Como chegar
|
Contactos

Estatística 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de:
i. Analisar e interpretar um conjunto de dados (univariados e bivariados) a partir das noções de Estatística Descritiva/Análise de Dados (com recurso ao uso do software estatístico SPSS).
ii. Conhecer as técnicas de contagem e aplicar o cálculo combinatório na resolução de problemas de probabilidades.
iii. Interpretar, analisar e aplicar a Teoria das Probabilidades a diferentes problemas práticos.
iv. Definir, classificar e utilizar variáveis aleatórias.
v. Conhecer, identificar e aplicar distribuições teóricas.

O estudante deve ser capaz de realizar inferências estatísticas no âmbito das unidades curriculares que a sucedem (Métodos Quantitativos e Econometria), construídas a partir das noções básicas de Estatística Descritiva e de Teoria da Probabilidade.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de Matemática e Estatística Descritiva.

Método de Ensino

Exposição e debate a partir de casos práticos.
Utiliza-se o método expositivo para a lecionação dos conteúdos programáticos complementado com a apresentação de exemplos de aplicação prática (com a utilização quando adequado do software SPSS).

Conteúdos Programáticos

1)Estatística Descritiva
1.1 Conceitos fundamentais(revisão): dados, população/amostra e variáveis.
1.2 Distribuições univariadas (revisão): distribuições de frequências, representações gráficas, medidas descritivas (localização, dispersão).
1.3 Distribuições bivariadas: correlação.
1.4 Aplicações práticas com recurso ao SPSS.
2)Teoria da Probabilidade
2.1 Breves revisões de Cálculo Combinatório.
2.2 Introdução: experiências aleatórias; espaço de resultados e acontecimentos.
2.3 Conceitos de Probabilidade. Probabilidade Condicionada. Teoremas da Probabilidade Composta, Total e de Bayes. Independência.
3)Variável Aleatória
3.1 Variável aleatória unidimensional: definição e classificação das variáveis.
3.2 Função de distribuição (propriedades).
3.3 Função probabilidade de uma variável aleatória discreta. Função densidade de probabilidade de uma variável aleatória contínua.
3.4 Valor esperado. Variância, desvio padrão e coeficiente de variação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Murteira, B., Ribeiro, C., Andrade e Silva, J., Pimenta, C. Pimenta, F. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Escolar Editora.

Afonso, A. e Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e soluções em SPSS. Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

Figueiredo,F., Figueiredo, A., Ramos, A. e Teles,P. (2007) Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora.

Guimarães, R. C. e Sarsfield Cabral, J. A.(2010) Estatística, Editora: Verlag Dashofer (Portugal).

Paulino, C. D. e Branco, J. (2006) Exercícios de Probabilidade e Estatística, Escolar Editora.

Pedrosa, A. e Gama, S. (2007) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto Editora.

Newbold, P., Carlson, W. and Thorne, B. (2013). Statistics for Business and Economics. Pearson.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação dos conteúdos programáticos, das fontes de informação e dos métodos de avaliação da UC. Principais conceitos de Estatística Descritiva (revisão).
Semana 2: Distribuições de frequências e representações gráficas (variáveis discretas e contínuas).
Semana 3: Medidas descritivas de localização e dispersão.
Semana 4: Correlação: coeficiente de correlação de Pearson; coeficiente de determinação.
Semana 5: Aplicações práticas de Estatística Descritiva com recurso ao software SPSS.
Semana 6: Revisões de Cálculo Combinatório.
Semana 7: Teoria da Probabilidade: experiências aleatórias; espaço de resultados; acontecimentos. Álgebra de acontecimentos.
Semana 8: Teoria da Probabilidade: propriedades das operações com acontecimentos. Definição Frequencista, Clássica e Axiomática de Probabilidade (teoremas fundamentais).
Semana 9: Probabilidade Condicionada. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes.
Semana 10: Teoria da Probabilidade (cont.)
Semana 11: Variáveis aleatórias - definição e classificação das variáveis.
Semana 12: Função de Distribuição. Aplicações práticas.
Semana 13: Função probabilidade. Função densidade de probabilidade. Aplicações práticas.
Semana 14: Valor médio. Variância e desvio padrão.Aplicações práticas das medidas estudadas.
Semana 15: Aplicações práticas.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos seleccionados, pretendem cumprir de modo consistente os objectivos da aprendizagem.
Para o objetivo i) da U.C. contribui o ponto 1) do programa. Este ponto permite ao aluno recordar os conceitos básicos de Estatística Descritiva para analisar, reduzir e interpretar dados.
Para o objetivo ii) da U.C. contribui o ponto 2.1) do programa. Este permite ao aluno rever sucintamente os conceitos básicos de Cálculo Combinatório para posterior aplicação na resolução de problemas de probabilidades. A aprendizagem dos conceitos de Teoria da Probabilidade, pontos 2.2) e 2.3) do programa, permitem aos alunos obter um conhecimento sólido nesta área (objectivo iii). Relativamente aos objetivos iv) e v) contribuem diretamente os pontos 3) e 4) do programa.
Além disso, os conteúdos desta U.C. permitem ao aluno criar competências práticas através da realização de vários exercícios práticos, para realizarem inferências estatísticas no âmbito das U.C. que a sucedem.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os métodos expositivo e participativo são utilizados para atingir os objectivos (i) a (v). Estes são alcançados através da combinação da exposição teórica, análise crítica e discussão de alguns exemplos e exercícios práticos, de modo participativo, isto é, elaborados e discutidos por todos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.