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Controlo de Gestão 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A U.C. visa dotar os alunos com os conceitos, métodos e técnicas de controlo de gestão aplicados a todo o tipo de organizações.
- Integra um conjunto de instrumentos de controlo de gestão (financeiros e não financeiros) de apoio ao processo de tomada de decisões, assim como um conjunto de conhecimentos relacionados com os instrumentos de orientação do comportamento e medidas de desempenho.
- Integra ainda o conhecimento do processo previsional do controlo de gestão ao nível de Planeamento, Orçamentação e Controlo Orçamental, bem como a concepção e implementação de uma metodologia de apuramento das causas dos desvios orçamentais.
Com os conhecimentos ministrados pretende-se que no final desta disciplina, o aluno consiga:
Enquadrar o Planeamento e o Controlo no subsistema de Gestão.
Compreender a necessidade de um adequado sistema de Controlo de Gestão. Reconhecer a importância do Controlo de Gestão para o processo de tomada de decisão.

Pré-Requisitos Recomendados

Contabilidade Geral, Contabilidade Analítica e Métodos Quantitativos.

Método de Ensino

Os tópicos da matéria teórica serão abordados em aulas teórico-práticas, recorrendo sempre para cada matéria, em paralelo, à apresentação de exemplos ilustrativos de controlo de gestão.
Apresentação de exercícios e casos de aplicação, relativos a situações reais ou próximas das reais sempre que possível, a resolver pelos alunos, com a orientação e apoio do docente.
- Nas aulas teóricas: Método Expositivo, Storytelling e Debate
- Nas aulas práticas: Exercícios exemplificativos de aplicação, Estudo de Caso e trabalhos individuais tutelados (learn by doing). Serão utilizados os equipamentos informáticos disponíveis e, sempre que possível, software específico.

Conteúdos Programáticos

1- Visão geral do Controlo de Gestão:
2 – Estratégia de Estudo de Caso
3 – Como medir o desempenho numa organização
4 - Medir o desempenho com indicadores financeiros
5 - Medir o desempenho com indicadores não-financeiros
6 - Estudo de caso sobre indicadores financeiros e não financeiros
7 - Medir o desempenho: quais as diversas abordagens
8 - Dashboards I
9 - Dashboards II
10 - Dashboards - Estudo de caso - Discussão
11 - Coordenação de um sistema de painéis
12 - Planeamento do negócio
13 – Analise dos resultados - Estudo de caso - Discussão
14 - Papel chave de Controlo de Gestão
15 - Indicadores de controlo de gestão

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Françoise Giraud, Philippe Zarlowski, Olivier Saulpic, Marie-Anne Lorain, François Fourcade, Jeremy Morales, Fundamentals of Management Control Techniques and Principles, Pearson, 2011.

Pereira Samuel, Controlo de Gestão, Escolar Editora, 2013.

Reis Henrique, Rodrigues Jorge, Controlo de Gestão: A encontro da eficiência, Escolar Editora, 2014 (2ª edição).

Jordan Hugues, Carvalho das Neves João, Azevedo Rodrigues José, O Controlo de Gestão: Ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, Áreas Editora, 2011 (9ª Edição).

Joan M. Amat, Control de Gestión: Una perspectiva de dirección, Ediciones Gestión 2000, 2003.

Kaplan, Robert S. and Norton, David P. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action, Boston: Harvard Business Press, 1996.

Niven, Paul R. Balanced Scorecard Step by Step. New York: Wiley, 2006.

Bibliografia Complementar

Adams, Chris and Kennerley, Mike and Neely, Andrew, The Performance Prism: The Scorecard for Measuring and Managing Business Success, London: Financial Times Prentice Hall, 2002.

Kaplan, Robert S. and Norton, David P. The Strategy Focused Organization: How Balanced Scorecard Companies Thrive in the New Business Environment, Boston: Harvard Business Press, 2000.

Kaplan, Robert S. and Norton, David P. Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Boston: Harvard Business Press, 2006.

Olve , Nils-Göran and Petri, Carl-Johan and Roy , Jan and Roy, Sofie Making Scorecards Actionable: Balancing Strategy and Control, New York: Wiley, 2003.

Smith, Ralph F. Business Process Management and the Balanced Scorecard: Focusing Processes on Strategic Drivers, New York: Wiley, 2006.

Planificação Semanal

semana 1 - Visão geral do Controlo de Gestão:
2. dias – Estratégia de Estudo de Caso
3 dias – Como medir o desempenho numa organização
4 dias - Medir o desempenho com indicadores financeiros
5 dias - Medir o desempenho com indicadores não-financeiros
6 dias - Estudo de caso sobre indicadores financeiros e não financeiros
7 dias - Medir o desempenho: quais as diversas abordagens
8 dias - Dashboards I
9 dias - Dashboards II
10 dias - Dashboards - Estudo de caso - Discussão
11 dias - Coordenação de um sistema de painéis
12 dias - Planeamento do negócio
13 dias – Analise dos resultados - Estudo de caso - Discussão
14 dias - Papel chave de Controlo de Gestão
15 dias - Trabalho final

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos desde os pontos 1 a 15 permitirão aos alunos proporcionar um aprofundamento dos conceitos relacionados com o controlo de gestão, baseado nas princípais práticas seguidas por empresas de referência a nível nacional.
No fim do período lectivo os alunos deverão ter capacidade de “saber-construir”, e ao mesmo tempo, “saber-interpretar” a informação de gestão numa organização, e serem capazes de debater colegialmente - método do caso- os resultados face aos desvios e apresentar sugestões de melhoria face ao resultados alcançados por uma empresa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo, storytelling e debate permitirá aos alunos descrever os métodos e técnicas necessários para a construção de um sistema de controlo de gestão e o seu papel nas organizações.
Os exercícios exemplificativos de aplicação, o estudo de caso e trabalhos individuais tutelados (learn by doing) permitirão aos alunos aplicar um sistema de controlo de gestão na perspectiva de avaliação e melhoria continua da performance das organizações.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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