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Técnicas Avançadas de Modelação 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

i. Desenvolver modelos conceptuais de sistemas de informação em UML
ii. Justificar a importância e o potencial das metodologias ágeis no desenvolvimento de software
iii. Perceber a importância e o potencial da reutilização na Engenharia de Software
iv. Conhecer as aplicações da reutilização na área das Tecnologias de Informação: Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial; Engenharia de Software
v. Aplicar os conceitos de reutilização no desenvolvimento de famílias de produtos de software
vi. Perceber a importância e o potencial dos padrões enquanto componentes re-utilizáveis na Engenharia de Software
vii. Aplicar os padrões na análise de sistemas de informação: captura e reutilização de padrões, utilizando uma ferramenta de modelação

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de sistemas de informação e de modelação de sistemas de informação.

Método de Ensino

O método expositivo-ativo será utilizado para a leccionação dos conteúdos programáticos, complementado com a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Utiliza-se ainda uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1. A modelação no desenvolvimento de software
1.1. Engenharia de Requisitos
1.2. Modelação de Sistemas em UML
1.3. Metodologias Ágeis no desenvolvimento de software
2. A Reutilização de software
2.1. Aspetos gerais: conceito e motivação da reutilização
2.2. A reutilização na Engenharia de Software
2.3. Famílias de produtos de software
2.4. Ferramentas de modelação de famílias de produtos de software
3. Os padrões de software como componentes reutilizáveis
3.1. Definições, estrutura, tipos de padrões, organização e inter-relacionamento de padrões
3.2. Aplicações de padrões em diferentes domínios de negócio

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

• Alexander C, Ishikawa S, Silverstein M, Jacobson M, Fiksdahl-King I and Angel S (1977) A Pattern Language, Oxford University Press, New York.
• Buschmann F, Henney K and Schmidt D (2007) Past, Present, and Future Trends in Software Patterns, IEEE Software 24(4), 31-37.
• Cal B and O’Neill H (2011) Software Product Lines: a realistic path to software development industrialization?, Actas da 11ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011), Lisboa, 19-21 Outubro.
• Fowler M (1997) Analysis Patterns: Reusable Object Models, Addison-Wesley, Reading, Massachusetts.
• Neto P, Runeson P, Machado I, Almeida E, Meira S, Engstrom E (2011) Testing Software Product Lines, IEEE Software 28(5), September/October, 16-20.
• Rising L (2007) Understanding the Power of Abstraction in Patterns, IEEE Software 24(4), 46-51.
• Sommerville, Ian (2016), Software Engineering (10th Ed.), Pearson Education, England.

Bibliografia Complementar

• Adams J, Koushik S, Vasudeva G, Galambos G (2008) Patterns for e-business -
A Strategy for Reuse, IBM Press.
• Alexander C (1979) The Timeless Way of Building, Oxford University Press, New York.
• Hruby P (2006) Model-Driven Design Using Business Patterns, Springer.
• Jaaksi A (2002) Developing Mobile Browsers in a Product Line, IEEE Software 19(4), 73-80.

Planificação Semanal

NA

Coerência do programa para com os objetivos

Para os objetivos (i) e (ii) contribui o ponto (1) do programa, uma vez que permite que o aluno adquira uma panorâmica das várias fases do desenvolvimento de software, com ênfase na modelação de sistemas, bem como das metodologias atuais de desenvolvimento de software e respetivo potencial. Para os objetivos (iii), (iv) e (v) contribui o ponto (2) do programa, uma vez que permitem que o aluno vá progressivamente interiorizando a importância da reutilização na Engenharia de Software, onde a reutilização tem diversas aplicações importantes, com destaque para as famílas de produtos de software. O ponto (3) do programa satisfaz os objetivos (vi) e (viii), uma vez que o aluno conseguirá reconhecer as características diferenciadoras dos padrões enquanto componentes re-utilizáveis e saberá aplicá-los no contexto da análise de um sistema de informação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas o método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interacção frequente com os alunos, com vista a interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais. A resolução de exercícios práticos suportada por ferramentas de sofrware será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos de reutilização e de padrões em situações reais de desenvolvimento de Sistemas de Informação. O desenvolvimento do projeto prático servirá para os alunos aplicarem os conceitos de captura e reutilização de padrões num contexto de modelação de um sistema num determinado domínio de negócio.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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