Introdução à Economia 2017/2018
- 5 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Contínua
corpo docente
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Descrever os principais conceitos relacionados com a ciência económica e o funcionamento e a necessidade de existência de economias mistas.
Descrever as noções básicas do funcionamento dos mercados em concorrência perfeita, bem como as consequências para os mercados da intervenção estatal.
Descrever o âmbito da Macroeconomia, o sistema actual de medição da actividade económica, e as principais variáveis de referência para o macroeconomista.
Pré-Requisitos Recomendados
Nenhum
Método de Ensino
Método Expositivo
Método Interrogativo
Método da Sala de Aula Invertida
Conteúdos Programáticos
1. Princípios Básicos da Economia
1.1. Fundamentos da Economia
1.2. Eficiência e a Fronteira de Possibilidades de Produção.
1.3. Economias Mistas: O Mercado e o Governo
2. Microeconomia
2.1. Lei da Procura e Curva da Procura
2.2. Lei da Oferta e Curva da Oferta
2.3. Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
2.4. Elasticidades
2.5. Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços
3. Macroeconomia
3.1. Macroeconomia e Medição da Actividade Económica
3.2. Índices de Preços e Inflação
3.3. Ciclos Económicos e Multiplicador Keynesiano
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
Samuelson, Paul e Nordhaus, William. (2009) Economia. Lisboa: McGraw-Hill, 19ª edição.
Bibliografia Complementar
Mankiw, N. Gregory (2014), Introdução à Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana – Cengage Learning.
Planificação Semanal
1.
Apresentação
1.1 Fundamentos da Economia
2.
1.2 Eficiência e a Fronteira de Possibilidades de Produção.
3.
1.2 Eficiência e a Fronteira de Possibilidade de Produção (Continuação)
4.
1.3 Economias Mistas: O Mercado e o Governo
5.
2.1 Lei da Procura e Curva da Procura
2.2 Lei da Oferta e Curva da Oferta
6.
2.3 Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
7.
2.4 Elasticidades
8.
2.5 Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços.
9.
Revisão de Conteúdos para o Primeiro Teste da Avaliação Contínua.
Primeiro Teste da Avaliação Contínua
10.
3.1 Macroeconomia e Medição da Actividade Económica
11.
3.2 Índices de Preços e Inflação
12.
3.2 Índices de Preços e Inflação (Continuação)
13.
3.3 Ciclos Económicos e Multiplicador Keynesiano
14.
3.3 Ciclos Económicos e Multiplicador Keynesiano
15.
Revisão de conteúdos para o segundo teste da avaliação Contínua
Segundo teste da avaliação contínua.
Coerência do programa para com os objetivos
Os conteúdos programáticos foram preparados para dar resposta aos objetivos identificados para a unidade curricular. O primeiro objetivo é atingido através dos conteúdos presentes no capítulo 1. De igual forma, o segundo objectivo da unidade curricular é explicado através dos conteúdos presentes no capítulo 2. À prossecução do terceiro objectivo é satisfeita através dos conteúdos programáticos presentes no capítulo 3.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
Com o método expositivo pretende-se dar uma primeira explicação dos conteúdos da unidade curricular. Dada a grande aplicabilidade da matéria a exercícios mais práticos e a relação existente entre os conteúdos e o “mundo real”, com a metodologia interrogativa o docente procura perceber se os alunos atingiram os objectivos propostos à medida que a exposição dos conteúdos é feita. Com a metodologia da Sala de Aula Invertida, o professor colocará os alunos no final de cada capítulo, através da plataforma kahoot, a responder em conjunto questões de escolha múltipla, colocando os alunos com respostas correctas a explicar as suas escolhas ao resto da turma.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | Sim |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade crítica e de avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de decisão | Sim | Sim |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Comunicação oral e escrita | Sim | Sim |
Preocupação com a eficácia | Sim | Sim |
Preocupação com a qualidade | Sim | Sim |
Resolução de problemas | Sim | Sim |