Como chegar
|
Contactos

Estratégica Empresarial 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A. Avaliar, interpretar, combinar e explicar vários modelos de análise e gestão estratégica empresarial. B. Interpretar, aplicar os diversos modelos de gestão estratégica a casos concretos. C. Saber comunicar as conclusões sobre os estudos de diagnóstico e análise estratégica efetuados. D. Desenvolver a habilidade de categorizar, compilar, resumir a informação de um diagnóstico de análise estratégica. E. Avaliar de que forma as sistemas e tecnologias de informação podem suportar ou criar novos modelos de negócio F. Sistematizar as principais tendências digitais que podem influenciar o rumo e os modelos de negócio das empresas

Pré-Requisitos Recomendados

NA

Método de Ensino

A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos. B. Aplicação do método demonstrativo (técnica guiada) com análise de situações reais e discussão em sala de aula (método do caso). C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos com indicação dos pontos fortes e das áreas a melhorar em trabalhos futuros. D. Seminários/Workshops.

Conteúdos Programáticos

1.Abordagem ao estudo de diagnóstico e análise estratégica. 1.1.Metodologias de estudo. 1.2.Diagnóstico de análise estratégica. 2.Diagnóstico e análise estratégica. 2.1.Segmentação estratégica e de mercado. 2.2.A Problemática estratégica. 2.3.Análise do meio ambiente externo e da concorrência. 2.4.Matrizes estratégicas. 2.5.Lista de opções estratégicas e identificação de FCS. 2.6.Quadro de referência fundamental da empresa. 3.Estudo de pertinência e análise estratégica:Modelo de negócio/modelo de negócio digitais 3.1.Vocação, finalidade, cultura. 3.2Quadro de posicionamento estratégico. 3.3Teste e viabilidade estratégica. 3.4.Prospetiva estratégica. 4.Sistemas e Tecnologias de Informação(STI) e a estratégia organizacional 4.1.Os STI como alavanca de mudanças 4.2.O papel dos STI 4.3Práticas de alinhamento 5. Implementação e análise estratégica. 5.1Opções estratégicas. 5.2.Plano, Proposta e Orçamento. 5.2.Quadro de ações gerais e específicas. 6.Estudo de controlo e análise estratégica.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

GHEMAWAT, Pankaj (2011), "Mundo 3.0: La Prosperidad Global y las Vías para Alcanzarla", DEUSTO. MAGRETTA Joan, PORTER Michael (2012), “Understanding Michael Porter: The Essential Guide to Competition and Strategy”, Harvard Business Review. MARCEL Assen Van, BERG Gerben van & PIETERSMA Paul, “Key Management Models”, FT Prentice Hall. MONTGOMERY, Cynthia a. (2012), “The Stragist – Be Leader Your Business Needes”, Harper Collins Publish. OLIVIER Meier, (2005), "Diagnostc Stratégique", Dunod, Paris. RICHARD, P. Rumelt (2012), “Good Strategy, Bad Strategy”, Profile Boocks Ltd. SPENSER, J. C. (2014), “Business Strategy – Managing Uncertainty Opportunity & Enterprise”, Oxford University Press. VAN DEN BERG Gerben, PIETERSMA Paul (2014) “Key Managment Models”, Pearson Education Limited. WARD, J., (2016), The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy, Wiley

Bibliografia Complementar

a completar brevemente

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos (1) permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (1). Por sua vez, os conteúdos (2) permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (2). Os conteúdos programáticos (3 e 5 ) permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (3). Já os conteúdos programáticos (6) permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (5). O conteúdos programáticos 4 permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (5 e 6)

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os métodos de ensino (A) permitirá ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (1.5 e 6). Por sua vez, o métodos de ensino (B e C) permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (2 ). Os métodos de ensino (C ) permitirão ao aluno atingir o objetivo de aprendizagem (3, 4 and 6).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliação Sim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação Sim
Capacidade de investigação Sim
Comunicação oral e escrita Sim
Resolução de problemas Sim
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipa Sim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.