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Estatística e Análise de Dados 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal fornecer conhecimentos no âmbito da Estatística Descritiva, Análise de Dados e Teoria das Probabilidades, que permita analisar e interpretar um conjunto de dados com e sem recurso à utilização do software estatístico SPSS. Pretende-se que os alunos possam adquirir as competências necessárias à utilização de alguns métodos estatísticos nomeadamente que sejam capazes de:
i) Distinguir entre população/amostra, variável quantitativa/qualitativa, variável discreta/contínua e construir questionários
ii) Construir e interpretar tabelas de frequências
iii) Construir e interpretar representações gráficas
iv)Calcular e interpretar medidas descritivas
v) Construir tabelas de contingência e interpretar
vi)Calcular e interpretar medidas de associação entre variáveis qualitativas/ quantitativas
vii) Utilizar o software estatístico IBM SPSS Statistics
viii) Interpretar, analisar e aplicar a Teoria das Probabilidades a diferentes problemas p

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos de matemática

Método de Ensino

Sessões de contacto teórico-práticas nas quais predominam as componentes expositiva e demonstrativa complementada com exemplos e exercícios de aplicação, procurando desta forma estimular o debate e a compreensão e participação dos discentes na sistemática aplicação dos conhecimentos adquiridos aos exercícios práticos propostos;
Pretende-se explorar, como recurso didático, a utilização do software estatístico SPSS, permitindo assim, um contacto base com esta ferramenta na resolução de exercícios práticos sobre as matérias em curso e na área da construção e análise de bases de dados digitais;

Conteúdos Programáticos

1 Conceitos fundamentais
1.1 Estatística Descritiva/Inferência Estatística
1.2 População/amostra; variáveis qualitativas/quantitativas, discretas/contínuas
1.3 Valores omissos e outliers
2 Inquéritos e sondagens
2.1 Sondagens e estudos de mercado
2.2 Questionários, tipos de questões e escalas de medida
3 Distribuições de frequências e representações gráficas
3.1 Tabela de frequências
3.2 Representações gráficas
4 Medidas Descritivas
4.1 Localização: moda, mediana e média.
4.2 Ordem: quantis
4.3 Dispersão: amplitude, variância/desvio padrão, coeficiente de variação.
5 Associação entre variáveis qualitativas
5.1 Tabelas de contingência e medidas de associação
6. Associação entre variáveis quantitativas
6.1 Diagrama de dispersão.
6.2 Coeficiente de correlação linear
6.3 Regressão linear
7. Teoria Probabilidade
7.1 Introdução: experiências aleatórias, espaço de resultados, acontecimentos
7.2 Conceitos de Probabilidade. Probabilidade condicionada. Teorema de Baye

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Murteira, B., Ribeiro, C. Silva, J., Andrade e Silva, J., Pimenta, C. e Pimenta, F. (2015). Introdução à estatística (3ª Edição). Escolar Editora.

Newbold, P., Carlson, W. and Thorne, B. (2013). Statistics for Business and Economics. Pearson.

Pereira, A. , Patrício, T.(2013). SPSS – Guia Prático de Utilização: Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia (8ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Complementar

Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª edição). ReportNumber

Afonso, A. e Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e soluções em SPSS. Escolar Editora.

Pestana, M. e Gageiro, J., A. (2014). SPSS – Análise de Dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS (6ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Vicente, P. Reis, E. e Ferrão, F. (2001). Sondagens: a amostragem como fator decisivo de qualidade (2ª Ed.). Edições Sílabo.


Hill, M. e Hill, A. (2008). Investigação por questionário. Edições Sílabo.

Planificação Semanal

Semana 1- Apresentação da UC; conceitos fundamentais
Semana 2- Inquéritos estatísticos e sondagens: construção de questionários, métodos de recolha de informação; tipos de questões e escalas de medida
Semana 3- Distribuições de frequências e representações gráficas (variáveis discretas e contínuas)
Semana 4- Medidas de localização; medidas de ordem
Semana 5- Caixas de bigodes; medidas de dispersão
Semana 6- Associação entre variáveis quantitativas: diagrama de dispersão, correlação e coeficiente de correlação linear
Semana 7- Associação entre variáveis quantitativas (continuação): regressão linear simples
Semana 8- Realização do 1º teste. Introdução ao software SPSS
Semana 9- Aulas com o software SPSS: Menus, botões, janelas e operações básicas; construção e interpretação de tabelas de frequência
Semana 10- Aulas com o software SPSS: obtenção e interpretação de medidas descritivas; obtenção de representações gráficas ; outliers e valores omissos
Semana 11 - Aulas com o software SPSS: associação entre variáveis quantitativas
Semana 12 - Associação entre variáveis qualitativas: tabelas de contingência e medidas de associação
Semana 13 - Aulas com o software SPSS: associação entre variáveis qualitativas
Semana 14 - Teoria Probabilidade: experiências aleatórias, espaço de resultados, acontecimentos e conceitos de Probabilidade.
Semana 15 - Probabilidade Condicionada. Teorema de Bayes. Independência.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos lecionados nesta unidade curricular permitem que os alunos adquiram formação em probabilidades e estatística. As ferramentas estatísticas e probabilísticas abordadas nesta unidade curricular são fundamentais para que os alunos sejam capazes de fazer uma correta análise e interpretação de dados, proporcionando-lhes tomadas de decisão mais adequadas.
O objectivo i) é alcançado com os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos. Os objetivos ii), iii) e iv) são alcançados com os pontos 3 e 4. Relativamente aos objectivos v) e vi) eles são alcançados com os pontos 5 e 6 dos conteúdos programáticos. O objectivo viii) é alcançado com o ponto 7. Para terminar, o objectivo vii) é alcançado com a utilização do software SPSS a par da lecionação dos pontos 3, 4, 5 e 6 dos conteúdos programáticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre as aulas teórico-práticas, a participação dos alunos em trabalhos de grupo, a apresentação de exemplos e a resolução de exercícios práticos (algebricamente e computacionalmente) sobre as matérias tratadas, permite aos alunos familiarizarem-se com os métodos estatísticos/probabilísticos e com os problemas reais com que em breve se poderão deparar. A utilização de um software estatístico nas aulas, nomeadamente o SPSS, permite que os alunos desenvolvam competências na área da construção e análise de bases de dados digitais. O sistema de avaliação adotado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e ao valorizar a investigação e a pesquisa em trabalho de grupo, incrementa a capacidade de análise e de argumentação dos alunos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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