Como chegar
|
Contactos

Contabilidade Geral 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Conhecer e compreender os elementos básicos do mecanismo contábil, suas práticas e fundamentos teóricos;
2. Compreender a contabilidade enquanto sistema de informação;
3. Identificar os impactos das operações na situação patrimonial;
4. Analisar e registar contabilisticamente os factos patrimoniais mais comuns da vivência empresarial de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

Em contexto de aula é utilizada uma metodologia teórico-prática que visa fomentar a aprendizagem ativa dos alunos por via da demonstração:
- Antes de cada aula ser lecionada, é facultado ao aluno (via plataforma de E-learning, Moodle) o material de apoio para que este se familiarize previamente com o tema;
- Em aula, o docente procede à explanação teórica das matérias, alicerçada em casos que simulam problemas da prática contabilística relacionada, promovendo uma fusão natural entre a teoria e a prática.
A metodologia descrita é complementada pela experiência prática no software Primavera.

Conteúdos Programáticos

1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS GENÉRICOS
2. INVENTÁRIOS E ATIVOS BIOLÓGICOS
3. IVA E OPERAÇÕES COM TERCEIROS
4. ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS E ATIVOS INTANGÍVEIS

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J. & Fernandes, S. (2016). Contabilidade Financeira Explicada- Manual Prático (2.ª Edição). Vida Económica.

Rodrigues, João (2015). Sistema de Normalização Contabilística – SNC Explicado (5.ª edição). Porto Editora.

Comissão de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt

Material facultado pelo docente.

Bibliografia Complementar

Borges, A., Rodrigues, A., e Rodrigues, R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral (26ª edição). Áreas Editora.

Costa, C.B. & Alves, G.C. (2013). Contabilidade Financeira (8ª edição). Lisboa: Rei dos Livros.

Monteiro, S. M.S. (2013). Manual de Contabilidade Financeira. Porto: Grupo Editorial Vida Económica.

Planificação Semanal

1/4. Fundamentos Teóricos Genéricos
5/6. Inventários e Ativos Biológicos
7. 1.º Teste
7/9. IVA e Operações com Terceiros
10. Prática em software Primavera
11/13. Ativos Fixos Tangíveis e Ativos Intangíveis
14. Prática em software Primavera
15. 2.º Teste

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão adaptados aos objetivos, sendo aqueles desenvolvidos de acordo com a evolução pretendida da aprendizagem, desde a apresentação dos conceitos introdutórios e básicos da Contabilidade Geral até temas mais específicos da relevação contabilística e movimentação de contas. Em concreto, os objetivos 1 e 2 são promovidos através do conteúdo programático 1; o objetivo 3 é concretizado a partir de todos os conteúdos programáticos (1 a 4), e, finalmente, o objetivo 4 resulta dos conteúdos programáticos 2 a 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dada a natureza eminentemente quantitativa e técnica da unidade curricular, todos os objetivos de aprendizagem são promovidos através de uma metodologia de ensino teórico-prática. Assim, e para todos os pontos constantes do programa, em aula o docente procede à explanação teórica das matérias, invariavelmente apontando exemplos práticos relevantes. É privilegiada a análise/resolução de inúmeros casos práticos em aula pela oportunidade que encerram para ilustração dos postulados teóricos. O acesso prévio ao material de suporte das aulas permite um melhor acompanhamento de todas as matérias, bem como o suscitar e amadurecer de dúvidas que são positivamente acolhidas e aclaradas durante o tempo de aula. É privilegiada a ligação da unidade curricular à prática laboral através do uso do software Primavera em contexto de aula.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.