Como chegar
|
Contactos

Comercio Eletrónico 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Conhecer a evolução do comércio eletrónico desde o seu surgimento até às últimas tendências.
2. Identificar, distinguir e relacionar os conceitos, características únicas, tipologias, estratégias e técnicas de comércio eletrónico
3. Distinguir os modelos de negócios tradicionais dos do comércio eletrónico
4. Interpretar, analisar e resolver, de forma crítica e reflexiva, situações e casos reais e propor soluções para problemas encontrados
5. Aplicar os conhecimentos através da proposta e conceção de um negócio eletrónico

Pré-Requisitos Recomendados

Marketing

Método de Ensino

• Exposição dos conteúdos programáticos, complementada pela visualização de vídeos, websites e pela análise de casos reais e respetiva reflexão e discussão.
• Resolução de casos práticos e reais.
• Realização de um trabalho de grupo para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
• A avaliação consiste na resolução dos casos práticos (30%), realização de um trabalho de grupo (50%), e participação em aula (20%).

Conteúdos Programáticos

1. Comércio Eletrónico: origem e evolução, Ecommerce vs. Ebusiness
2. Conceitos e características únicas do comércio eletrónico, as oportunidades, os riscos e os benefícios do comércio eletrónico
3. Estratégia e técnicas de comércio eletrónico
4. Modelos de negócio eletrónico e tipologias de comércio eletrónico
5. Criação de valor em ambiente virtual
6. Conversões no comércio eletrónico e estabelecimento da relação com o consumidor digital
7. Instrumentos de avaliação do negócio eletrónico
8. Tendências no comércio eletrónico: Social Commerce

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

LAUDON, Kenneth & TRAVER, Carol (2015), ECommerce: Business, Technology, Society, 11ª ed.,New York. Prentice Hall
CHAFFEY, Dave (2009),EBusiness and ECommerce Management: Strategy, Implementation and Practice, 4th ed.,Italy. Prentice Hall
REYNOLDS, Janice (2004),The Complete ECommerce Book: Design, Build, & Maintain a Successful Webbased Business, 2nd ed.,CMP Books

Planificação Semanal

1ª aula - Comércio Eletrónico: origem e evolução, Ecommerce vs. Ebusiness
2ª aula - Conceitos e características únicas do comércio eletrónico, as oportunidades, os riscos e os benefícios do comércio eletrónico
3ª aula - Caso prático
4ª e 5ª aula - Estratégia e técnicas de comércio eletrónico
6ª aula - Modelos de negócio eletrónico e tipologias de comércio eletrónico
7ª aula - Criação de valor em ambiente virtual; Caso Prático
8ª aula - Conversões no comércio eletrónico e estabelecimento da relação com o consumidor digital
9ª aula - Instrumentos de avaliação do negócio eletrónico; Tendências no comércio eletrónico: Social Commerce
10ª aula - Apresentações de trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

Para o primeiro objetivo contribuem os pontos 1 e 8 do programa.
O segundo objetivo é cumprido através da abordagem dos pontos 2, 3 e 4, sendo que o 4º ponto permite também
cumprir o 3º objetivo definido.
Os pontos 5, 6 e 7 permitem cumprir o 4º objetivo e o 5º e último objetivo, sendo um objetivo mais integrador, encontra-se refletido nos pontos 3 a 6 do programa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A exposição dos conteúdos programáticos, complementada pela visualização de vídeos, websites e pela análise de casos reais e respetiva reflexão e discussão está inerente aos pontos 1, 2, 3, 4 e 8 do programa, dado tratarem-se de conceitos e fundamentos de cariz mais teórico.
Os pontos 3 a 6 do programa serão abordados de forma mais específica através da realização de um trabalho de grupo, no qual os estudantes terão de aplicar os conhecimentos adquiridos.
Por fim, a resolução de casos práticos e reais será a metodologia inerente à abordagem dos pontos 5 e 7 do programa.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Liderança  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.