Como chegar
|
Contactos

Projeto 2017/2018

Objetivos

Descrever a importância da gestão de projetos na estratégia de mudança das organizações
Enunciar e descrever os processos de gestão de projetos
Aplicar os processos de gestão de projetos à área de projetos de SI/TI
Aplicar as técnicas associadas à gestão de projetos
Aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos para resolver um determinado problema (razão do projeto)
Demonstrar criatividade, Capacidade critica e comunicação oral

Pré-Requisitos Recomendados

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Método de Ensino

Aulas expositivas, resolução de exercícios e projeto com orientação tutorial.

Conteúdos Programáticos

1. Gestão de Projetos
Definição de projeto e características
Natureza dos projetos de mudança
Triângulo dos critérios de sucesso
Fatores críticos de sucesso dos projetos de SI/TI
Impacto dos projetos nas organizações e principais atores intervenientes
Áreas de conhecimento da Gestão de Projetos
2. Modelo da Gestão de Projetos
Principais processos
Processo de início de projeto
Planeamento detalhado
Execução e Controlo
Processo de conclusão do projeto
3. Gestão do Risco
Identificação dos riscos
Avaliação dos riscos
Planeamento dos riscos
4. Gestão da Qualidade
Custos da qualidade
Critérios da qualidade
Métricas
Gestão de Configurações
5. Gestão das Comunicações do Projeto

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Project Management Institute. PMBOK Guide (versão em português), Project Management Institute, 2008
Miguel, António. Gestão de Projectos de Software, FCA, 4ª edição, 2010
Miguel, António. Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software, FCA, 4ª edição, 2009

Bibliografia Complementar

Hughes, Bob and Cotterell, Mike. Software Project Management, MacGraw-HillInternational, 4ª edição, 2006

Planificação Semanal

Aula nº 1: Apresentação
Aula nº 2: Organização da unidade curricular de Projeto. Objetivos a atingir e respetiva calendarização.
Aula nº 3:Gestão de Projetos Definição de projeto e características Natureza dos projetos de mudança Triângulo
dos critérios de sucesso Fatores críticos de sucesso dos projetos de SI/TI
Aula nº 4:Impacto dos projetos nas organizações. Principais atores intervenientes. Breve descrição das várias
áreas de conhecimento que envolve a Gestão de Projetos.
Aula nº 5:Aspetos chave das organizações que podem influenciar os projetos. As diferentes estruturas
organizacionais. As várias abordagens metodológicas na conceção e desenvolvimento de sistemas de
informação.
Aula nº 6:Modelo de Gestão de Projetos. Principais processos. Processo de início de projeto. O Planeamento:
processos essenciais e processos de suporte.
Aula nº 7:O planeamento detalhado e suas principais atividades. Definição e sequência de atividades. Noção de
PBS e WBS. Estimativa de duração de atividades. Métodos mais comuns para estimar tempos.
Aula nº 8:Técnicas de planeamento. Nivelamento de recursos Exercícios práticos.
Aula nº 9:Continuação dos exercícios práticos. O desenvolvimento de um plano de projeto. A estrutura detalhada
do documento.
Aula nº 10:A conclusão do plano de projeto. Exemplos. Processo de execução do Plano. Processo de controlo do
projeto. Essencias e de suporte.Controlo de alterações. Controlo do prazo e custo.
Aula nº 11:Controlo do prazo e custo. A Gestão do Valor Ganho. Principais indicadores de performance. Controlo
de qualidade.
Aula nº 12:Controlo de qualidade. Testes e tipo de testes. Processo de conclusão do projeto. O relatório de
encerramento do projeto. A formação no projeto. O processo de conversão e respetivo plano e métodos.
Manutenção e tipos.
Aula nº 13:Gestão do risco. Identificação e avaliação do risco. Planeamento do risco. Gestão da qualidade. Custos
da qualidade e métricas. Gestão das Configurações. Gestão das Comunicações do projeto.
Aula nº 14:Exercícios prático sobre Gestão do Valor Ganho

Coerência do programa para com os objetivos

O conteúdo programático inicial, Gestão de Projetos, vai permitir que os estudantes fiquem capazes de conhecer a importância da gestão de projetos na estratégia de
mudança das organizações
Os pontos seguintes (2 a 5) dos conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes consigam enumerar e descrever os processos de gestão de projetos e usar as
técnicas associadas à gestão de projetos
Finalmente o projeto, realizado em contexto de trabalho, permitirá por um lado que os estudantes usem as técnicas de gestão de projetos, apliquem os processos de gestão
de projetos à área de projetos de SI/TI, por outro que resolvam um determinado problema (razão do projeto) aplicando, de forma integrada e criativa os conhecimentos
adquiridos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas permitirão que os estudantes reconheçam a importância da gestão de projetos na estratégia de mudança das organizações e enumerem e descrevam
os processos de gestão de projetos.
A resolução de exercícios complementada com o projeto permitirá que os estudantes usem as técnicas associadas à gestão de projetos.
Finalmente o projeto permitirá que os estudantes usem as técnicas de gestão de projetos, apliquem os processos de gestão de projetos à área de projetos de SI/TI,
utilizando de forma integrada e criativa os conhecimentos adquiridos. A apresentação do projeto contribuirá para o desenvolvimento da capacidade de comunicação oral.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.