Como chegar
|
Contactos

Seminário de Investigação 2017/2018

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A UC tem como objetivo geral aprofundar questões epistemológicas e treinar competências metodológicas, em vista da planificação de um projeto de investigação, com rigor técnico e responsabilidade ética.
Em particular, o estudante deverá ser capaz de:
a)definir um problema heurístico a partir de um enquadramento teórico, revendo a literatura científica atualizada sobre o estado da arte do tema ou problema selecionado;
b)demonstrar a pertinência teórico-prática da questão heurística e formular objetivos e hipóteses de investigação;
c)delinear, de forma sustentada, um plano de investigação de tipo experimental, relacional ou descritivo, assim como quantitativo, qualitativo ou misto, de acordo com os objetivos e o contexto particular da investigação;
d)selecionar e aplicar métodos e técnicas de recolha e análise de dados;
e)preparar posters e papers para eventos científicos, assim como relatórios e artigo, segundo as normas da APA;
f)elaborar e debater o pré-projeto de dissertaçã

Pré-Requisitos Recomendados

-

Método de Ensino

O Seminário de Investigação visa aprofundar e treinar as competências adquiridas em Metodologia de Investigação Científica para que os estudantes elaborem o pré-projeto de investigação a desenvolver no 2º ano de Mestrado. Adota-se o modelo de Seminário para potenciar a co-construção e o treino colaborativo de competências, estimulando o trabalho em equipa e a monitorização permanente das aprendizagens. O Seminário envolve atividades individuais e grupais de planificação de um pré-projeto de investigação, segundo as várias etapas, enunciadas nos Objetivos de Aprendizagem. Os estudantes progridem no seu processo de planificação mediante supervisão científica dos docentes e discussão colegial contínua, no interior do grupo-turma.

Conteúdos Programáticos

1. Problemáticas emergentes na pesquisa em Ciências da Educação
2. Formulação de questões, objetivos e hipóteses de investigação em CE
3. Enquadramento teórico das pesquisas e procedimentos de “Revisão da literatura”
4. Questões aprofundadas de Metodologia em CE
4.1. Tipologia de planos de investigação
4.2. Seleção e construção de instrumentos
4.3. Técnicas de análise de dados
4.4. Ética da investigação em CE
5. Comunicação científica em CE: posters, papers e relatórios de investigação
6. Elaboração de Pré-projetos de pesquisa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Porto: Ed ASA.
APA (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Boavida, J., & Amado, J. (2008). Ciências da Educação: Epistemologia, identidade e perspetivas. Coimbra: Imprensa da UC.
Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Cone, J.D., & Foster, S.L. (2006). Dissertations and theses from start to finish. Washington: APA.
Martella, R.C., Nelson, J.R., Morgan, R.L, & Marchand-Martella, N.E. (2013). Understanding and interpreting educational research. NY: Guilford.
Mertens, D. M. (2014). Research and evaluation in education and psychology. Los Angeles: Sage.
Santos, B. S. (Org.) (2003). Conhecimento prudente para uma vida decente: “Um discurso sobre as ciências” revisitado. Porto: Afrontamento.

NB: A bibliografia temática será selecionada de acordo com os tópicos específicos aos projetos de investigação que serão planificado

Bibliografia Complementar

-

Planificação Semanal

-

Coerência do programa para com os objetivos

-

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

-

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.