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Marketing Analítico 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Explicar a importância de definir e utilizar métricas em Marketing
ii. Alinhar o marketing analítico com a estratégia da organização
iii. Desenvolver e planificar um processo de marketing analítico
iv. Identificar e aplicar métricas de marketing ajustadas aos objectivos organizacionais
v. Distinguir os tipos de dados e as categorias de variáveis
vi. Desenvolver um plano de recolha, organização e tratamento de dados
vii. Distinguir e aplicar análises descritivas, preditivas e prescritivas
viii. Identificar, medir e interpretar relações entre as variáveis de marketing
ix. Tomar decisões em Marketing com base em factos e dados

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

A metodologia de ensino recorre a métodos expositivos e demonstrativos, que permitam a apresentação dos conteúdos. Os métodos activos e participativos serão evidenciados na análise de casos e exemplos.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento do marketing analítico nas organizações
2.Marketing analítico como processo
2.1. Identificação de métricas
2.2. Análise das métricas
2.3. Definição de acções de melhoria e tomada de decisão
2.4. Auditoria ao processo
3. Categorias de métricas de marketing
3.1. Métricas orientadas à estratégia
3.2. Métricas orientadas ao consumidor
3.3. Métricas orientadas ao processo de marketing
4. Processo de geração de métricas
4.1. Dados secundários e dados primários
4.2. Categorias de variáveis
4.3. Recolha, organização e tratamento de dados
5. Análise das métricas
5.1. Análises descritiva
5.2. Análises preditivas
5.3. Análises prescritivas
6. Tomada de decisão baseada em métricas
6.1. Apresentação das análises
6.2. Visualização integrada: o dashboard
6.3. Auditoria ao processo de marketing analítico

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Farris, Paul W. et al. (2009) Key Marketing Metrics, Harlow, Pearson Education
Grigsby, Mike (2015) Marketing Analytics: A Practical Guide to Real Marketing Science, London, Kogan Page
Rackley, Jerry (2015) Marketing Analytics Roadmap: methods, metrics, and tools, New York, Apress (Springer)
Artun, O. and Levid, D. (2015) Predictive Marketing: Easy Ways Every Marketer Can Use Customer Analytics and Big Data, New Jersey, John Wiley & Sons

Bibliografia Complementar

Sauro, Jeff (2015) Customer Analytics for Dummies, New Jersey, John Wiley & Sons
Hair, J.F. et al (2014) Multivariate Data Analysis, 7th ed., Harlow, Pearson Education
Pallant, Julie (2005) SPSS Survival Manual, 2nd ed., Crows Nest (Australia), Allen & Unwin

Planificação Semanal

Sessão 1: 1. Enquadramento do marketing analítico nas organizações
Sessão 2: 2. Marketing analítico como processo
Sessão 3: 3. Categorias de métricas de marketing
Sessão 4: 3. Categorias de métricas de marketing
Sessão 5: 4. Processo de geração de métricas
Sessão 6: 4. Processo de geração de métricas
Sessão 7: Apresentação intermédia
Sessão 8: 5. Análise das métricas
Sessão 9: 5. Análise das métricas
Sessão 10: 5. Análise das métricas
Sessão 11: 5. Análise das métricas
Sessão 12: 6. Tomada de decisão baseada em métricas
Sessão 13: 6. Tomada de decisão baseada em métricas
Sessão 14: 6. Tomada de decisão baseada em métricas
Sessão 15: Apresentação de projecto aplicado

Coerência do programa para com os objetivos

O objectivo i. é atingido através dos conteúdos 1.1 e 1.2.
O objetivo ii. é atingido através dos conteúdos 1.3 ao 1.5.
O objectivo iii. é atingido através dos conteúdos 2.1 ao 2.5
O objectivo iv. é atingido através dos conteúdos 3.1 ao 3.3
O objectivo v. é atingido através dos conteúdos 4.1 e 4.2
O objectivo vi. é atingido através do conteúdo 4.3
Os objectivos vii. e viii. são atingidos através dos conteúdos 5.1 ao 5.3
O objectivo ix. é atingido através dos conteúdos 6.1 ao 6.3

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objectivos i., ii. e v. são concretizados através de métodos expositivos, seguidos de métodos demonstrativos, de modo a ilustrar os conhecimentos, nomeadamente recorrendo a análise de exemplos de boas práticas.
O objectivo iii. é concretizado através de métodos expositivos, seguidos de métodos demonstrativos, de modo a ilustrar os conhecimentos, nomeadamente recorrendo a análise de exemplos de boas práticas. Os métodos activos e participativos permitirão estimular a aplicação e execução de tarefas, bem como a intervenção dos alunos.
Os objectivos iv. e vi. ao ix. são concretizados através de métodos expositivos, seguidos de métodos demonstrativos, de modo a ilustrar os conhecimentos. Os métodos activos e participativos permitirão estimular a aplicação e execução
de tarefas, bem como a intervenção dos alunos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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