Como chegar
|
Contactos

Sistemas de Informação para a Gestão 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

(1) Descrever o conceito "sistema de informação"
(2) Identificar o papel dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações
(3) Conhecer o impacto dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações
(4) Conhecer e caraterizar tipos de sistemas e tecnologias de Informação
(5) Identificar as melhores praticas a adotar para aumentar o impacto do STI
(6) Interpretar modelos de processos de negócio
(7) Utilizar sistemas de Informação; Software Primavera (ERP) e Qlickview (BI); Excel avançado

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum

Método de Ensino

Recorrer-se-á a diferentes estratégias da aprendizagem ativa (discussão em grupo e inter-grupos, brainstorming, casos de estudo, entre outras), método expositivo, seminários, prática guiada e exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

1. Sistemas de Informação nas Organizações
a. O papel das TIs nos SI
b. Impacto dos SI nas organizações
2. Sistemas de Informação e a estratégia organizacional
a. Praticas a adotar
3. Diferentes tipos de sistemas de informação: carteristicas e funcionalidades
4. Modelação de processos de negócio
5. Utilização de um ERP (Primavera) e um BI (Qlickview); Excel Avançado

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Pearlson, K.E. e C. S. Saunders, Managing and Using Information Systems A Strategic Approach, John Wiley & Sons, 2016
Chaffey, D. e Wood S., Business Information Management: Improving Performance Using Information Systems, Prentice Hall, 2014
Olson, D., Kesharwani, S., Enterprise Information Systems Contemporany Trends and issues, World Scientific, 2010

Bibliografia Complementar

consultar moodle

Planificação Semanal

SEMANA 1: Apresentação da unidade curricular, objetivos de aprendizagem e avaliação; Conceito de Sistema de Informação; Tecnologias e sistemas de informação nas organizações
SEMANA 2: EXCEL
SEMANA 3:Impacto dos SI nas organizações; Alinhamento dos Si com a estratégia organizacional: melhores práticas
SEMANA 4: Diferentes tipos de sistemas de informação: ERP, CRM, BI, SCM e outros
SEMANA 5: Avaliação (teste escrito); Modelação de processos de negócio
SEMANA 6 - 9: PRIMAVERA SW (ERP)
SEMANA 10: Prova Prática individual
SEMANA 11: Trabalho grupo: PRIMAVERA SW
SEMANA 12-13: QlickView (BI)
SEMANA 14: Apresentação Trabalho
SEMANA 15: Apresentação trabalho; Entrega Portfolio

Coerência do programa para com os objetivos

Através da apresentação dos SI organizações os alunos ficarão capazes de Identificar o papel dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações . De forma a ficarem aptos para conhecer o impacto dos sistemas e tecnologias de Informação na gestão das organizações e a identificar as melhores praticas a adotar para aumentar o impacto do STI serão apresentados novos modelos de negócio suportados pelos STI, discutida a necessidade do alinhamento do SI com a estratégia organizacional e das melhores práticas a adotar. Finalmente através da apresentação e caracterização de diferentes tipos de STI os alunos ficarão capazes de caraterizar diferentes tipos de STI e definir SI. Através de exemplos e de exercicios praticos os alunso ficarão a saber interpretarmodelos de processos de negócio. Através da demonstração e prática guiada os alunos ficarão capazes de utilizares diferentes sistemas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para qualquer um dos cinco primeiros objetivos de aprendizagem recorrer-se-á sempre a diferentes estratégias da aprendizagem ativa. Através de pesquisas em grupo e discussão inter-grupos os alunos descreverão o conceito de sistema de informação e identificarão o papel das tecnologias de informação nos sistemas de informação. Através de leituras guiadas, visualização de vídeos e discussão em grupo e inter-grupos os alunos reconhecerão o impacto dos sistemas de informação nas organizações e identificarão as melhores práticas a adotar para aumentar o impacto os STI. Para que os alunos fiquem a saber caracterizar tipos de sistemas de informação (ERP, CRM, BI e SCM) recorrer-se-á ao método expositivo com interpolação pelos alunos. Para qualquer um destes objetivos no final das aulas colocar-se-ão questões para se conciliarem conceitos e elaborar-se-á o mapa de conceitos. Através de exemplos e exercícios práticos os alunos ficarão a saber ler modelos de processos de negócio, Através da demonstração prática e prática guiada (Primavera, QlickView, Excel) os alunos dicarão capazes de utilizar estes sistemas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigação  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Liderança  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.