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Economia Monetária e Financeira 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Obtendo aproveitamento a esta unidade curricular, o estudante deverá:
1. Descrever a organização e segmentação dos mercados financeiros
2. Explicar o conceito de “moeda” e a sua evolução histórica
3. Descrever o mecanismo de criação de moeda (multiplicador)
4. Descrever e explicar as teorias principais da “procura de moeda”
5. Descrever os principais conceitos da política monetária
6. Explicar o modo de execução da política monetária na Europa.

Pré-Requisitos Recomendados

Macroeconomia

Método de Ensino

Método expositivo, com recurso à projeção de slides. Apresentação de casos e resolução de exercícios práticos. Recurso a métodos de ensino ativo, como apresentação de vídeos e sala invertida.
Avaliação mista, com a realização de dois testes.

Conteúdos Programáticos

1. Sistema financeiro
1.1 Introdução ao sistema financeiro
1.2 Financiamento da economia
1.3 Segmentação dos mercados financeiros
1.4 Tipos de intermediários financeiros
1.5 Regulação do sistema financeiro
2. Moeda
2.1 Conceito de moeda
2.2 Funções da moeda
2.3 Evolução histórica e formas da moeda
2.4 Evolução dos sistemas monetários
3. Procura de Moeda
3.1 Teoria quantitativa da moeda
3.2 Teoria keynesiana da preferência pela liquidez
3.3 Teorias neokeynesianas da procura de moeda
3.4 A teoria neoquantitativa de Friedman
4. Oferta de moeda
4.1 O Sistema Europeu de Bancos Centrais
4.2 Os agregados monetários e respectivas contrapartidas
4.3 O multiplicador monetário e o processo de criação de moeda
5. Política Monetária
5.1 Introdução
5.2 Objetivos da política monetária
5.3 Instrumentos da política monetária
5.4 Banco Central Europeu e execução da política monetária na Europa
5.5 O mecanismo de transmissão da política monetária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ABREU, Margarida; Cândida FERREIRA; António AFONSO e Vítor ESCÁRIA, Economia Monetária e Financeira, 2012,
2ª edição, Escolar Editora

MISHKIN, Frederic S., The Economics of Money, Banking and Financial Markets, 11th edition, 2016, Prentice-Hall.

FONSECA, José Soares; Economia Monetária e Financeira, 2015, 2ª edição, Imprensa da Universidade de Coimbra

Banco Central Europeu, The Monetary Policy of the ECB, BCE, 2011, 3rd edition
Disponível em:
http://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/other/monetarypolicy2011en.pdf?276140ebfc76fe6a47d23ce3b80556f3

Banco Central Europeu, A Estabilidade de preços é importante porquê, 2011
Disponível em:
http://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/other/price_stability_web_2011pt.pdf?d8d041bb85c6ce958bd5732824840541

Banco Central Europeu, A Execução da Política Monetária na Área do Euro, 2012
Disponível em:
http://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/other/gendoc201109pt.pdf?29504797e37300904cf480a13d6bae16
Filmes e outros documentos disponíveis no sítio do BCE.

Bibliografia Complementar

LEÃO, Emanuel Reis; LEÃO, Pedro e LAGOA, Sérgio, Política Monetária e Mercados Financeiros, 2012, 2ª edição, ISBN:
9789726186410, Edições Sílabo

Planificação Semanal

Semana 1:
Apresentação da unidade curricular, do docente e do regime de avaliação
Introdução ao capítulo 1

Semana 2:
Capítulo 1: Sistema Financeiro
1.1 Introdução ao sistema financeiro
1.2 Financiamento da economia
1.3 Segmentação dos mercados financeiros
1.4 Tipos de intermediários financeiros
1.5 Regulação do sistema financeiro

Semana 3:
Capítulo 2: A Moeda
2.1 Conceito de Moeda
2.2 Funções da Moeda
2.3 Evolução histórica e formas da moeda
2.4 Evolução dos sistemas monetários

Semana 4:
Capítulo 3: Procura de Moeda
3.1 Teoria Quantitativa da Moeda
3.2 Teoria Keynesiana da Preferência pela Liquidez

Semana 5:
Capítulo 3: A Procura de Moeda (cont.)
3.2 Teoria Keynesiana da Preferência pela Liquidez
Resolução de exercícios

Semana 6:
3.3. Teorias neokeynesianas da procura de moeda
Resolução de exercícios

Semana 7:
Abordagem de Tobin
3.4 A teoria Neoquantitativa de Friedman
4. Oferta de Moeda
4.1 O Sistema Europeu de Bancos Centrais

Semana 8:
4.2 Os Agregados Monetários e Respectivas Contrapartidas
Balanços do Banco Central, Outras Instituições Monetárias e Consolidado
Agregados Monetários

Semana 9:
Miniteste

Semana 10:
4.3 O multiplicador monetário e o processo de criação de moeda
Multiplicadores monetários e do crédito
Modelos de criação de moeda com reservas legais/segurança
Multiplicadores dos agregados monetários e alterações dos mesmos

Semana 11:
Resolução de exercícios sobre o processo de criação de moeda

Semana 12:
Resolução de exercícios sobre o processo de criação de moeda (conclusão)

Semana 13:
5. Política Monetária
5.1 Introdução
5.2 Objetivos da Política Monetária
5.3 Instrumentos da Política Monetária
5.4 BCE e Execução da Política Monetária na Europa

Semana 14:
Operações de mercado aberto
Emissão de certificados de dívida
Leilões de taxa fixa e de taxa variável
Resolução de exercícios

Semana 15:
5.5 O mecanismo de transmissão da política monetária

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos e são desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos conteúdos, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto. Para os objetivos 1 e 2 concorrem diretamente os conteúdos programáticos referidos nos capítulos 1 e 2. Já o capítulo quatro dos conteúdos programáticos está fortemente associado ao objetivo 3, enquanto que o objetivo 4 é alcançado pelo abordagem dada no capítulo 3. Finalmente, os objetivos 5 e 6 serão prosseguidos através dos temas abordados no capítulo 5 dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para atingir os diferentes objetivos de aprendizagem recorrer-se-á sempre, em primeiro lugar, ao método expositivo. A exposição teórica das matérias acompanhada de exemplificações reais e atuais permite aos estudantes reconhecer a importância dos conteúdos lecionados. A relação e interdependência entre a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática permitem ainda alimentar o interesse dos estudantes pela economia monetária e, em particular, pelas questões monetárias da actualidade. A realização de exercícios e a apresentação de casos complementam a exposição e concorrem para o alcançar dos objetivos.

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