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Empreendedorismo 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. explicar as semelhanças e as diferenças dos distintos conceitos de empreendedorismo (social, empresarial, cultural, educacional, urbano, rural, ecoturismo e intraempreendedorismo).
2. identificar uma ou mais oportunidades de mercado e fontes de ideias inovadoras.
3. aplicar o modelo de Canvas e "desenhar" um modelo de negócio sustentável através de técnicas inovadoras, eficazes e poderosas.
3. validar a viabilidade da ideia e o respectivo modelo de negócio escolhidos.
4. estruturar e redigir um plano de negócios.
5. preparar e comunicar adequadamente num pitch.
6. defender o plano de negócios junto de potenciais investidores.
7. decidir como financiar o projecto empresarial.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Os objetivos da UC estão inequivocamente orientados para a ação, concretamente para a criação de um negócio que possa posteriormente ser explorado.
Neste contexto, os temas mais relevantes serão explorados pelos alunos, com o apoio dos docentes, e com base numa metodologia que induz o seu estudo e a sua posterior apresentação a todos os alunos com base numa metodologia identificada como “aprendendo fazendo”.
Os docentes terão fundamentalmente um papel de mentores, orientadores, promovendo a criatividade, a autonomia, a focalização no negócio, estimulando sucessivas avaliações do negócio.
Os tópicos da matéria teórica serão abordados em sessões conduzidas pelos docentes, recorrendo sempre para cada matéria, em paralelo, à apresentação de exemplos ilustrativos dos diversos tipos de empreendedorismo. O método de ensino é expositivo, de storytelling e de debate. Serão ainda organizados seminários e debates com convidados externos, ligados a processos de empreendedorismo.

Conteúdos Programáticos

1. A perspectiva do Empreendedorismo
2. Abordagem ao Modelo de Canvas
3. Desenho do modelo de negócios
4. Apresentação de modelo de negócios
5. Desenho e redação de plano de negócios
6. Apresentação e defesa de planos de negócios
7. Preparação de candidaturas de projectos de empreendedorismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Osterwalder, Alexander & Pigneur Yves (2011), “Criar Modelos de Negócio”, Publicações Dom Quixote.
- Sarkar, Soumodip (2014), “Empreendedorismo e Inovação”, 3ª Edição, Escolar Editora.
- Finch, Brian (2013), “Como elaborar um Plano de Negócios”, 2ª Edição, Associação Editorial Nexo Literário.
- Creativity, Inc.: Overcoming the Unseen Forces That Stand in the Way of True Inspiration by Ed Catmull and Amy Wallace (Apr 8, 2014)
- 101 Time Management Tips for Busy Entrepreneurs: Simple Ideas for Taking Control, Getting Things Done, Managing... by Robert Boduch (Jun 13, 2011)

Bibliografia Complementar

- Guillebeau, Chris (2013), “Starup – Comece a sua empresa por 100€”, Self Desenvolvimento pessoal.
- Allen, David (2013), “Fazer Bem as Coisas”, Actual Editora.
- Trias de Bes, Fernando, (2008), “O livro negro do empreendedor”, Gestão Plus.

Planificação Semanal

1ª semana: Apresentação. As diferentes perspectivas do Empreendedorismo: da ideia à oportunidade.
2ª semana: Da oportunidade ao modelo de negócios: abordagem ao modelo de Canvas.
3ª semana: Seminário: Fazer o pitch com sucesso
4ª semana: Desenho do modelo de negócios
5ª semana: Seminário: Redigir um Plano de Negócios
6ª semana: Desenho do modelo de negócios
7ª semana: Pitch para apresentação do modelo de negócios (docentes da UC)
8ª semana: Estrutura do Plano de Negócios
9ª semana: Elaboração do Plano de Negócios
10ª semana: Pitch para apresentação do negócio (docentes convidados)
11ª semana: Elaboração do Plano de negócios
12ª semana: Pitch com investidores
13ª semana: Elaboração da candidatura à NET-UPT (simulação)

Coerência do programa para com os objetivos

A concretização dos objetivos será realizada com base na exploração de um conjunto de abordagens, metodologias e instrumentos estudados e explorados nas sessões “Aprenda Fazendo”, estimulando-se o estudo, investigação e comunicação dos alunos, promovendo-se uma orientação para a concretização do negócio e o desenho do Modelo de Negócio e Plano de Negócio.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica-prática da matéria, através da aplicação da metodologia pelos alunos do “aprender fazendo”, com a orientação e apoio do docente, para além de sucessivos pitchs, participados por professores, empreendedores e investidores convidados, permitirá uma melhoria contínua dos negócios em fase de exploração.
O modelo de intervenção dos docentes estará focalizado na mentorização, no estimulo à assunção do risco empresarial, na promoção da criatividade, na orientação para a exploração das ideias e na sua focalização no negócio e no mercado, promovendo a adoção de metodologias e instrumentos para desenharem o Modelo de Negócio e assegurarem a consistência do Plano de Negócios.
Reconhecendo que a comunicação da ideia e do negócio constitui um fator fundamental para o sucesso, desenvolver-se-ão atividades com esse propósito.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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