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Contabilidade de Gestão 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
- Entender o custeio baseado em atividades e nos custos padrões;
- Dominar as relações entre os gastos-volume-resultados;
- Compreender a informação contabilística e a tomada de decisões;
- Saber planear e fazer orçamentos.

Pré-Requisitos Recomendados

Contabilidade Geral e Contabilidade Analítica.

Método de Ensino

Adotar-se-á uma metodologia caracterizada pela coexistência do modelo expositivo com o modelo interativo.
Incentivar-se-á a participação ativa dos alunos nas aulas.
Como estratégia para a prossecução dos objetivos da disciplina, promover-se-á a realização de trabalhos práticos com apresentação na própria aula.
Os alunos serão incentivados a desenvolver uma atividade de permanente pesquisa bibliográfica depois de obterem a necessária orientação.
Nas aulas de cariz mais prático incentivar-se-á a independência no raciocínio e na resolução de exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

1.O custeio baseado nas atividades
1.1.A repartição tradicional dos gastos
1.2.O ABC e o método dos centros de gastos
1.3.As atividades e os indutores de gastos
2.Custos padrões
2.1.Vantagens
2.2.Distinção entre padrões e orçamentos
2.3.Tipos padrões
2.4.O padrão mão-de-obra
2.5.O padrão gastos gerais de fabrico
3.Relações gastos – volume – resultados
3.1.Alternativas de custeio
3.2.Variabilidade dos gastos
3.3.Ponto crítico das vendas
3.4.A margem de segurança
4.A informação contabilística e a tomada de decisões
4.1.A contabilidade analítica e o SI
4.2.A incerteza
4.3.O EVA
4.4.O just in time
4.5.Os gastos e a gestão da qualidade
4.6.Os gastos e os preços de transferência
5.Planeamento e orçamentos
5.1.A gestão orçamental
5.2.Vantagens
5.3.Orçamentos
5.4.Desvios
5.5.Orçamento de base zero
6.Os orçamentos de exploração
6.1.De vendas
6.2.Dos gastos variáveis
6.3.Das existências
6.4.Dos gastos de produção
6.5.Dos custos de transformação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Caiado, A. (2012). Contabilidade Analítica e de Gestão, 7ª Edição, Áreas Editora.
- - Drury, Colin (2011): Management and cost accounting, 7ª edição, Thomson Learning,London.
- Ferreira, D.; Caldeira C., Asseiceiro J.; Vieira, J.; Vicente, C. (2014). Contabilidade de Gestão – Estratégia de Custos e de Resultados, 1ª Edição, Edições Rei dos Livros.
- Franco, V.; Morais, A.; Oliveira, A.; Major, M.; Serrasqueiro, R.; Jesus, M.; Oliveira, B. (2012). Temas de Contabilidade de Gestão, 3ª Edição, Livros Horizonte

Bibliografia Complementar

Neves, João Carvalho (2010). Análise Financeira, 11ª edição, Texto Editora.
Kaplan Robert e Norton David (2009), Prémio de Execução, Editora Atual/Harvard Business.

Planificação Semanal

1
1.O custeio baseado nas atividades
1.1.A repartição tradicional dos gastos e o ABC
1.2.O ABC e o método dos centros de gastos
1.3.As atividades e os indutores de gastos

2
1.4.Comentários críticos
1.5.Exercícios práticos de aplicação

3
2.Custos padrões
2.1.Vantagens dos gastos padrões
2.2.Distinção entre padrões e orçamentos
2.3.Tipos padrões
2.4.O padrão mão-de-obra

4
2.5.O padrão Gastos gerais de fabrico
2.5.1.Definição
2.5.2.O orçamento flexível
2.5.3.Os desvios de gastos gerais de fabrico
2.6.Tratamento contabilístico dos desvios
2.7.Exercícios práticos de aplicação

5
3.Relações gastos – volume – resultados
3.1.Alternativas de custeio e de resultados
3.2.A variabilidade dos gastos
3.3.Ponto crítico das vendas
3.4.A margem de contribuição e de segurança

6
3.5.Ponto crítico para múltiplos produtos
3.5.1.Em função do valor das vendas
3.5.2.Em função das margens mais elevadas
3.5.3.Em função do mix das vendas

7
3.6.Limitações do ponto crítico
3.7.Exercícios práticos de aplicação

8
4.A informação contabilística e a tomada de decisões
4.1.A contabilidade analítica e o sistema de informação
4.2.A incerteza na tomada de decisão
4.3.O EVA – Economic Value Added

9
4.4.Os gastos de gestão de stocks – o just in time
4.5.Os gastos e a gestão da qualidade
4.6.Os gastos e os preços de transferência
4.7.Exercícios práticos de aplicação
Teste de Avaliação

10
5.Planeamento e orçamentos
5.1.A gestão orçamental
5.2.Vantagens da gestão orçamental
5.3.Orçamentos da empresa

11
5.4.Orçamento rígido e flexível
5.5.Desvios
5.6.Orçamento de base zero
5.7.Exercícios práticos de aplicação

12
6.Os orçamentos de exploração
6.1.O orçamento de vendas
6.1.1.O mercado da empresa
6.1.2.O orçamento de vendas
6.1.3.Exercício prático
6.2.Orçamento dos gastos variáveis
6.2.1. Gastos variáveis
6.2.2. Gastos fixos

13
6.3.O orçamento das existências de produtos acabados
6.3.1.A política de aprovisionamento
6.3.2.O orçamento das existências de produtos acabados
6.4.O orçamento dos gastos de produção
6.4.1.O programa de fabrico
6.4.2.A previsão dos consumos

14
6.5.O orçamento dos custos de transformação
6.5.1.A previsão da atividade das secções fabris
6.5.2.Os orçamentos dos gastos das secções

15
6.6.O orçamento das compras e das existências de matérias
6.6.1.A previsão de compras
6.6.2.O orçamento das existências de matérias
6.7.Exercícios práticos de aplicação

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos que se pretendem atingir. Assim, para os objetivos de entender o custeio baseado em atividades e os custos padrões, são estudadas as metodologias do ABC e dos custos padrões e efetuados exercícios práticos de aplicação. Quanto ao objetivo de dominar as relações entre os gastos-volume-resultados é apresentada a teoria dos gastos-volume-resultados e efetuados exercícios de aplicação. Para o objetivo de compreender a informação contabilística e a tomada de decisões, são apresentados os conceitos do EVA e do just-in-time e realizados exercícios práticos de aplicação. Quanto ao objetivo de planear e fazer orçamentos, são estudados, efetuados e analisados orçamentos de exploração.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para todos os objetivos da aprendizagem é utilizado o método expositivo com debate de ideias e expressão de opinião fundamentada. Através da utilização de uma metodologia expositiva, com um modelo interativo e com o incentivo a participação dos alunos visa-se a operacionalização de conceitos e o conhecimento das metodologias e práticas do custeio baseado em atividades e dos custos padrões. Os alunos ao serem incentivados a desenvolver uma atividade de permanente pesquisa, desenvolvem capacidades no âmbito da contabilidade de gestão, nomeadamente no domínio da compreensão dos aspetos da relação custo-volume-resultados e a compreensão e aplicação do EVA e do just-in-time. Através do debate de ideias e da permanente resolução de problemas, visa-se compreender e analisar o planeamento e os orçamentos da empresa e aquilatar da importância do seu conhecimento e cumprimento.

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