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Gestão de Marcas 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) sobre o tema da criação e gestão de marcas, esta unidade curricular permitirá que os alunos no final da unidade curricular sejam capazes de:
1. Interpretar a natureza complexa da marca e identificar os seus componentes.
2. Formular uma estratégia de Marca.
3. Aplicar os modelos de Gestão da Marca.
4. Compreender o conceito de valor económico da marca.
5. Reconhecer e projetar a gestão estratégica da marca baseada nas experiências do consumidor, nomeadamente em ambientes digitais

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de Marketing

Método de Ensino

A metodologia de ensino recorre a métodos expositivos e demonstrativos, que permitam a apresentação dos conteúdos. Os métodos activos e participativos serão evidenciados na análise de casos e exemplos. Adicionalmente, durante as sessões de contacto serão realizados seminários com convidados sobre temas e casos relevantes para a UC.
A avaliação é realizada com base em trabalhos práticos individuais e num projecto aplicado em grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao conceito de marca.
2. Como Construir Marcas Fortes.?
3. A Gestão de marcas.
4. O valor económico da Marca
5. Gestão experiencial da marca.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Aaker, D. 2007. Construindo Marcas Fortes. Porto Alegre: Bookman
Kapferer, J-N. 2012. The New Strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking, 5a Edição. London: Kogan Page
Tavares, Victor. 2016. Gestão de Marcas , Escolar Editora
Smith, K. & Hanover, D. (2016) Experiential Marketing: Secrets, Strategies, and Success Stories from the World's Greatest Brands, New Jersey, John Wiley & Sons

Bibliografia Complementar

Chernatony, L. 2010. From Brand Vision to Brand Evaluation – The Strategic Process of Growing and Strengthening Brands.3ª ed., Butterworth-Heinemann, Oxford.
Keller, K.L.; Aperia, T.; Georgson, M. (2011) Strategic Brand Management: A European Perspective, 2a Edição, Essex: Pearson Prentice Hall

Planificação Semanal

Sessões;
1,2-Introdução ao conceito de marca.
3,4-Como Construir Marcas Fortes.?
5,6- A Gestão de marcas.
7,8-O valor económico da Marca
9,10-Gestão experiencial da marca.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos 1 contribuem para atingir o objetivo 1.
Os conteúdos programáticos 2 contribuem para atingir o objetivo 2.
Os conteúdos programáticos 3 contribuem para atingir o objetivo 3.
Os conteúdos programáticos 4 contribuem para atingir o objetivo 4.
Os conteúdos programáticos 5 contribuem para atingir o objetivo 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo e demonstrativo das matérias programáticas contribui para que os objectivos 1, 4 e 5 sejam alcançados. Os métodos activos e participativos estarão mais vocacionados para a prossecução dos objectivos 2, 3 e 5.
O projecto aplicado contribuirá para que os alunos saibam aplicar os modelos teóricos expostos e testados na unidade curricular em simulações próximas da realidade empresarial contribuindo dessa forma para que o objectivo 3 possa ser alcançado.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Comunicação oral e escrita  
Criatividade  
Preocupação com a qualidade  
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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