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Gestão da Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 2017/2018

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Justificar a importância da inovação para a competitividade;
2. Conhecer os principais conceitos e tipos de inovação;
3. Interpretar, relacionar e operacionalizar os diferentes modelos de inovação;
4. Formular estratégias de inovação;
5. Avaliar, selecionar e usar principais instrumentos de gestão da inovação;
6. Elaborar, avaliar e implementar projetos de I&D e de inovação;
7. Explicar a relevância da gestão do conhecimento nas empresas;
8. Avaliar e comparar as diferentes estratégias de proteção da propriedade intelectual;
9. Utilizar ferramentas de gestão da inovação para mapear e medir as atividades inovadoras;
10. Justificar a importância do empreendedorismo para a criação de riqueza e emprego;
11. Compreender o processo de criação de empresas de base tecnológica;
12. Desenvolver Modelos e Planos de Negócios;
13. Comunicar a ideia e o negócio aos potenciais investidores.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a

Método de Ensino

O método expositivo-ativo será utilizado para a leccionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Assim, as aulas são de dois tipos: sessões teórico-práticas e sessões práticas. As sessões teórico-práticas consistem na exposição de conteúdos acompanhada de discussão e interacção frequente aluno-docente e aluno-aluno. As sessões práticas consistirão: i) na aplicação dos conhecimentos transmitidos nas sessões teóricas através da discussão de casos práticos e de textos distribuídos pela docente e da análise de informação diversa; ii) no desenvolvimento da ideia e do modelo de negócio; iii) na realização das apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos.
Utiliza-se ainda uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

I. Inovação
I.1. Introdução: questões e conceitos centrais
I.2. O processo de inovação
I.3. Modelos de inovação
I.4. Estratégia de inovação
I.5. Inovação aberta e redes
I.6. Gestão de projetos de I&D e de inovação
I.7. Gestão do conhecimento e a propriedade intelectual
I.8. Mapeamento e medição da inovação nas empresas

II. Empreendedorismo tecnológico
II.1. O conceito de empreendedorismo
II.2. Ideias e oportunidades
II.3. Empreendedorismo de base tecnológica
II.4. O modelo de negócios
II.5. O plano de negócios
II.6. Investimento e angariação de financiamento

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bessant, J. & Tidd, J. (2015), Innovation and Entrepreneurship, 3rd Edition, Chichester, Wiley.
Tidd, J. & Bessant, J. (2013), Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 5th edition, Chichester, Wiley.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011), Criar Modelos de Negócio, D. Quixote.
Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, 3ª Edição, Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

Audretsch, D. B., Falck, O., Heblich, S. & Lederer, A. (2011), Handbook of Research on Innovation And Entrepreneurship, Edward Elgar.
Bygrave, W. & Zacharakis, A. (2014); Entrepreneurship – 3rd edition, John Wiley & Son.
Chesbrough, H., Vanhaverbeke, W. & West, J. (Ed.)(2014), New Frontiers in Open Innovation, Oxford University Press.
Conway, S. & Steward, F. (2009), Managing and shaping innovation, Oxford University Press.
Hall, B. & Rosenberg, N. (eds.) (2010), Handbook of the Economics of Innovation, Amesterdam, Elsevier.

Planificação Semanal

semana 1 - capítulo I.1
semana 2 - capítulos I.2 e I.3
semana 3 - capítulos I.3 e I.4
semana 4 - capítulos I.5 e I.6
semana 5 - capítulos I.7 e I.8
semana 6 - capítulos II.1 a II.3
semana 7 - capítulo II.4
semana 8 - capítulos II.4 e II.5
semana 9 - capítulos II.5 e II.6

Coerência do programa para com os objetivos

Os capítulos I.1 e I.2 permitem a concretização dos objetivos 1 e 2.
O capítulo I.3 visa a concretização do objetivo 3.
Os capítulos I.4 e I.5 estão associados aos objetivos 4 e 5.
O capítulo I.6 contribui para a prossecução do objetivo 6.
O capítulo I.7 contribui para a concretização dos objetivos 7 e 8.
O capítulo I.8 contribui para a realização do objetivo 9.
O capítulo II.1 permite concretizar o objetivo 10.
Os capítulos II.2 e II.3. estão associados ao objetivo 11.
Os capítulos II.4 e II.5. contribuem para o objetivo 12.
Finalmente, o capítulo II.6 visa o objetivo 13.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas estão fundamentalmente direcionadas para os objetivos 1, 3, 7, 8 e 9.
As aulas práticas estão fundamentalmente direcionadas para os objetivos 2, 4, 5, 6, 10 e 11, 12 e 13.
O trabalho autónomo apoiado por tutorias e traduzido no ensaio individual está fundamentalmente direcionado para os objetivos 2 a 8. Por seu lado, o trabalho de grupo está fundamentalmente direcionado para os objetivos 11 a 13.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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