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Contabilidade Analítica 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

corpo docente

Objetivos

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Expicar e entender os diferentes sistemas de Contabilidade Analítica;
2. Reconhecer a importância da utilização da Contabilidade Analítica na gestão das organizações;
3. Construir, avaliar e utilizar sistemas de Contabilidade Analítica, com especial ênfase nos custos, proveitos e resultados empresariais;
4. Reconhecer as potencialidades e limitações de diferentes modelos de contabilidade analítica.

Pré-Requisitos Recomendados

Contabilidade Geral

Método de Ensino

Método expositivo ativo com Discussão orientada. Exercícios exemplificativos e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos de Contabilidade Analítica
2. Conceitos de Contabilidade Analítica
3.Componentes do custo de produção
4. Apuramento de custos de produção
5. Produção conjunta e em vias de fabrico
6. Centros de gastos
7. Sistemas de custeio

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Caiado, António Campos Pires (2012), Contabilidade Analítica e de Gestão. Áreas Editora, 7ª Edição.

Material fornecido pela docente.

Bibliografia Complementar

Drury, Colin (2000), Management and cost accounting, 5ª edição, Thomson Learning, London.
Nabais, C. e Nabais, F. (2016), Práticas de Contabilidade Analítica e de Gestão. Lidel, 1ª Edição.

Planificação Semanal

Semana 1
1. Fundamentos de Contabilidade Analítica

Semana 2
2. Conceitos de Contabilidade Analítica

Semana 3
3.Componentes do custo de produção

Semana 4
Problemas e Casos de Aplicação

Semana 5
4. Apuramento de custos de produção

Semana 6
4. Apuramento de custos de produção

Semana 7
Problemas e Casos de Aplicação

Semana 8
Avaliação intermédia
5. Produção conjunta e em vias de fabrico

Semana 9
Problemas e Casos de Aplicação

Semana 10
Problemas e Casos de Aplicação

Semana 11
6. Centros de gastos

Semana 12
Problemas e Casos de Aplicação

Semana 13
Problemas e Casos de Aplicação

Semana 14
7. Sistemas de custeio

Semana 15
Problemas e Casos de Aplicação

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos desde os conceitos introdutórios até aos temas mais específicos da Contabilidade Analítica e de acordo com um processo incremental de complexidade. Deste modo, procura-se atingir os objetivos de aprendizagem: entender os diferentes sistemas de contabilidade analítica e reconhecer a importância da utilização da contabilidade analítica na gestão das organizações através dos pontos 1, 2 e 3 dos conteúdos programáticos, o que será ainda reforçado pelos pontos 4 a 7. Os objetivos construir, avaliar e utilizar sistemas de Contabilidade Analítica, com especial ênfase nos gastos, rendimentos e resultados empresariais e Reconhecer as potencialidades e limitações de diferentes modelos de contabilidade analítica serão atingidos através dos pontos 4, 5, 6 e 7 dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia de ensino está preocupada com a exposição teórica e prática dos temas propostos, permitindo aos estudantes a compreensão dos conteúdos programáticos e a prossecução dos objetivos. Os exercícios práticos realizados ao longo do semestre permitem a progressiva aquisição de conhecimentos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
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