Nomes de variáveis.
3. Operadores e expressões. Expressões matemáticas e computacionais. Estrutura de controlo condicional: SE-ENTÃO-SENÃO, IF-THEN-ELSE. Ifs embricados.
4. Linguagem C. Editores. Compiladores.
5. Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.
6. Vectores; Matrizes.
7. Manipulação de alfanuméricas.
8. Introdução à ordenação e pesquisa.
9. Pointers and references
10. Recursividade

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Fornecida nas aulas e colocada no MOODLE (elearn.uportu.pt).WEBGRAFIA
http://bloodshed-dev-c.en.softonic.com/
http://www.cygwin.com/
http://netbeans.org/features/cpp/
http://www.eclipse.org/cdt/
http://www.cplusplus.com/reference/

Bibliografia Complementar

SPRANKLE, M.; Problem Solving and Programming Concepts. 5th ed. USA: Prentice Hall, May 2003. 536 p. ISBN: 0131228072
MAureen Sprankle; Problem Solving and Programming concepts, 7th ed, 2006.
Thomas H. Cormen and al.; Introduction to Algorithms; 2009.
Knut, D.; A art of computer programming, 2011, Addison Wesley

Planificação Semanal

Semana Conteúdos
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Praticas
1 Top-down, Traçagens, Algoritmos. Leitura e escrita. Variáveis: manupulação. Tipos de dados. Nomes de variáveis
2 Operadores e expressões. Expressões matemáticas e computacionais. Estrutura de controlo condicional: SE-ENTÃO-SENÃO, IF-THEN-ELSE. Ifs embricados.
3 Operadores e expressões. Expressões matemáticas e computacionais. Estrutura de controlo condicional: SE-ENTÃO-SENÃO, IF-THEN-ELSE. Ifs embricados.
4 Linguagem C. Editores. Compiladores. Exemplos simples.
5 Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.
6 Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.
7 Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.
8 Vectores; Matrizes.
9 Manipulação de alfanuméricas.
10 Manipulação de alfanuméricas.
11 Ordenação e pesquisa
12 Pointers
13 Recursividade
14 Pointers e Recursividade

Teóricas
1 Apresentação. Avaliação. Programa. Introdução à resolução de problemas, algoritmos e traçagens.
2 Top-down, Traçagens, Algoritmos. Leitura e escrita. Variáveis: manupulação. Tipos de dados. Nomes de variáveis
3 Operadores e expressões. Expressões matemáticas e computacionais. Estrutura de controlo condicional: SE-ENTÃO-SENÃO, IF-THEN-ELSE. Ifs embricados.
4 Linguagem C. Editores. Compiladores. Exemplos simples.
5 Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.
6 Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.
7 Mini-teste 1.
8 Vectores; Matrizes.
9 Manipulação de alfanuméricas.
10 Manipulação de alfanuméricas.
11 Introdução à ordenação e pesquisa.
12 Mini-teste 2.
12 Pointers and references.
13 Recursividade
14 Mini-teste 2 e Prova pratica

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos pretendem iniciar um estudante no mundo da programação. Para tal é usado o top-down, algoritmos e traçagem. Como linguagem de programação é usado o C.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

É feita a exploração de conceitos através de exemplos, sendo que as aulas praticas desenvolvem as competências especificas com acompanhamento individual.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escrita  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipa  
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