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Economia da Saúde 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Pretende-se, que no final da unidade curricular, os estudantes sejam capaz de: (i) Analisar criticamente a realidade do Setor da Saúde em Portugal do ponto de vista da Economia da Saúde e identificar os seus problemas e possíveis soluções; (ii) Compreender os conceitos e instrumentos da microeconomia e aplicar a questões relacionadas com a procura e a oferta de cuidados de saúde;(iii) Saber utilizar as técnicas de avaliação económica e (iv) compreender a importância crescente desempenhada pelo setor dos seguros na saúde e da intervenção governamental

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de microeconomia e conhecimentos básicos de matemática

Método de Ensino

A metodologia adotada é do tipo expositivo-ativo, utilizando-se simultaneamente os meios, expositivo e interrogativo. No decurso das aulas, a docente recorre a técnicas pedagógicas como a comunicação oral, a demonstração, a utilização de perguntas e a discussão de estudos de casos concretos e reais. A componente teórica será solidificada com a realização de trabalhos individuais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. A relevância da economia no setor da saúde
1.2. Breve descrição do SNS português com análise de dados macroeconómicos
1.3. Ferramentas microeconómicas na economia da saúde
2. O mercado de bens e serviços em Saúde - Especificidades do setor da saúde
2.1. A Procura de bens e serviços em saúde
2.1.1. Abordagem de Grossman
2.1.2. Abordagem da teoria do consumidor
2.2. O prestador e a oferta
3. Avaliação económica em saúde
4. Procura e Oferta de Seguros de Saúde
5. O papel do Estado no mercado da saúde

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Barros, P. (2013). Economia da Saúde - Conceitos e Comportamentos. 2nd ed. Edições Almedina
-Culyer, A.; Newhouse, J. (2003) – Handbook of Health economics. Elsevier. Amsterdan
- Folland S., Goodman A., Stano M. (2008). A economia da saúde, 5ª ed. Bookman
- Folland S., Goodman A., Stano M. (2016). The economics of health and health care, 7th Edition, Prentice Hall
- Phelps, C. (2012) Health Economics 5th edition. Addisson Wesley

Bibliografia Complementar

- Bhattacharya, J.; Hyde, T.; Tu, P. (2013) – Health Economics – Palagrave Macmillan.
- McGuire, A.; Henderson, J.; Mooney, G. (1988) - The economics of health care: An introductory text – Routledge & Kegan Paul. London. New York
- Pereira, J. (2004) Economia da Saúde: Glossário de termos e conceitos. Documento de trabalho 1/93 (4ª Edição). APES, Lisboa.

Planificação Semanal

Semanas 1-2 - Cap 1. Introdução
Semanas 3 - 7 - Cap 2. O mercado de bens e serviços em Saúde - Especificidades do setor da saúde
Semanas 8 - 10 - cap 3. Avaliação económica em saúde
Semanas 11-12 - cap 4. Procura e Oferta de Seguros de Saúde.
Semanas 13 - 15 - cap 5. O papel do Estado no mercado da saúde

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram definidos para possibilitar aos estudantes adquirir conhecimentos que permitam alcançar os diferentes objetivos. Nomeadamente, os conteúdos do capítulo 1 pretendem atingir o primeiro objetivo, enquanto que os conteúdos dos capítulos 2 e 3, têm o propósito de alcançar os objetivos 2 e 3, respetivamente. Os conteúdos programáticos 4 e 5 pretendem atingir o objetivo 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A conjugação de uma exposição teórica da matéria com uma interpretação de casos reais e concretos de problemas associados ao setor da saúde permite ao estudante desenvolver um raciocínio e uma intuição económica que lhes permite atingir os objetivos definidos, nomeadamente, analisar criticamente a realidade do Setor da Saúde em Portugal; compreender a aplicação dos instrumentos da microeconomia a questões relacionadas com a procura e a oferta de cuidados de saúde; saber utilizar as técnicas de avaliação económica e compreender a importância crescente desempenhada pelo setor dos seguros na saúde e da intervenção governamental.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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