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Organização de Empresas 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Ser capaz de identificar cada uma das fases do Ciclo da Gestão, que servirão como pilar para o enquadramento dos conhecimentos a adquirir nas disciplinas da área de Gestão de
Empresas.
Desenvolver e apresentar uma análise crítica de problemas de Gestão reais no âmbito do Planeamento, Organização, Direção e Controlo, e de propor estratégias adequadas.
Desenvolver uma visão integrada da organização e das relações e fluxos de informação existentes entre diferentes áreas da Gestão.
Capacidade de trabalho de grupo, comunicação oral e análise crítica.

Pré-Requisitos Recomendados

N.a.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Resolução guiada de problemas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. ORGANIZAÇÃO, EMPRESA E O PAPEL DO GESTOR
1.1. Conceito de Gestão
1.2. Ciclo da Gestão
1.3. Níveis da Gestão
1.4. As tarefas e aptidões do gestor
1.5. Evolução da Gestão
2. A EMPRESA E O SEU AMBIENTE
2.1. A empresa como organização social
2.2. A empresa como sistema aberto
2.3. Objetivos e recursos
3. PLANEAMENTO
3.1. Função Planeamento
3.2. Missão, visão e valores
3.3 Definição de objetivos, tipos de objetivos.Gestão por Objetivos
3.4. Introdução ao Processo de Tomada de Decisões
4. ORGANIZAÇÃO
4.1. Funções, departamentalização e diferenciação
4.2. Responsabilidade, autoridade e delegação
4.3. Princípios de organização
4.4. Estruturas organizacionais
4.5. Organização informal
4.6. Autoridade, influência e poder
4.7. Principais tendências na estruturação das empresas
5. DIREÇÃO
5.1. Teorias da Natureza Humana
5.2. Teorias da Motivação
5.3. Liderança nas Organizações
5.4. Comunicação internal
5.5. Cultura Organizacional
6. CONTROLO
6.1. Definição
6.2. Pa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Teixeira, Sebastião (2013), “Gestão das Organizações”, Escolar Editora

Bibliografia Complementar

Brazinha, Manuel F. (2010), “Gestão das Organizações”, Escolar Editora
Carvalho, Luísa Cagica, Bernardo, Maria do Rosário Matos
Sousa, Ivo Dias de, Negas, Mário Carrilho (2016), “Gestão das Organizações – Uma abordagem integrada e prospectiva”, 2ª edição, Ed. Sílabo, ISBN: 978-972-618-814-8
Ferreira, Santos, Reis e Marques (2010), Gestão Empresarial, Lidel
Linstead, S.; Fulop, L.; Liley, S. (2009), “ Management and Organization: a critical text”, Palgrave
Varela, Miguel e Dias, Álvaro Lopes (2015), Introdução à Gestão - Gestão Empresarial, Escolar Editora

Planificação Semanal

1 Apresentação: objetivos, programa, regime de avaliação e bibliografia. Definição dos grupos de trabalho.
2 Introdução. O conceito de Gestão. O Ciclo da Gestão.
3 Níveis de Gestão. Tarefas e aptidões do gestor. Evolução da Gestão.
4 A Empresa e o seu ambiente.
5 Função Planeamento.
6 Função Planeamento.
7 Função Planeamento.
8 Função Organização.
9 Função Organização.
10 Função Direção.
11 Função Direção.
12 Função Direção.
13 Função Controlo.
14 Apresentação de trabalhos.
15 Apresentação de trabalhos e Avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que pretende enquadrar a importância da Gestão, apresentando esta unidade curricular como sendo
introdutória a esta área do conhecimento.
Cada um dos capítulos desenvolvidos ao longo das aulas está estruturado de forma a permitir a sua compreensão individual e o relacionamento entre si, formando um
verdadeiro ciclo da Gestão.
Os conteúdos programáticos permitem ao aluno desenvolver uma visão integrada da organização e das relações e fluxos de informação existentes entre diferentes áreas da
Gestão. Permitem ainda a identificação de problemas de Gestão e a formulação de estratégias adequadas à realidade empresarial.
Assim, o conteúdo 1 do programa vai ao encontro do 3º objetivo; os conteúdos 3 a 6 correspondem ao 2º objetivo; o 3º objetivo é atingido por via do conteúdo 2.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo e a aplicação de métodos ativos e demostrativos permitem aos alunos a familiarização com os conceitos e a aplicação a situações reais nomeadamente
desenvolver e apresentar uma análise crítica de problemas de gestão reais e ter uma visão integrada da organização e das relações e fluxos de informação existentes entre
diferentes áreas da Gestão.
A aplicação de métodos demonstrativos e ativos contribui para a capacidade de análise de casos reais e para o desenvolvimento das capacidades de comunicação oral e análise crítica.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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