Como chegar
|
Contactos

Política Económica 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular o aluno deverá:
1. identificar os principais instrumentos de política económica;
2. compreender o processo de elaboração da política económica;
3. compreender as diferenças e complementaridades da análise económica e política;
4. compreender e utilizar os principais conceitos da teoria da política económica;
5. compreender e aplicar a teoria da política económica
6. desenvolver a análise crítica dos impactes da política económica e compreender os debates actuais.

Pré-Requisitos Recomendados

Microeconomia, Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira e Crescimento Económico

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas.
A componente teórica é essencialmente caraterizada pela exposição oral dos conteúdos programáticos, sendo incentivada a participação dos alunos a partir de métodos ativos de ensino. Para o aprofundamento das matérias desenvolvidas os alunos deverão ler diversos capítulos de livros seminais.
A componente prática tem como principal objetivo aplicar a matéria teórica lecionada.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais de Política Económica
2. Politica Orçamental (PO)
3. Política Fiscal (PF)
4. Política Monetária (PM)
5. Política Cambial (PC)
6. Políticas de Crescimento Económico (PCE).

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bénassy-Quéré, Agnès, Coeuré, Benoît, Jacquet, Pierre and Pisani-Ferry, Jean (2010), Economic Policy: Theory and Practice, Oxford University Press.

Bibliografia Complementar

Alesina, Alberto, and Guido Tabellini. (2007). “Bureaucrats or Politicians? Part I: A Single Policy Task.” American Economic Review 97: 169-179;
Akerlof , George (1970), The Market for "Lemons": Quality Uncertainty and the Market Mechanism, The Quarterly Journal of Economics, Vol. 84,
No. 3 (Aug., 1970), pp. 488-500;
Clarida, R, J. Gali, and M. Gertler (1999), "The Science of Monetary Policy: A New Keynesian Perspective", Journal of Economic Literature, 37. pp. 1661-707.
Persson, T. (1998), "Economic Policy and special interest politics", The Economic Journal, 108, pp. 310-27.
Sutherland, A. (1997), "Fiscal crises and aggregate demand: can high public debt reverse the effects of fiscal policy?", JPE, 65. pp. 147-62.
Rogoff, K. (1985), "The optimal degree os Commitment to an Intermediate Monetary Target", Quarterly Journal of Economics, 100. pp. 45-78.
Solow, R. (1956), "A Contribution to the Theory of Economic Growth"

Planificação Semanal

Semanas 1 - 3: Capítulo 1
Semanas 4- 6: Capítulo 2
Semana 7 - 8: Capítulo 3
Semanas 9 - 11: Capítulo 4
Semanas 12 - 13: Capítulo 5
Semanas 14 - 15: Capítulo 6
Semana 16 - Teste Final

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos do programa foram desenhados para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos e actualizados nos principais temas da política económica.
Objectivo 1 - todos os capítulos
Objectivo 2 - capítulo 1
Objectivo 3 - capítulo 1
Objectivo 4 - todos os capítulos
Objectivo 5 - capítulos 2-4
Objectivo 6 - capítulos 2-4

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A componente teórica das aulas permite aos alunos contextualizar a Política Económica como uma aplicação avançada de questões micro e macro económicas. A componente prática das aulas permite aos alunos interpretar os vários indicadores económicos e perceber as suas implicações. O sistema de avaliação adotado na unidade curricular fomenta a análise e discussão dos problemas na aula e valorizar a capacidade de análise e de argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)